blog de decoração - Arquitrecos: Fevereiro 2015 .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Camas (e diversão) para pets + Pesquisa de Mercado Arquitrecos

Para quem tem animais de estimação em casa uma preocupação é criar ambientes e local adequado para o seu descanso, preferencialmente algo bem confortável para que eles fiquem longe dos móveis da casa... Eu já tinha esta preocupação e agora que adotei mais um gatinho (Agora o Gandalf tem um companheiro de aventura: o Frodo!!) estou curiosa para encontrar uma maneira de deixar a dupla quietinha em uma caminha confortável durante a noite.

Reuni várias opções garimpadas na internet e com certeza as alternativas usando materiais recicláveis como os caixotes com almofada são opções baratas e que eu gosto muito, acho original (e fofo)!

Imagem: Assim eu Gosto


02_Dactilo_pet_caixote
Imagem: Dactylo


E o que dizer desta belezinha feita com uma gaveta reciclada que tem até passo a passo? E o detalhe da sombrinha para a área externa? Babei! Se eu encontrar uma gaveta com tamanho suficiente para os dois esta é uma opção que eu adoraria fazer! Link - blog DIY show off

dresser drawer dog bed


Imagem: DIY Show Off


Uma versão menos colorida e igualmente charmosa.
Imagem: Liz Marie Blog


Esta caminha para pets em vime é uma graça.

Imagem: Wallpaper 404


Uma segunda preocupação, principalmente para quem tem gatinhos em casa, é que eles adoram se pendurar, subir prateleiras e explorar as alturas. Algumas pessoas fazem projetos especialmente voltados para atender esta necessidade de seus pets, instalando escadas ou prateleiras altas para que os gatos possam aproveitar todo o território do jeitinho que eles gostam. Se for possível adequar esta necessidade à decoração, as opções podem criar resultados interessantes.


Imagem: Architekt


Imagem: Referans Design Blog


Imagem: Akemi Takama


No território do design voltado a esta necessidade as possibilidades são diversas, mas no Brasil as alternativas ainda não são tão variadas e sofisticadas. Pelo menos que eu tenha encontrado para a nossa Pesquisa de Mercado.

Imagem: Goods Home Design


Imagem: UOL Mulher


Nesta imagem o destaque para o cestinho de vime que foi adaptado como uma caminha para pet.

Imagem: Casa Studio


Que tal esta redinha instalada sob a mesa lateral? Fácil de fazer e sucesso garantido!

Imagem: Brit


Esta cama-brinquedo é muito fácil de executar e o material necessário é apenas tubos de PVC com diâmetro de pelo menos 200mm, carpete e cola. Simples e com design bonito.

Imagem: Lendo Mais


E o reaproveitamento de malas antigas? Basta instalar pés de madeira e pronto!

Cama para cachorro feita de mala.
Imagem: Chameleon-Interiors


,6-vintage-suitcase-cat-bed
Imagem: Mel Pomene


Mais caixotes!

INSPIRATION | DIY CAT CRATE BED :: A cute idea for bed that doesn't look that hard to make. ( Unfortunately you have to subscribe to this dang French Marie Claire to see the instructions & pattern. arg. But this page: http://homemadecity.com/tag/diy-cat-bed/ said they just jigsawed the semi circle out of a wine crate. Not too had.)
Imagem: Pinterest


E para quem não quer investir em prateleiras ou algo do gênero, que tal deixar uma escada aberta para a brincadeira (e o descanso) dos gatinhos? Eles adoram!!


Imagem: Referans Design Blog


Um cuidado especial é o aproveitamento de móveis para acomodar pets. Algumas pequenas adaptações como a inclusão de almofadas possibilitam que o móvel se torne um armário exclusivo para acessórios e alimentação do animal. Uma grande contribuição para a organização.


Organize your furry family members with our easy tricks here: http://www.bhg.com/blogs/better-homes-and-gardens-style-blog/2014/07/17/organize-this-pet-supplies/?socsrc=bhgpin080614petsupplies
Imagem: BHG


10_Dactilo_pet_aparador
Imagem: Dactylo


Mesmo móveis embutidos têm potencial perfeito para o uso, bastando em alguns casos remover prateleiras internas ou portas.

dog crate bottom cabinet bookshelf
Imagem: Home Stories Atoz


Que gracinha poder ter o bichinho por perto em seu cantinho especial!

Criado mudo como cama para cachorro.
Imagem: Dactylo


Esta eu achei genial! Um nicho simples, bastando acrescentar duas almofadas e ainda aproveitando a lateral fixando corda de sisal, transformando em um arranhador. Funciona para dois gatinhos de uma vez!! Agora fiquei tentada a usar esta opção...

Imagem: Buzz Fead


Imagem: addicted 2 decorating


Uma ideia fofa para que o gato possa explorar as paredes: Fixar um cesto de vime , podendo funcionar como uma caminha suspensa.

Imagem: Decora 24h


E por que não adaptar uma caixa de papelão como casinha temporária?
É um de seus brinquedos preferidos.

Imagem: La Vida Lucida


Monitores antigos podem ser repaginados para funcionar como caminha. Demanda um pouco mais de trabalho, mas o resultado parece de história em quadrinhos! E mais gatos na mala... nunca é demais.

Imagem: Pets Today


Imagem: BHG


Imagem: BHG


Este móvel foi adaptado para abrigar a caixa de areia do gato dentro do banheiro. Eu não sabia, mas descobri que os gatinhos preferem que a caixa de areia esteja assim, escondida, para sua privacidade.

