blog de decoração - Arquitrecos: Vidro Temperado x Vidro Laminado: Como escolher? .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Vidro Temperado x Vidro Laminado: Como escolher?

Em tempos de economia de energia, especialmente no que se refere ao aproveitamento da luz natural nos projetos de decoração, o vidro de segurança tem ampliado as suas possibilidades para bem além do seu uso convencional que se restringia a boxes de banheiros ou portas divisórias. Muito importante antes de fazer uma reforma ou adquirir um imóvel, saber se os vidros especificados são adequados ao respectivo uso. As normas técnicas que indicam o uso de cada tipo de vidro é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), através da NBR 7199, mas neste post vamos ter um resumo das indicações para os vidros de segurança dos tipos: vidro temperado e vidro laminado.



A evolução tecnológica do material possibilitou novos usos a este material, especialmente no que diz respeito ao aspecto da segurança, o que tem mudado bastante a cara de nossas cidades, que se escondiam atrás de grandes muros e grades pesadas e fechadas e atualmente têm se aberto à possibilidade das fachadas e muros de vidro. Esta aplicação de vidros temperados e vidros laminados em fachadas e muros otimiza a segurança residencial, uma vez que estudos feitos pela Polícia Militar afirmam que o enclausuramento das fachadas contribui com os assaltos, por protegerem a ação dos criminosos da visão a partir da rua.




Nosso velho conhecido, muito usado principalmente nos boxes de banheiros e varandas de edifícios de apartamentos. Apesar do vidro temperado ser muito resistente e a vantagem de quebrar em pequenos estilhaços arredondados é importante o cuidado diário com batidas e movimentos bruscos.




Composição:  vidro temperado é o vidro monolítico (comum) que passou por um tratamento térmico, na chamada têmpera, para modificar as suas características. O resultado é um vidro mais rígido e com maior resistência térmica do que o vidro não temperado.
Indicaçãosacadas, divisão de ambientes, box de banheiros, varandas, fechamento de áreas, vitrines, portas, etc.
Vantagens: além de mais resistente a impactos, quando quebrado o vidro temperado se estilhaça em pequenos fragmentos, sem deixar cacos pontiagudos.
Importante saber: O vidro temperado demanda cuidados no momento da encomenda: após o processo da têmpera, o vidro não pode ser cortado ou furado. Ou seja, se o vão for mal medido e a lâmina produzida com as dimensões erradas, não tem como corrigir.



O vidro laminado é um vidro de segurança que consiste em lâminas de vidro com uma ou mais camadas de película adesiva, uma espécie de "sanduíche de vidro", o que garante que quando quebrado os estilhaços fiquem fixos à película, evitando pedaços soltos. Além disso amplia a variedade de cores, pois esta pode ser aplicada diretamente na película intermediária.


Composição: composto por uma ou mais placas de vidros, que são unidas por camadas intermediárias de EVA (Etileno-Vinil-Acetato). É possível desenvolver peças de até 30mm;
Indicação: divisórias, portas, janelas, para-brisas de carro, vitrines, sacadas, guarda-corpos, pisos, degraus, fachadas, claraboias e coberturas.
Vantagens: o vidro laminado proporciona maior segurança porque quando quebrado, ele mantém os estilhaços juntos, presos a uma dessas camadas intermediárias, além de conforto termo-acústico e até proteção a raios solares, nos casos em que são utilizados os vidros refletivos na sua confecção.

Decor Salteado - Blog de Decoração | Construção | Arquitetura | Paisagismo: Arquitetura: Decor Salteado - Blog de Decoração | Construção | Arquitetura | Paisagismo: Arquitetura

A Vitron Glass Design é uma empresa que atua na área de beneficiamento de vidro comum, temperado, laminado e laminado temperado para o setor da construção civil e arquitetura. Desenvolvem soluções, investindo em tecnologia e sempre atendendo os mais rigorosos padrões de segurança, adequados a  todas as normas em vigor. A variedade de produtos associada à capacidade de estoque possibilita vendas à pronta entrega. Com fábrica instalada em São Paulo, atendem também nos estados de Minas Gerais e Rio Janeiro.




INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Uma alternativa para quem tem vidro comum em casa é a possibilidade de instalar uma película de segurança transparente que funciona muito bem principalmente em quartos de criança, tanto nas janelas quanto nas portas de armários revestidas em espelhos para evitar acidentes com os estilhaços. Ultimamente até os boxes em vidro temperado já têm sido vendidos com esta película, pois apesar de quebrar em pedaços arredondados, estes ainda são cortantes.



E sabem o melhor? As películas de segurança também podem ser encontradas em diversas estampas!

Divisórias de Vidro Temperado - Pesquisa Google:

Películas decorativas para vidro.






*Post Publieditorial*

Vitron - Glass Design


6 comentários:

  1. Nossa, muito interessante, nem sabia que existia esta diferença.
    Amei os vidros decorados
    Beijos
    http://www.marielenrosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/5/18

      A Empresa Americanvidros é especializada em colocação de Vidros Temperados,
      Box Para banheiro, Box de Banheiro, Box de Vidro temperado, Escadas de Vidro,
      Corrimão, fechamento de sacada, Espelhos, Espelho com bisotê, Box de Inox com
      Roldanas Aparentes, Portas de vidro temperado com Mola Hidráulica, Guarda corpo
      em vidro e Inox. saiba mais no site www.americanvidros.com.br ou no Show Room
      Rua Atlântica, 12 - Jardim Paulistano - Fone 011 - 3136-0853 Loja

      Excluir
  2. Muito Interessante!!! Clientes que precisarem de instalação de vidros em Belo horizonte. procurem a Ferreira Vidros.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/5/18

    A Empresa Americanvidros é especializada em colocação de Vidros Temperados,
    Box Para banheiro, Box de Banheiro, Box de Vidro temperado, Escadas de Vidro,
    Corrimão, fechamento de sacada, Espelhos, Espelho com bisotê, Box de Inox com
    Roldanas Aparentes, Portas de vidro temperado com Mola Hidráulica, Guarda corpo
    em vidro e Inox. saiba mais no site www.americanvidros.com.br ou no Show Room
    Rua Atlântica, 12 - Jardim Paulistano - Fone 011 - 3136-0853 Loja

    ResponderExcluir
  4. Anônimo29/7/19

    Justo o que eu procurava sobre janelas de vidro bh e vidro pintado

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!