Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Quintais pequenos: Lazer para todas as idades!

Com uma boa dose de criatividade é incrível a quantidade de possibilidades para os mais variados tamanhos de quintais!! Desde garantir as brincadeiras das crianças, reunir a família para deliciosos almoços de fim de semana ou simplesmente ter um pequeno "projeto" de piscina para refrescar as tardes quentes de verão. Não é necessário ter grandes espaços. Muitas vezes um simples conjunto de mesa e guarda sol é garantia de um espaço agradável fora de casa. Querem ver como?

Quem não gosta de simplificar? Casa na árvore agora é direto no muro!!
Dos mais variados tamanhos, basta aproveitar a estrutura já existente do muro de fundo e lateral do lote e fazer a casa de madeira dos sonhos das crianças, sendo possível ainda garantir uma sombra gostosa para refeições ao ar livre. Como fazer? Em empresas de casas pré moldadas de madeira você pode fazer a sua sob encomenda ou usar todos os dotes de carpintaria do faz tudo da família.

Imagem: Casa e Jardim

Imagem: Casa e Jardim


Uma versão menor, perfeita para quintais bem pequenos.

Imagem: Casa e Jardim


Uma versão mais rústica, mas cheia de charme, especialmente pelo detalhe do sofá aconchegante no nível do piso e a escada marinheiro.

Imagem: Chic Decó

Imagem: Chic Decó

E por falar em cantinho aconchegante, este sofá sob pergolado não ocupa mais que 80 cm de profundidade. A cobertura consiste apenas em vigas de madeira e fechamento com vegetação para garantir a sombra. Para garantir a praticidade basta investir em tecidos próprios para áreas externas para que possam receber sol e chuva sem problemas.

Imagem: Chic Decó


Quem disse que quintal pequeno não pode ter espelho d'agua? O importante é garantir a oxigenação da água com uma bomba simples como as de fonte para evitar problemas como a proliferação de doenças como a dengue e claro, ter cuidado com crianças pequenas.

Imagem: HGTV


O quintal abaixo não tem mais que 6 metros de largura e foi possível executar uma piscina com dimensões aproximadas de 2,00 x 4,00m. Já garante o lazer da família com certeza!! O cercamento em vidro é uma boa opção de segurança para crianças. Como medida extra seria interessante fazer alguma marcação no vidro, como uma faixa horizontal ou algo similar.

Imagem: Green Muze


Este projeto abaixo aproveitou toda a área livre do quintal para a implantação da piscina. Esta tem dimensões aproximadas de 3,00 x 7,00 m, o que não demanda um quintal muito grande.

Imagem: Hooked on Houses


Imagem: Hooked on Houses


A piscina / espelho d'agua abaixo tem aproximadamente 2,00 x 3,00m.

Imagem: Elle Decoration


Este projeto eu achei genial!! Primeiro porque não demanda escavação no terreno. Medida super econômica que reduz gastos com impermeabilização. A própria implantação criando o acesso em escada com portão é uma barreira de segurança para as crianças, perfeitamente emoldurada pelo paisagismo. O banco interno proporciona conforto de SPA ao ar livre perfeito para o lazer.

Imagem: Green Muze


E para simplificar ainda mais, simples pallets criam uma grande área de assentos que podem ser acomodados em pequenos quintais junto ao muro, ideais para reunir os amigos.

Imagem: El Tornillo que te falta


E claro, não podia faltar a nossa adorada churrasqueira! Neste projeto o espaço utilizado não é superior a 3,00 x 4,00m e foi possível instalar ainda uma geladeira, pia e mesa.

Imagem: Pinterest


Agora, falando em matéria de aproveitamento de espaço no quintal, eu não poderia deixar de mencionar este projeto que já publiquei no blog há algum tempo, pois aproveita cada cantinho do espaço com muita funcionalidade e bom gosto. Observem que a piscina, mesmo ocupando uma boa parte do quintal foi executada de forma a oferecer segurança mesmo para quem tem crianças, preservadacom um peitoril de vidro temperado.


O prolongamento do deck de madeira formando um degrau para futtons  resultou em um espaço de relaxamento integrado à arquitetura do espaço. Para evitar que o espaço ficasse "árido", foi executado um canteiro paralelo à piscina para o paisagismo.


O desnível entre a casa e o fundo do terreno foi aproveitado na execução do deck, o que permite que parte da piscina fique sobreposta ao terreno resultando menos movimento de terra.



Grande abraço a todos!!!

5 comentários:

  1. Todos os espaços ficaram lindos e aconchegantes! Amei todos!!! Bjos http://maepoque.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. muito bonitos com certeza vou copiar um.

    ResponderExcluir
  3. muito bonitos com certeza vou copiar um.

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog. Dicas maravilhosas!Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  5. EITA ,AMEI TUDO , QUERO MAIS DICAS, EH!. PARABENS PELO BLOG

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!