blog de decoração - Arquitrecos: Soluções para cozinhas estreitas, inclusive a minha! .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Soluções para cozinhas estreitas, inclusive a minha!

Mais um dos dilemas do mundo moderno! Que saudades das cozinhas grandes, onde se podia ter uma mesa, reunir a família para ajudar a cortar os temperos... as dimensões reduzidas da maior parte dos imóveis acabou resultando em cozinhas estreitas e pouco iluminadas. A solução para este problema tem sido o uso muito frequente das cozinhas americanas, que se não resolvem o problema da quantidade de espaço, pelo menos ampliam o campo de visão, deixando o espaço menos confinado.

Imagem:Minha Casa

Imagem:Minha Casa

Outros segredos comuns a qualquer cozinha estreita, capazes de criar espaços de armazenamento e sensação de maior espaço são duas características especiais: 01 - Bancadas únicas ampliando visualmente o espaço e criando armários inferiores e 02 - Uso de prateleiras abertas mescladas com armários fechados para evitar um grande volume de armários que reduzem o espaço nas paredes.

Imagem: Casa Abril


Outro segredo infalível: Sempre evito instalar a geladeira logo na entrada do espaço. Quando instalada mais ao fundo o espaço parece mais amplo e aberto logo na entrada. Esta solução somente é contra-indicada nos casos em que o equipamento bloqueie a luz da janela existente. E pessoalmente não gosto da geladeira muito próxima ou visível ao acesso à área social.

Imagem: Casa de Valentina


Outra questão importante: De um lado concentrar todos os equipamentos, pia e fogão, que precisam de maior profundidade de bancada. Na parede oposta 25 cm de profundidade é o suficiente para guardar louças, copos, temperos e etc. Assim conquistamos centímetros importantes para a circulação, que deve ter no mínimo 80cm.

Imagem: Minha Casa


Imagem: Casa Abril


Este projeto abaixo é genial e já falei dele aqui no blog. Vocês percebem que a parede que divide a cozinha da área de serviço é revestida com espelho?? A cozinha parece enorme por causa deste recurso. Na parede oposta prateleiras rasas (12cm) organizam pequenos objetos sem roubar espaço.


Imagem: Projekt Home


E se a parede oposta não puder ser aproveitada, como neste caso em que existe uma janela, a solução é distribuir a bancada em L para aproveitar todos as paredes possíveis.


Imagem: Architectural Digest


Imagem: Casa Bem Feita


Bancada única= + espaço

Imagem: Minha Casa


Imagem: Heart Home Magazine


Imaginem neste projeto a geladeira ao fundo, a visão seria mais ampla e a cozinha pareceria maior.

Imagem: Ricardo Basetti

Este imagem de um apartamento decorado, apesar de bonita, é um exemplo clássico de excesso de elementos para uma cozinha estreita. Geladeira na entrada do espaço, armários altos nas duas paredes e bancada com cadeiras. Na prática não funciona. Tanto que fiz a minha alternativa e considero que o espaço parece ser bem maior, apesar de ser a mesma cozinha.

Imagem: Pinterest


E a minha versão! Tudo bem, como é a cozinha da minha casa já viram: Muitos imãs de geladeira, panelas penduradas... cozinha de usar não é gente? Mas comparem: Não parece mais espaçosa que a cozinha do decorado? E tem muito mais bancada também. A geladeira ao fundo faz a cozinha parecer maior. As portas de armário logo junto à porta demandou uma escotilha na porta e instalação de mola para evitar que a porta se abra quando o armário estiver sendo usado.




Nesta imagem a mesma cozinha, do jeito que recebi.



Adoro minha cozinha estreita!!!



Com pouco espaço a gente tem que se virar não é?!!
Beijos a todos que hoje é Dia dos Namorados!!!

3 comentários:

  1. Oi Carla,
    ótimas dicas e soluções para cozinhas perfeitas. A minha é relativamente grande, mas já morei em um apê que a cozinha era apenas um corredor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Ótimas dicas!
    Sua cozinha ficou show! E olha que não curto muito prateleiras, armários abertos...
    Ai, queria ter feito meu projeto com você!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. O que você fez com o tanque?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!