Móvel ou cama para o pet?
Imagem: Pinterest


Caminha reciclando pneu:

DIY recicla un neúmatico fantastic! too many old tires around anyway and I gots lots of needy animal friends! think of giving some to shelters!!!!
Imagem: Feedly


Um nicho adaptado:

Thrifty: 'Using left over siding from our house, and a and a plastic bin my 11 year old son and I built this structure for $20.00,' says the architect behind this Abramson Teiger creation
Imagem: Daily Mail


Uma torre de caixotes...

Bed Wine-Crate Cat Condo, with Cat Scratcher.
Imagem: Dog-Milk


E mais um móvel com as portas inferiores adaptadas para os pets: Observem que nem foi necessário remover as portas, apenas foram retirados os fechamentos centrais.

Imagem: Pinterest



E para as mãos habilidosas, casinhas super modernas e estilosas:

Modern Pet Bed and Plywood Dog House from mPup in beds furniture
Imagem: Dog-milk


Imagem: The Cottage Market


E claro, tinha que apresentar os pets da família que inspiraram tudo isso!!

Estes são os meus: Gandalf e Frodo... My precious!!

    

Este é do meu amigo Diógenes: O Pitter, que não gosta de muita conversa mole...


  
E este é o cãozinho mais figura que existe, filhote de meus amigos Fran e Marcelo: O Timão! (acreditem, é por causa do Corinthians mesmo... rssss. Dá para ver pela marra né?



E como não resisto e tinha que achar camas fofas prontas para comprar no Brasil...


PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Camas para pets
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)







Cama MDF - My Pet Designer











Pet House Natural - Divas - R$ 549,90


Grande abraço a todos!!!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Design Sustentável - Reaproveitamento do velho jeans

Assunto recorrente especialmente nos últimos anos, a conscientização com os problemas ambientais tem levado a novos comportamentos sociais voltados para uma nova ética: a sustentabilidade. Diversos projetos têm sido desenvolvidos nos mais variados campos com o objetivo de reduzir o impacto ambiental na cadeia produtiva e da mesma forma, na vida útil dos produtos de uma forma geral.

Um campo em que vejo esta preocupação tem sido os fabricantes de jeans (e demais produtos da indústria textil), que causam impacto elevado na natureza como a geração de resíduos químicos e sólidos depositados no meio ambiente. No caso específico do jeans, as preocupações com o consumo de água na fabricação do jeans tradicional é uma das principais preocupações de um dos fabricantes mais importante do gênero: A Levi's, que tem pregado ultimamente em diversos artigos sobre o desnecessário excesso de lavagens da calça jeans pelo consumidor em geral.

Longe das polêmicas sobre a freqüência de lavagens adequadas ao produto, percebo o desenvolvimento do design voltado para o reuso do jeans como uma efetiva prática de de sustentabilidade. A decoração certamente não fica fora desta premissa, considerando entre outras questões a durabilidade do material e a sua transformação ao longo do tempo, sendo portanto já bastante explorado por designers e artesãos como poderão verificar nas imagens abaixo. 


Imagem: Chicago Tribune

Na tabela abaixo o demonstrativo de gasto com água nas diversas etapas do ciclo de vida de uma calça jeans publicado pela Levi's. Importante destacar que o uso pelo consumidor (especialmente as lavagens) consomem quase a mesma quantidade de água gasta durante a produção do tecido. 

Foto
Imagem: Levi's


As alternativas de capas e revestimento de móveis em patchwork são muito utilizadas, pois garantem o aproveitamento de todo o material da calça jeans com o benefício extra que nenhuma peça fica igual à outra, pois são derivadas de diversas peças com acabamento e estágios de lavagem diferentes.

Imagem: Chiqueter

Imagem: Diário do Nordeste



 Abaixo uma poltrona inteiramente produzida com materiais recicláveis: Do jeans das almofadas de assento à base em pallet de madeira. Design fenomenal na minha opinião.

Imagem: Recyclart


O mais interessante quando a criatividade é explorada no design é que todo o material pode ser reaproveitado, desde os trapos como nesta poltrona abaixo...

Imagem: Kids Space Stuff


Até pequenos retalhos, que em conjunto com a estrutura em linhas retas garante um design moderno, colorido e com textura cheia de personalidade ao móvel.

Imagem: Etsy


Nesta rede podem observar que as calças jeans foram aproveitadas por inteiro, simplesmente emendadas umas às outras. Simples e com um colorido interessante.

Imagem: Decor4all


Tiras de jeans e cintos de couro: Um assento espetacular para a velha cadeira! 

Imagem: The Queenofre


Imagem: The Queenofre


Os retalhos em patchwork são muito usados para dar forma aos mais variados modelos de pufes.


Imagem: Michele Made Me


Imagem: Etsy


Imagem: Ferm-Living


Imagem: Dotandbo



Imagem: Etsy


Pequenos objetos de decoração como almofadas e jogos americanos têm durabilidade garantida pela qualidade deste material.

los-nuevos-diseños-de-cojines-en-tela vaquera
Imagem: Decoratrix


reciclar vaqueros en manteles individuales
Imagem: Decoratrix


Imagem: Home and Cottage 
Imagem: Pinterest


Um passo a passo interessante para aproveitar tiras de jeans e tecidos: simples tranças fixadas em espiral, formando um tapete leve e que pode facilmente ser lavado na máquina.


Imagem: Little House Living

Imagem: Little House Living

Imagem: Little House Living

Imagem: Little House Living


Partindo desta ideia de consumo sustentável e explorando novas possibilidades, em breve será lançada aqui no blog uma nova marca voltada à sustentabilidade no design de moda e decoração, em parceria com minha irmã Iara Maciel, que muitos que acompanham o Arquitrecos já conhece. Os produtos serão feitos a mão e vendidos para todo o Brasil. Em breve daremos mais detalhes!!

Grande abraço a todos e dedos cruzados por esta nova empreitada!!!