blog de decoração - Arquitrecos: Hortas urbanas: uma alternativa prática e sustentável + Como conservar ervas compradas em maço .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Hortas urbanas: uma alternativa prática e sustentável + Como conservar ervas compradas em maço

Sempre falo deste assunto aqui no blog, pois me impressiona a criatividade e variedade de tipos de horta que se pode fazer em mínimos espaços, garantindo ervas frescas sempre à mão e evitando desperdícios quase inevitáveis quando compramos os maços de ervas no supermercado. Apesar do termo "Horta Urbana" se aplicar mais diretamente a hortas comunitárias instaladas em terrenos da cidade, gosto de pensar no conceito como um desmembramento das hortas de quintal pincelando pequenas extensões da prática a casas e apartamentos.

Uma das maneiras mais simples de ter uma pequena horta de ervas em casa é plantar as mudas ou sementes em pequenos vasos, como demonstrado bem explicadinho no blog Paisagismo Legal onde encontrei um tutorial super simples que certamente vai ajudar a montar a sua própria horta em casa. 

APRENDA A PLANTAR E CULTIVAR TEMPEROS EM CASA.

Via Blog Paisagismo Legal (www.paisagismolegal.com)




    1. Escolha um cachepô que tenha furos no fundo para o escoamento de água;
    2. Cubra o fundo com argila expandida para garantir o equilíbrio da umidade da terra;
    3. Em seguida, faça uma camada de areia que vai filtrar a água e os nutrientes.
    4. A primeira camada de terra é fina, com cerca de três dedos de espessura;
    5. Acomode a muda, mas tome cuidado para o torrão não desmanchar;
    6. Cubra o torrão com terra, deixando-a fofa. A primeira rega deve ser abundante.

A horta deve ficar em um local onde bata sol em boa parte do dia como sacadas e áreas de serviço;
É importante regá-la diariamente e manter a terra úmida.

Outras dicas que encontrei para situações similares:
  • No caso de talos, corte um ramo de aproximadamente 10 centímetros, removendo a ponta e as folhas da base. Enterre os primeiros 4 centímetros.
  • No caso de sementes, coloque algumas em pequenos sulcos cavados com o dedo. Siga a profundidade indicada na embalagem da semente. Porém, desconsidere o espaçamento, já que nesse caso, o plantio é em vasos. Quando as plantas alcançarem de 5 a 10 centímetros, arranque o excesso e mantenha somente as mudas mais vigorosas.

E por falar em hortas pela casa...

Que tal aproveitar o verde em casa incorporando a pequena horta à decoração? Alternativas não faltam!! Considero a horta em vasos uma das alternativas mais práticas,, pois são perfeitas para janelas e varandas e podem ir para a bancada durante o preparo dos alimentos.



Uma pequena estante na varanda se transformou em um verdadeiro espaço de jardinagem ocupando pouco espaço e organizando inclusive os acessórios de cuidado com as mudas.



Outra alternativa interessante para muitas mudas e pouco espaço são caixotes dispostos um sobre os outros como uma estante feita com perfis bem fininhos.



Fique Linda Gastando Pouco: {Decor} Jardim e Horta Vertical
Imagem: Pinterest


Se a preferência for pelos temperos bem pertinho e a cozinha tiver uma janela com bastante luz natural, bastam pequenas prateleiras de vidro para formar um conjunto bonito e prático.





Imagem: Sortrature


Imagem: Kika Reichert

Ou ainda mais simples, agrupando várias latinhas de alumínio reaproveitadas!

Diy: Horta na bancada da cozinha
Passo a passo desta hortinha no blog: Imagem: Bertussi


Imagem: Sortrature

Cachepots ou vasos maiores têm capacidade para maior quantidade de mudas plantadas juntas.



mini horta na cozinha




Amoras Voadoras: Você pode: horta caseira e na parede!


‘Horticult’ - NYTimes.com



para as ervas


Imagem: Purple ID


Muito amor não é?

Imagem: Martha Stewart


Ontem assisti a um episódio do Cozinha Prática com Rita Lobo do canal GNT e adorei as dicas que ela mostra para conservar por mais tempo aquelas ervas frescas que compramos no supermercado, usamos muito pouco e o resto acaba indo para ao lixo. Depois destas não de ervas na lixeira!!


Como conservar ervas frescas

Foto: Gilberto Oliveira Jr./Editora Panelinha

Existem diferentes maneiras de conservar e reutilizar as ervas frescas. Algumas delas no preparo da manteiga composta e aromatização de azeites e vinagres . (nos links as receitas originais do site)

Manteiga composta

Como aromatizar azeite com ervas frescas

Fotos: Gilberto Oliveira Jr./Editora Panelinha


O maço de salsinha, por exemplo, não precisa mais ser esquecido no fundo da geladeira. Assim que chegar da feira, lave, seque e pique bem fininho um tanto que não vá usar nos próximos dias. Distribua em forminhas de gelo ou em um único pote de vidro, acrescentando um pouco de água. O mesmo pode ser feito com a cebolinha.

Do congelador para a panela: salsinha fresca

Foto: Gilberto Oliveira Jr./Editora Panelinha

Na próxima vez que tiver sobras de tomilho, coentro e manjericão, por exemplo, bata com óleo ou azeite até formar um purê denso. Armazenado em potes de vidro sob refrigeração, este tempero especial para carnes e molhos dura até 30 dias. 

Outros métodos de conservação com ervas em maço na geladeira:
  1. lavar, secar e envolver as ervas em papel-toalha úmido. Colocar em plásticos, fazer um balão para não amassar as folhas e manter longe das paredes para não queimar as folhas com ar frio da geladeira. Este truque é especialmente bom para salsinha;
  2. Se tiver espaço na geladeira: lavar, sacudir e deixar o maço um pouco úmido; guardar dentro de um pote de vidro com fechamento hermético. Este truque é especialmente bom para o manjericão e hortelã.



5 comentários:

Agora me contem o que acharam do post!!