Mais um dos dilemas do mundo moderno! Que saudades das cozinhas grandes, onde se podia ter uma mesa, reunir a família para ajudar a cortar os temperos... as dimensões reduzidas da maior parte dos imóveis acabou resultando em cozinhas estreitas e pouco iluminadas. A solução para este problema tem sido o uso muito frequente das cozinhas americanas, que se não resolvem o problema da quantidade de espaço, pelo menos ampliam o campo de visão, deixando o espaço menos confinado.
Imagem:Minha Casa
Imagem:Minha Casa
Outros segredos comuns a qualquer cozinha estreita, capazes de criar espaços de armazenamento e sensação de maior espaço são duas características especiais: 01 - Bancadas únicas ampliando visualmente o espaço e criando armários inferiores e 02 - Uso de prateleiras abertas mescladas com armários fechados para evitar um grande volume de armários que reduzem o espaço nas paredes.
Imagem: Casa Abril
Outro segredo infalível: Sempre evito instalar a geladeira logo na entrada do espaço. Quando instalada mais ao fundo o espaço parece mais amplo e aberto logo na entrada. Esta solução somente é contra-indicada nos casos em que o equipamento bloqueie a luz da janela existente. E pessoalmente não gosto da geladeira muito próxima ou visível ao acesso à área social.
Imagem: Casa de Valentina
Outra questão importante: De um lado concentrar todos os equipamentos, pia e fogão, que precisam de maior profundidade de bancada. Na parede oposta 25 cm de profundidade é o suficiente para guardar louças, copos, temperos e etc. Assim conquistamos centímetros importantes para a circulação, que deve ter no mínimo 80cm.
Imagem: Minha Casa
Imagem: Casa Abril
Este projeto abaixo é genial e já falei dele aqui no blog. Vocês percebem que a parede que divide a cozinha da área de serviço é revestida com espelho?? A cozinha parece enorme por causa deste recurso. Na parede oposta prateleiras rasas (12cm) organizam pequenos objetos sem roubar espaço.
Imagem: Projekt Home
E se a parede oposta não puder ser aproveitada, como neste caso em que existe uma janela, a solução é distribuir a bancada em L para aproveitar todos as paredes possíveis.
Imagem: Architectural Digest
Imagem: Casa Bem Feita
Bancada única= + espaço
Imagem: Minha Casa
Imagem: Heart Home Magazine
Imagem: Ricardo Basetti
Este imagem de um apartamento decorado, apesar de bonita, é um exemplo clássico de excesso de elementos para uma cozinha estreita. Geladeira na entrada do espaço, armários altos nas duas paredes e bancada com cadeiras. Na prática não funciona. Tanto que fiz a minha alternativa e considero que o espaço parece ser bem maior, apesar de ser a mesma cozinha.
Imagem: Pinterest
E a minha versão! Tudo bem, como é a cozinha da minha casa já viram: Muitos imãs de geladeira, panelas penduradas... cozinha de usar não é gente? Mas comparem: Não parece mais espaçosa que a cozinha do decorado? E tem muito mais bancada também. A geladeira ao fundo faz a cozinha parecer maior. As portas de armário logo junto à porta demandou uma escotilha na porta e instalação de mola para evitar que a porta se abra quando o armário estiver sendo usado.
Nesta imagem a mesma cozinha, do jeito que recebi.
Adoro minha cozinha estreita!!!

Com pouco espaço a gente tem que se virar não é?!!
Beijos a todos que hoje é Dia dos Namorados!!!
Oi Carla,
ResponderExcluirótimas dicas e soluções para cozinhas perfeitas. A minha é relativamente grande, mas já morei em um apê que a cozinha era apenas um corredor.
Bjs
Oi!
ResponderExcluirÓtimas dicas!
Sua cozinha ficou show! E olha que não curto muito prateleiras, armários abertos...
Ai, queria ter feito meu projeto com você!!
Bjks
O que você fez com o tanque?
ResponderExcluir