blog de decoração - Arquitrecos: Design Sustentável - Reaproveitamento do velho jeans .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Design Sustentável - Reaproveitamento do velho jeans

Assunto recorrente especialmente nos últimos anos, a conscientização com os problemas ambientais tem levado a novos comportamentos sociais voltados para uma nova ética: a sustentabilidade. Diversos projetos têm sido desenvolvidos nos mais variados campos com o objetivo de reduzir o impacto ambiental na cadeia produtiva e da mesma forma, na vida útil dos produtos de uma forma geral.

Um campo em que vejo esta preocupação tem sido os fabricantes de jeans (e demais produtos da indústria textil), que causam impacto elevado na natureza como a geração de resíduos químicos e sólidos depositados no meio ambiente. No caso específico do jeans, as preocupações com o consumo de água na fabricação do jeans tradicional é uma das principais preocupações de um dos fabricantes mais importante do gênero: A Levi's, que tem pregado ultimamente em diversos artigos sobre o desnecessário excesso de lavagens da calça jeans pelo consumidor em geral.

Longe das polêmicas sobre a freqüência de lavagens adequadas ao produto, percebo o desenvolvimento do design voltado para o reuso do jeans como uma efetiva prática de de sustentabilidade. A decoração certamente não fica fora desta premissa, considerando entre outras questões a durabilidade do material e a sua transformação ao longo do tempo, sendo portanto já bastante explorado por designers e artesãos como poderão verificar nas imagens abaixo. 


Imagem: Chicago Tribune

Na tabela abaixo o demonstrativo de gasto com água nas diversas etapas do ciclo de vida de uma calça jeans publicado pela Levi's. Importante destacar que o uso pelo consumidor (especialmente as lavagens) consomem quase a mesma quantidade de água gasta durante a produção do tecido. 

Foto
Imagem: Levi's


As alternativas de capas e revestimento de móveis em patchwork são muito utilizadas, pois garantem o aproveitamento de todo o material da calça jeans com o benefício extra que nenhuma peça fica igual à outra, pois são derivadas de diversas peças com acabamento e estágios de lavagem diferentes.

Imagem: Chiqueter

Imagem: Diário do Nordeste



 Abaixo uma poltrona inteiramente produzida com materiais recicláveis: Do jeans das almofadas de assento à base em pallet de madeira. Design fenomenal na minha opinião.

Imagem: Recyclart


O mais interessante quando a criatividade é explorada no design é que todo o material pode ser reaproveitado, desde os trapos como nesta poltrona abaixo...

Imagem: Kids Space Stuff


Até pequenos retalhos, que em conjunto com a estrutura em linhas retas garante um design moderno, colorido e com textura cheia de personalidade ao móvel.

Imagem: Etsy


Nesta rede podem observar que as calças jeans foram aproveitadas por inteiro, simplesmente emendadas umas às outras. Simples e com um colorido interessante.

Imagem: Decor4all


Tiras de jeans e cintos de couro: Um assento espetacular para a velha cadeira! 

Imagem: The Queenofre


Imagem: The Queenofre


Os retalhos em patchwork são muito usados para dar forma aos mais variados modelos de pufes.


Imagem: Michele Made Me


Imagem: Etsy


Imagem: Ferm-Living


Imagem: Dotandbo



Imagem: Etsy


Pequenos objetos de decoração como almofadas e jogos americanos têm durabilidade garantida pela qualidade deste material.

los-nuevos-diseños-de-cojines-en-tela vaquera
Imagem: Decoratrix


reciclar vaqueros en manteles individuales
Imagem: Decoratrix


Imagem: Home and Cottage 
Imagem: Pinterest


Um passo a passo interessante para aproveitar tiras de jeans e tecidos: simples tranças fixadas em espiral, formando um tapete leve e que pode facilmente ser lavado na máquina.


Imagem: Little House Living

Imagem: Little House Living

Imagem: Little House Living

Imagem: Little House Living


Partindo desta ideia de consumo sustentável e explorando novas possibilidades, em breve será lançada aqui no blog uma nova marca voltada à sustentabilidade no design de moda e decoração, em parceria com minha irmã Iara Maciel, que muitos que acompanham o Arquitrecos já conhece. Os produtos serão feitos a mão e vendidos para todo o Brasil. Em breve daremos mais detalhes!!

Grande abraço a todos e dedos cruzados por esta nova empreitada!!!

8 comentários:

  1. Ideias maravilhosas, se usarmos pelo menos uma, o planeta já está no lucro.
    Bom final de semana.
    www.atelieprovence.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as ideias.
    Acho pufs e almofadas perfeitos com jeans!!!
    Se eu soubesse costurar, com certeza aproveitaria mais os jeans...
    Esses dias perguntei para uma senhora que costurava se ela faria uma bolsa pra mim, com calça, mas ela disse que não está mais costurando :(
    Abraços e ótima semana,
    Poções de Arte.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla,
    Na Livraria da Vila, do Shopping Cidade Jardim, os sofás são como o primeiro que vc postou. um luxo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu gostaria de um e-mail para contato. Poderia me responder no anacamila.habitissimo@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo25/2/15

    Oi! Eu gostaria de um e-mail para contato, poderia me responder no anacamila.habitissimo@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Meu e-mail: cmdamas@gmail.com
      Grande abraço!

      Excluir
  6. parece que o gosto está na família! achei a ideia interessante no pinterest e entrei e quando observo... de quem é o blog!! da minha prima Carla Maciel, no meio de tantos fui abrir o seu.
    bjoss prima sucesso!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as idéias, obrigada

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!