blog de decoração - Arquitrecos: Fevereiro 2014 .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Escadas para pequenos espaços e todos os gostos!

Escadas em residências são na maioria das vezes parte integrante da arquitetura original do imóvel e compatíveis com o espaço disponível. Quando é necessária alguma alteração de projeto decorrente de acréscimo de pavimento, o espaço ideal para a construção de uma escada ergonomicamente adequada nem sempre é possível. O grande desafio do arquiteto nestes casos é projetar uma escada que proporcione segurança e conforto a seus usuários, sem deixar de lado o aspecto estético. Apesar de parecer algo muito complicado, por incrível que pareça são muitas as alternativas disponíveis. IMPORTANTE: Escadas com esta inclinação devem ser guarnecidas por corrimão!! 

ESCADA RETA

A maneira mais simples de executar uma escada é criar uma linha única de degraus, o que é muito utilizado em residências de lote estreito para economizar espaço da largura do imóvel. Uma problema desta alternativa é que, quando utilizado o cálculo de escadas dentro das normas técnicas de construção, resulta em uma escada que ocupa muito comprimento. Uma alternativa muito usada em mezaninos em que o trânsito de pessoas não seja intenso como quartos ou áreas de lazer, é o uso da escada reta com altura de degraus maior que a largura do piso. Não é uma escada confortável por ser muito inclinada, mas resolve o problema de espaço. 

Escada reta em concreto

Imagem: Design In Nova


Escada reta em madeira 
(neste caso quase uma escada marinheiro de tão inclinada)

Imagem: Inspire Decor


Escada reta em chapa metálica
Para mim um projeto perfeito. Uma escada de linhas leves e integrada à arquitetura do espaço. O aproveitamento da modulação dos degraus como patamar é um show de criatividade. 

Imagem: Decoratrix




Escada em U sem patamar (em leque)
Uma escada neste formato ocupa neste projeto um espaço aproximado de 1,20x1,60 m no piso.

Imagem: Pinterest


Escada em U com patamar
Um dos tipos mais usados de escada, neste caso com degraus mais altos (inclusive um no patamar) para ocupar menos espaço em planta baixa. Uma parte do patamar ainda foi aproveitado como armário.

Imagem: Atemporal Decor


Escada Caracol


O diâmetro mínimo de uma escada caracol é de 1,20 metro e requer um vão (recorte na laje para instalação da escada) quadrado ou redondo de 1,30 metro. Esse diâmetro de escada normalmente é instalado em um local de acesso esporádico, por onde não existe a necessidade de transportar volumes. Com mais espaço disponível e a necessidade de ter um acesso melhor ao pavimento superior, o diâmetro do caracol pode e deve ser aumentado. (Via: Só Escadas).

A imagem abaixo é de uma variação de escada caracol, pois observem que o eixo é inclinado e a abertura na laje retangular. O espaço ocupado é de apenas 80 x 120cm aproximadamente!!

Imagem: Pinterest 


Escada Santos Dumont 

A história desta escada é muito interessante, e mais interessantes ainda as suas inúmeras variações. O benefício desta escada é que ela permite uma maior inclinação com conforto, pois cada degrau tem uma aba para o pé e uma reentrância para a subida do degrau seguinte. Ela tem este nome porque é criação de Santos Dumont, que tem duas destas escadas em sua casa de Petrópolis. Achavam inclusive que se tratava de uma superstição porque a escada da casa limitava o primeiro passo com o pé direito, mas a existência de outra escada com o primeiro passo com o esquerdo no interior da casa fez com que esta teoria não tivesse fundamento. A escada original tem degraus em forma de raquete.

A original




A escada tipo Santos Dumont é basicamente uma escada reta de inclinação acentuada. Para melhorar a ergonomia do usuário os degraus são recortados ora à direita, ora à esquerda. Assim, apesar da inclinação, o movimento para acessar o degrau subseqüente é facilitado pela reentrância do degrau anterior. (Via: Só Escadas).

Imagem: Senhora Inspiração


Esse tipo de escada é particularmente útil em locais onde o trânsito de pessoas é pequeno ou, ainda, onde o espaço é muito restrito. Como o objetivo primeiro desse modelo é economizar espaço, a escada tipo Santos Dumont é geralmente concebida estreita, com largura nunca superior a 75 centímetros. Larguras entre 60 e 70 centímetros são mais comuns. (Via: Só Escadas).

Na foto abaixo podemos ver com clareza o pequeno espaço que a escada ocupa no piso.

Imagem: Simplesmente


Escada Santos Dumont - Versões em caixas de madeira (degraus alternados). Além dos degraus ocuparem pouco espaço, o seu formato em caixa permitiu o uso como estante. Para maior segurança além do corrimão de um dos lados foi instalada rede de proteção.

