blog de decoração - Arquitrecos: Circulações biblioteca - Espaços multiuso em apenas 1,30 m de largura! .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Circulações biblioteca - Espaços multiuso em apenas 1,30 m de largura!

O melhor dos mundos em qualquer ambiente projetado é a possibilidade de agregar funcionalidade a todos os espaços, principalmente quando se trata de áreas de circulação ou acessos. Uma dupla função que parece ter sido feita sob medida uma para a outra é a dobradinha biblioteca + corredor, pois o espaço que consideramos perdido, mas que em algumas situações é inevitável dependendo do tipo de terreno, ganha uma função excelente se puder concentrar todos os livros da família, especialmente por ser um ambiente que geralmente não acumula muita poeira por ter poucas aberturas e receber iluminação indireta, conservando os volumes. Eu recomendaria corredores um pouco mais largos que nos exemplos abaixo se for possível, pois para uma circulação confortável de 02 pessoas 1,00 metro seria a largura ideal (eu sei... não é algo fácil de achar).

Nas imagens abaixo os corredores têm pelo menos 130 cm aproximadamente. 
(vou detalhar como suponho que foram distribuídas as dimensões em cada imagem)

Na primeira imagem as prateleiras foram instaladas a partir de aproximadamente 60cm do teto e 80 cm do piso, o que além de deixar a composição mais leve permitiu instalar um assento para a leitura. Imagino que abaixo da prancha de madeira exista um baú ou gavetão para armazenamento. Perfeito!

(Requisitos para este projeto: Corredor 130cm = 50cm: prateleira + assento + 80cm: circulação)



Exemplo similar, concentrando as prateleiras em apenas um lado do corredor, iniciando a 60cm do teto e 30 cm do piso,deixando uma faixa central de parede livre que pode funcionar como uma bela galeria por exemplo. Nesta situação aproveitaram toda a profundidade disponível ao lado da porta para as prateleiras em concreto pré moldado, sem previsão de assentos.

(Requisitos para este projeto: Corredor 130cm = 40cm: prateleira + 90cm: circulação)



Um exemplo de distribuição e decoração clássica com estantes dos dois lados do corredor e em um dos lados as prateleiras se estendem até apenas meia altura, o que contribui para o conjunto não ficar com um volume visual muito pesado, aliado claro, à cor branca da marcenaria.

(Requisito para este projeto: Corredor 140cm = 20cm: 02 prateleiras + 100cm: circulação)



Um projeto com limitações de área adaptando o ambiente à dupla necessidade. Para ampliar a funcionalidade e demanda de armazenamento, as prateleiras foram alternadas com armários fechados, acentuando sempre a horizontalidade do espaço para tirar a atenção da pequena largura do corredor.

(Requisitos para este projeto: Corredor 110cm = 25cm: prateleiras e armários + 60cm: circulação)



Este projeto, apesar de não parecer, tem circulação com largura inferior a 100 cm após a instalação da biblioteca, porém este efeito é amenizado pela ampla abertura do mezanino em uma das laterais. Destaco ainda a beleza da composição dos materiais e o efeito da luz natural neste ambiente.

(Requisitos para este projeto: Corredor 110 cm = 25cm: prateleiras  + 85cm: circulação)



Este projeto não conhece a palavra limitação. Tanto a largura do corredor, quanto o planejamento da marcenaria, quanto a extensão de parede para a biblioteca indicam que este espaço foi previsto no projeto original da edificação, com certeza. A janela a meia altura ao mesmo tempo que protege os livros da incidência de luz direta proporciona luz natural na bancada de leitura. Exceto pela falta de recuo para as pernas no uso dos bancos, é uma imagem para guardar com carinho para mostrar para seu arquiteto de sua futura casa dos sonhos!

(Requisitos para este projeto: Corredor 180cm = 50cm: prateleiras e bancada + 130cm: circulação)



Uma solução inteligente para quem não quer investir em marcenaria ou mora em imóvel alugado, do tipo que é possível desmontar e levar para onde for: são kits de prateleiras e cabos de aço que são encontrados facilmente em lojas de ferragens e home centers, inclusive pela internet.

(Requisitos para este projeto: Corredor 110cm = 20cm: prateleiras + 90cm: circulação)



Um corredor com a mesma largura do anterior, porém com a opção de instalação de prateleiras embutidas, na mesma cor da parede.

(Requisitos para este projeto: Corredor 110cm = 20cm: prateleiras + 90cm: circulação)



Se o corredor for muito estreito e você não quiser se arriscar a perder espaço de circulação, uma alternativa interessante são as prateleiras rasas, que permitem a distribuição dos livros com as capas visíveis, o que facilita a visualização e dá um colorido bonito ao espaço. É uma alternativa interessante principalmente para quem tem crianças em casa, pois estimula o hábito da leitura.

(Requisitos para este projeto: Corredor 90cm = 10cm: prateleiras no portal/ 90cm: circulação)



Deu vontade de ter a sua? Agora não faltam alternativas!!

Grande abraço a todos!!!

Um comentário:

  1. Oi!
    Vim dar uma espiadinha e te convidar para conhecer meu mais novo projeto e também para aproveitar o desconto de 20% em brinquedos educativos para leitores do blog!!!
    http://coisasdamaura.blogspot.com.br/2014/11/brincar-pode-ir-muito-alem-da-diversao.html
    Bjs,
    Maura

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!