.post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Arte com jeito de roça - Ateliê Ditinho Joana na Serra da Mantiqueira/SP

Na minha opinião, um dos aspectos mais interessantes quando viajamos é trazer um pouquinho da cultura do local na bagagem, uma forma concreta de ter lembranças de lugares especiais, aqueles pequenos detalhes que nos envolve em nossa casa, lhe garantindo personalidade e aquele aconchego gostoso de relembrar coisas boas.

O trabalho deste artesão da Serra da Mantiqueira, conhecido como "Ditinho Joana" reúne duas qualidades que eu valorizo muito: primeiro porque seu trabalho são esculturas, uma forma de arte pela qual sou apaixonada e segundo porque retrata a vida cotidiana do interior, cenas diárias do povo da roça, uma cultura tão autenticamente brasileira e que nos remete imediatamente ao agradável gostinho de tranquilidade do interior.




A Serra da Mantiqueira em São Paulo é uma verdadeira inspiração para os artistas. A Estância Climática de São Bento do Sapucaí, reúne grandes nomes do artesanato e da cultura, divulgada a todos os turistas curiosos, atrás de pontos turísticos não somente naturais (que por sinal, são belíssimos), mas também de construção dos moradores locais.

O destaque principal vai para o Ateliê Ditinho Joana, desde 1974 em funcionamento como um mercado de esculturas em madeiras nobres, localizado no Bairro do Quilombo. O artista responsável pelas grandes obras é Benedito da Silva Santos, um antigo lavrador do alto vale do Rio Sapucaí Mirim, mas que há 40 anos arriscou e decidiu construir seu negócio próprio.

Na realidade, é conhecido como “Ditinho Joana”, e admirado pela sensibilidade que tem de retratar o dia a dia do povo da roça. Como um verdadeiro autodidata, ele notou que pedaços de madeira não eram tão simples assim como as pessoas imaginavam. Percebeu que com apenas um canivete, uma machadinha e um formão improvisado poderia transformar a matéria-prima em esculturas.





Há muito tempo o ateliê tem presença em reportagens de grandes jornais, tendo início no ano de 1979, em uma entrevista para a Folha de S. Paulo. A partir de então, Ditinho Joana começou a participar de diversos programas culturais, eventos e exposições, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2013, participou do programa do Jô, na Rede Globo, além de ter colaborado para a Rede Record, TV Cultura e revistas renomadas. Importante lembrar que as obras também são exportadas para outros países.

Até hoje, suas belas esculturas possuem histórias próprias, e como se não bastasse, o artista faz questão de contá-las aos visitantes, que sempre se surpreendem com sua simpatia e simplicidade. Uma curiosidade é que toda a família se envolve nas produções artísticas, seja na hora de realizar as esculturas, finalizá-las ou vendê-las. O resultado dos filhos do senhor Benedito não poderia ser diferente: muito talento e sensibilidade demonstrada em trabalhos, uma herança admirável do pai.




O local pode ser simples, mas é dali que saem obras valiosas. O dom, a inspiração, experiência e essência presentes no ambiente vêm de Ditinho Joana, um dos mais renomados artesãos de toda a Serra da Mantiqueira. A botinha, que é marca registrada da casa, já diz tudo. “Subi e desci, andei depressa e devagar. Cansei e descansei. Entristeci e me alegrei, e assim sempre caminhei. Hoje estou gasta e cheia de marcas, mas com certeza valeu a pena.” 



Não conheço ainda a região, mas fiquei super curiosa. Como uma grande inspiração, vale a pena marcar o passeio! Para outras informações sobre passeios, restaurantes e pousadas em São Bento do Sapucai acesse o site Roteiro de Turismo. Abaixo algumas imagens para aumentar a vontade de visitar a região!

Bairro do Quilombo


Engenho Velho - Estamos na Italia???


bau1









*post publieditorial*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora me contem o que acharam do post!!