Imagem: Pinterest


Imagem: Pinterest


Escada Santos Dumont - Versão em concreto 
Nesta escada é possível ver com clareza o princípio da escada: cada degrau equivale a dois, reduzindo pela metade o espaço ocupado pela escada.

Imagem: Minha Casa


Escada Santos Dumont - Versão em chapa metálica


Imagem: Pinterest


Escada Santos Dumont - Versão com degraus em diagonal 

Imagem: Apartment Therapy

Vocês também ficaram com a impressão que falta de espaço para escada não é problema???

Grande abraço a todos!!!


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Móveis novos no mercado!! Lançamentos Modernidade Móveis

Fevereiro é mês de lançamentos na Modernidade Móveis!! E como somos todos ansiosos por novidades vamos direto ao assunto!!

A poltrona Ball Chair foi originalmente desenhada pelo designer finlandês Eero Arno em 1963 e é considerado um dos grandes clássicos do mobiliário. Já é velha conhecida por aparecer em vários filmes e tem design que resiste ao tempo mantendo suas características de móvel moderno. O design da cadeira proporciona para quem a utiliza um efeito acústico que proporciona aconchego e muito conforto além de proporcionar à decoração um detalhe moderno que o torna uma atração principal em qualquer ambiente. 


Versões desta cadeira com pinturas customizadas já são bastante usadas no exterior e a versão Modernidade Móveis  foi lançada com pintura nas cores da bandeira brasileira dando ao móvel um toque de bom humor perfeitamente integrado a seu desenho inovador. A estrutura da cadeira é executada em fibra de vidro com pintura automotiva. Poltrona Ball Chair Brasileirinha - Dimensões: 125x100x55cm


Poltrona Ball Chair Brasileirinha - Modernidade Móveis



Poltrona Ball Chair Brasileirinha - Modernidade Móveis


Mesas laterais coloridas são forte tendência de decoração que chegou para ficar e resistir ao tempo. Este simples objeto de decoração com desenho minimalista quando utilizado com uma cor marcante transforma completamente a decoração, mesmo no mais neutro dos ambientes. Além disso é um móvel versátil que pode ser usado em varandas e como criado mudo nos quartos. 

A estrutura da mesa da Modernidade Móveis tem base em alumínio e tampo em mdf com pintura laqueada. Mesa Lateral Elegance - Diâmetro 45x55cm altura. Cores a escolher no Televendas da Loja.


Mesa Lateral Elegance - Modernidade Móveis

Mesa Lateral Elegance - Modernidade Móveis


MESA BISTRÔ RETRÔ
Mesas altas do tipo bistrô têm sido muito utilizadas nos dias atuais, principalmente devido aos novos hábitos de receber em casa, o que resultou no retorno do espaço de bar em casa e as varandas gourmet, espaços perfeitos para reunir os amigos. Uma mesa em madeira natural permite as mais variadas combinações de destilo a partir dos modelos e cores de bancos escolhidos. Móvel muito versátil e que ocupa pouco espaço.


O modelo de mesa bistrô da Modernidade Móveis é todo feito em madeira Jequitibá de alta qualidade.






POLTRONA DIAMANTE REVESTIDA: Eu não poderia deixar de falar desta poltrona que me deixou encantada!! Adorei esta versão da Poltrona Diamante de Harry Bertoia com o design adaptado às cores da bandeira brasileira no revestimento em couro ecológico. Como a estrutura da cadeira tem formato triangular o uso do amarelo ficou perfeito! E a almofada redonda em azul? AMEI!!!





segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Tenha sua própria parede de bolinhas, fácil, fácil!!

Quem entre nós não adora uma transformação básica, fácil de fazer e de efeito imediato sem quebra-quebra? Vejam que efeito fofo esta parede ganhou com simples etiquetas adesivas!! E a melhor parte é que estes tipos de etiqueta são vendidas em várias alternativas de tamanhos e cores. Nesta parede foram gastos aproximadamente 300 etiquetas. Adorei!!!




Faça você mesmo a sua!!

PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS -  Etiquetas adesivas
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)

Etiqueta adesiva redonda - 25,4mm - Azul escuro - R$ 61,00 pacote com 1000 unidades



Etiqueta adesiva redonda - 6,35mm - Vermelho - R$ 46,00 (pacote com 1000 unidades)





Grande abraço a todos!!!

VOCÊS VIRAM A NOVIDADE? FOMOS CLASSIFICADOS PARA O SEGUNDO TURNO!!
Gostou? Vota na gente!!!


Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

(Editado) Varandas Gourmet: Perfeitas para receber + Projetos Arquitrecos + Pesquisa de Mercado

(Edição: Inclusão da resposta da Brastemp sobre o cooktop churrasqueira no fim do post)

Uma nova rotina na vida das pessoas, em grande parte das vezes resulta em novas soluções de decoração e arquitetura. Um exemplo muito adequado a este tema são as varandas gourmet e o destaque que estes espaços de lazer conquistaram nas casas das pessoas nos últimos cinco anos principalmente. 

Os espaços de lazer em casas são mais versáteis e podem incluir churrasqueiras, fornos de pizza e outros recursos que a imaginação mandar, pois geralmente são espaços abertos e com uma distância confortável das casas vizinhas.







Um pouquinho mais limitado é o espaço gourmet na varanda de apartamentos, pois é muito importante que a churrasqueira tenha um sistema de exaustão instalado previamente pela construtora para evitar que a fumaça incomode os vizinhos dos andares superiores. Caso o apartamento não tenha estes dutos instalados uma alternativa é usar churrasqueiras elétricas com depósito de água que não emitem fumaça. 

Imagem: Pinterest





Este projeto de varanda gourmet de apartamento que vi no Pinterest, na minha opinião é um exemplo perfeito de aproveitamento de espaço com inteligência. São muitos os detalhes a considerar e que fazem toda a diferença para que o espaço pareça maior e seja ao mesmo tempo muito funcional. Vejam porque:
  1. Armários abertos tanto sob a bancada quanto na parede superior;
  2. Churrasqueira tipo cooktop embutido na bancada (modelos similares na Pesquisa de Mercado);
  3. Bancada instalada no parapeito liberando o espaço central da varanda;
  4. Bancos baixos de pequenos volume que podem ficar espalhados pela casa no dia a dia.

Imagem: Pinterest


Abaixo imagens de maquete de dois projetos meus. O primeiro tem componentes bem parecidos com a imagem anterior, especialmente os armários abertos e o cooktop churrasqueira. Querem saber outra dica que torna qualquer varanda muito utilizada no dia a dia? Uma adega e/ou uma cafeteira de expresso. O espaço se transforma em um verdadeiro refúgio de relaxamento para todos os dias. Chegar, tirar os sapatos, apreciar a vista bebendo um cafezinho ou uma taça de vinho... Alguém ainda tem alguma dúvida por que amo tanto manter as varandas abertas? É irresistível!!



Este projeto é de 2009, uma varanda mais espaçosa com direito a mesa de 06 lugares e três ambientes. Este cantinho é reservado ao churrasqueiro, contando ainda com um balcão com rodízios que funciona como aparador junto às paredes no dia a dia, cooktop comum e adega sob a bancada com armários em madeira de demolição. As portas em vidro suavizam o material e deixam o conjunto mais leve e refinado.



PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS -  Cooktop Churrasqueira
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)











Questão fumaça: Mandei uma consulta a um fabricante para descobrir se no lugar da pedra vulcânica podemos usar água na bandeja, pois assim a carne assa apenas através do calor da resistência elétrica (o mesmo princípio das churrasqueiras de mesa) e não emite fumaça. Editei o post e a resposta da Brastemp está transcrita abaixo. Infelizmente este modelo não permite o uso com água...

RESPOSTA BRASTEMP: "Carla, verificamos que não é recomendada a substituição das pedras vulcânicas pela água no uso do cooktop churrasqueira (BDH30A). O produto não foi fabricado para funcionar dessa forma e não há testes que comprovem eficiência, qualidade e segurança no uso com a água, tudo bem? Seguimos à disposição caso tenha mais dúvidas."

Grande abraço a todos!!!

VOCÊS VIRAM A NOVIDADE? FOMOS CLASSIFICADOS PARA O SEGUNDO TURNO!!
Gostou? Vota na gente!!!


Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Banheiro cheio de cor: Mosaico de azulejos lisos + azulejos decorados

Vi este projeto no site Chic Decó e gostei muito do efeito multicolorido,  resultado da combinação de ladrilhos hidráulicos em cores lisas aplicados no piso e o mix de azulejos decorados instalados em pontos de destaque nas paredes. Para que o conjunto tenha este resultado equilibrado a base branca predominante nas paredes e louças é a opção ideal. Este banheiro parece até a mistura de dois posts anteriores que vimos aqui no blog: Os Posts "Mosaicos de Azulejos Lisos" + "Mosaicos de Azulejos Decorados", ambos com Pesquisa de Mercado. Vale a pena conferir!


Imagem: Chic Decó


Imagem: Chic Decó


A suavidade da composição é garantida por este efeito "esfumado" que tem o ladrilho hidráulico, que o deixa com nuances como see fosse uma pintura tipo caiação, muito usada antigamente.

Imagem: Chic Decó


Imagem: Chic Decó


Muito lindo!!


Gostou? Vota na gente de novo!!!
FOMOS CLASSIFICADOS PARA O SEGUNDO TURNO!!


Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382