blog de decoração - Arquitrecos: Apartamento pequeno com planta ousada e marcenaria esperta .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Apartamento pequeno com planta ousada e marcenaria esperta

Um dos aspectos mais importantes a considerar em apartamentos pequenos é sem dúvidas a luz natural. Especialmente quando a planta de uma casa ou apartamento inviabiliza que todos os ambientes tenham uma janela de acesso ao espaço externo, a melhor alternativa é optar por um projeto com o mínimo possível de paredes. 

Isso é necessário para possibilitar que a luz natural esteja presente na maior área possível, pois isso contribui para que o espaço pareça maior. Aliado a isso ainda podemos otimizar esta "ilusão de ótica" com o uso de superfícies brancas (como paredes e bancadas) e papéis de parede com trama refletiva (como desenhos em prata) justamente para refletir esta luz, móveis de desenho linear, que tenham uma certa continuidade que ocupem toda a extensão das paredes, etc... são vários os recursos que podem ampliar visualmente um espaço. Muitas vezes a simples substituição de uma esquadria com perfis metálicos por uma esquadria em vidro temperado por exemplo faz uma enorme diferença! Enfim, tudo isso para me antecipar a este projeto de apenas 40 m2 que demonstra várias destas alternativas: 

Uma planta de "conceito aberto", mas que como podem observar concentra, apenas na parte integrada, 06 ambientes em 01: Hall, closet, estar, jantar, cozinha, escritório e quarto! Isso porque não incluí a área de serviço que não tem porta e está bem na entrada, no corredor lateral do hall.


O resultado: Muita luz!!! Branco nas esquadrias, teto e superfícies horizontais da cozinha. Piso em madeira clara. Cores coordenadas nas superfícies verticais e tecidos e um detalhe que sempre digo, faz toda a diferença: o rebaixo na área do quarto/escritório, que delimita este espaço, sem confiná-lo.


Destaque para o papel de parede com fundo branco e estampa prata que é um recurso que eu adoro usar em espaços pequenos porque reflete a luz natural e tem um desenho muito suave e atemporal, daqueles que a gente não se cansa com o tempo. A marcenaria divide os espaços escondendo a cama e funciona ainda como apoio para organizar revistas. Até o degrau foi aproveitado como gaveta!


Mesa = Sala de Jantar. Parede preta voltada para a cozinha = horta vertical e suporte p/ temperos.
Precisa mais?






Confesso que achei o máximo terem tirado esta foto com a cama desarrumada! Tudo para mostrar que mesmo com a cama praticamente dentro da sala, a meia parede em marcenaria é suficiente para garantir um certo nível de privacidade. Tudo bem, dá para ver a cama da sala, mas certamente ela não vai ser o centro das atenções, principalmente porque como a varanda tem acesso através da cozinha, a parte social da casa acaba se voltando para o fluxo estar-jantar-cozinha-varanda nesta planta.



E a varanda é uma delícia! Pequena e muito funcional como todo o apartamento.




Lembram o que eu disse sobre a área de serviço? Ela fica logo ao lado da entrada.
Tem uma cortina na mesma cor da parede como porta. Linda deste jeito, nem precisava!



É como sempre digo: Nos apartamentos pequenos vemos verdadeiras lições de design!! Fico achando engraçado meus clientes quando eles me veem olhando suas quitinetes e dizendo: "este espaço é ótimo, dá para a gente fazer três ambientes, quatro ambientes!!" Eles me olham rindo e dizem: "Você é a primeira pessoa que diz que este espaço é grande..." Mas a realidade é que estes espaços pequenos têm sempre um grande potencial e os resultados são sempre muito transformadores. É empolgante!!!

Grande abraço a todos!!!

10 comentários:

  1. Eu que o diga né, Carla.
    Eu fui uma dessas pessoas. Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo Thatiane!! Mas você até que não ficou muito surpresa, já tive alguns muito mais descrentes!!! Rsssss. Beijos!!!

      Excluir
  2. Eu que o diga não é, Carla?? Hehehe

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Adorei como ficou esse apê, mesmo sendo super pequeno ele ficou parecendo gigante!
    A parte que mais gostei foi da parede com hortinha vertical e os temperos dispostos direto na parede :D

    Bjs

    http://meuprimeiroapezito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla,
    Adorei o apezinho! Aquela gaveta degrau é uma ótima ideia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Noooossa que apê lindo, é pequeno, mas muito confortável e não falta nada neh?
    Amei, também gosto muito da planta aqui de casa, é pequeno, mas o desenho é super aproveitável!

    Bjss

    http://www.caseiquerocasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii tudo bem, amiga? Espero que sim! O apartamento é maravilhoso e as estampas retrôs são lindas! Ando com vontade de colocar uma assim na minha cozinha. bjssss

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!
    Lindo!!! Amei tudo!
    Tem concurso lá no blog... e gostaria muito de ver sua casa linda participando e inspirando a todos!!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  8. djefeline24/6/15

    Oi. Qual o ladrilho da cozinha?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!