Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Finalmente... Minha árvore de Natal de Madeira!!!

Finalmente, depois de três semanas... ficou pronta!!! Lembram que eu falei de um projeto que comecei, mas que não conseguia terminar? Pois é minha gente, era a minha árvore de natal deste ano, que coloquei na cabeça que iria fazer de madeira depois que, pesquisando na internet as árvores convencionais para comprar, não conseguia me conformar com o espaço que ela ocupa no armário durante o resto do ano... então minha amiga Fran pesquisando sobre árvores de madeira na internet me mostrou a imagem abaixo e pronto, foi amor à primeira vista!!

Imagem: Pinterest

Para começar o básico: como deixar a árvore de pé? Pensei logo em uma barra roscada que já tinha usado em um outro projeto há um tempo, mas ainda tinha o problema para fixar a barra na base de madeira... eis que dando aquela vasculhada básica na Leroy Merlin encontrei esta peça esdrúxula que eu nunca tinha visto na vida e resolvei meu problema!! O nome é porca com garras e funciona exatamente como uma base para a barra roscada. As garras entram na base da madeira e pronto: Uma base firme para empilhar as camadas de madeira. Era o que faltava, o resto ia ser moleza (era o que eu achava...rsss)


O material necessário (você pode variar no tipo de madeira): Para uma árvore com diâmetro de 60 cm e 1 metro de altura: 1 barra roscada de 1,00m x 3/8"; 01 broca de madeira 3/8"; 01 arco de serra p/ madeira; 04 ripas de 1cm x 5cm x 2,50m (réguas); 01 ripa de 2,5cm x5cm x 2,50m (espaçadores); 01 tábua de 2cm x 15cm x 100cm (base).


Para serrar eu usei o bom e velho arco de serra, mas confesso que no fim do quarto pedaço de madeira já estava quase desistindo... então se alguém tem uma serra tico-tico é uma mão na roda!




Não tem segredo, basta começar as réguas em 60 cm e reduzir aos poucos, dividindo em 22 réguas e 22 espaçadores de 5x5cm. Não precisa ser exato nem muito reto, senão é uma loucura para cortar.


Para furar o mais difícil são os espaçadores, pois pode ser perigoso para segurar tão próximo à broca e quando solta a peça machuca a mão. O melhor é usar um alicate para firmar a peça e apoiar sobre uma barra de madeira, se possível sobre um vão como uma pia para não furar a bancada existente.


Para começar a montagem basta fixar a barra roscada na porca com garras.


Bater com um martelo para que as garras entrem firme na madeira.



Empilhar as madeiras da base e o primeiro espaçador.


Para começar a montagem o ideal é organizar as réguas na ordem correta de tamanho.


Agora é só empilhar alternando régua e espaçador.


E a brincadeira é girar as réguas formando o desenho que preferir!! Sabe qual a melhor parte? Para guardar basta deixar todas as réguas alinhadas e ela ocupa pouquíssimo espaço no fundo do armário!


A segunda parte da brincadeira é enfeitar a árvore! Claro que eu mostro assim que estiver pronta!
Grande abraço a todos!!!

5 comentários:

  1. Oi Carla!!! Que linda e diferente a tua nova árvore de natal! Depois mostra pra gente ela enfeitada, se bem que só assim eu já adorei :)

    Bjs!

    http://meuprimeiroapezito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA CARLA
    parabéns pela sua arvore de natal, è bonita, e ecologicamente correta.

    bacione

    http://dicadecosturadefifia.blogspot.it/

    http://fifiacrocheta.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  3. Menina linda, adoro ver quando você encasqueta com algo e faz! Ficou perfeita... estou aqui pensando como ficaria uma árvore feita com os inúmeros restos de madeira que tenho aqui em casa! Me inspirou! :D

    Beijão, Carla. Quero ver decorada! ;)

    Luiza

    ResponderExcluir
  4. Carla, olá. Ficou linda, linda, linda! Que apaixonante, viu?!

    beijos. Paula

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla,
    Muito legal! Mas parece trabalhosa.
    Bjs

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!