blog de decoração - Arquitrecos: Cabeceiras para cama box: criativas, funcionais e feitas para economizar espaço .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Cabeceiras para cama box: criativas, funcionais e feitas para economizar espaço

Praticamente unanimidade na decoração dos quartos, o uso de cama box é sinônimo de conforto e economia de espaço. Isso sem deixar de destacar um aspecto muito importante deste tipo de cama que é a liberdade para soltar a imaginação e criar a sua cabeceira personalizada. Este tipo de cama permite que o espaço seja melhor aproveitado e que as cabeceiras façam parte da arquitetura do ambiente, integrando o móvel ao espaço de uma forma mais orgânica, além de possibilitar que se agreguem novas funções aos espaços das laterais e da cabeceira.

Este projeto é um exemplo desta integração da cabeceira com o mobiliário: Observem que os nichos aproveitam o encontro do armário (com portas de espelho) e a cabeceira da cama, permitindo que este espaço lateral seja usado como uma pequena bancada. A cadeira em material transparente contribui para que o volume visual seja suavizado.

Imagem: Casa Abril


O projeto abaixo tem o mesmo princípio da cabeceira revestida em madeira, mas nas laterais foram fixados criados mudos no mesmo material, liberando o piso, recurso que reforça a impressão de que o espaço é maior. Uma parede em gesso na mesma profundidade do painel criou um nicho horizontal com iluminação indireta, o que faz com que o espaço pareça mais largo.

Imagem: Casa Abril


Imagem: Casa Abril
O painel de cabeceira é uma excelente alternativa para layouts com cama sob a janela, pois funciona como um acabamento natural para a base das cortinas e para garantir a simetria da composição, pois observem, a  janela não está centralizada, mas o uso do painel de cabeceira na mesma cor da parede e da cortina diminui esta impressão.

Imagem: Casa e Jardim


Cabeceiras funcionais, com criado embutido são ideais para aqueles que precisam de muitos itens junto à cama e fazem questão de organização e uma decoração sem excesso de elementos no quarto.

Imagem: Pinterest


Imagem: Pinterest


Painéis em madeira funcionando apenas como cabeceira e apoio para pequenos objetos e quadros formam um belo contraste com a parede e preservam a pintura nesta área.

Imagem: Referans Design blog


Além disso a faixa horizontal proporciona a ilusão que o quarto é mais largo.

Imagem: Referans Design blog


Várias são as possibilidades de acabamento para os painéis, produzindo efeitos diversos.

Imagem: Casa Claudia


Uma faixa estampada cheia de cor com acabamento em espelho garante bastante personalidade à cabeceira e faz deste elemento o ponto de destaque da decoração.

Imagem: Casa Abril


Entre as alternativas em madeira as tábuas em madeira de demolição criam um ambiente aconchegante com um toque de rusticidade além do colorido fantástico da madeira natural. 

Imagem: Pinterest


O acabamento em laminado de madeira é um fundo perfeito para uma decoração clean e sofisticada.
Os veios na vertical acentuam a altura do pé direito fazendo com que pareça mais alto..

Imagem: Casa Claudia

...e os veios na horizontal fazem o espaço parecer mais largo como mencionamos antes. Outra dica: O painel deve preferencialmente ter altura suficiente para acomodar os travesseiros e deixar pelo menos uma faixa aparente da madeira de pelo menos 10 cm.

As cabeceiras em painel são a base perfeita para embutir uma iluminação indireta criando um efeito muito confortável e um novo cenário para a decoração do espaço. 

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Pinterest


Os painéis alcochoados são ideais para quem tem o hábito de ler antes de dormir, proporcionando um encosto confortável, além das diversas possibilidades proporcionadas pela grande variedade de tecidos. Sugiro sempre cores neutras ou estampas geométricas simples (listras, por exemplo) para facilitar no momento de coordenar com a roupa de cama, ampliando as opções de composição.

Imagem: Casa Abril


Uma simples prateleira é uma opção suficiente para dar acabamento à cabeceira sem altos custos. O princípio básico é que seja instalada na largura de toda a parede. Para incrementar o efeito a prateleira funcionaria ainda como acabamento ideal para um papel de parede ou pintura para marcar a área.

Imagem: Casa Abril


Em resumo: Mil possibilidades para deixar a imaginação solta!

Grande abraço a todos!

9 comentários:

  1. Super criativas as idéias para as cabeceiras.. adorei.. o meu ficou um painel de madeira com uma prateleira.. :)

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    Adorei as ideias. Minha cama box ainda não tem cabeceira e já está precisando ser trocada, por estar velhinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo28/6/15

    primeira visita em seu blog e amei, estou para construir uma kitinet para mim e peguei ideias, tenho 20m² para cosntruir quarto, sala cozinha, banheiro e area para lavar roupas e vi sua idéia bom por demias, aii não resisti já vasculhei bastante coisa. valeu, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!!!
      Um post que pode te interessar bastante, de onde pode tirar várias ideias:
      http://www.arquitrecos.com/2013/04/projeto-arquitrecos-solucoes-para.html
      e no facebook:
      https://www.facebook.com/arquitrecos/photos/pcb.839582972793919/839582939460589/?type=1&theater

      Grande abraço!!

      Excluir
  4. Parabéns! Blog inovador e cativante!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, bem cômodas!

    ResponderExcluir
  6. amei tudo,muito prático e inovador

    ResponderExcluir
  7. Adorei essas dicas e decorações super lindas.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!