blog de decoração - Arquitrecos: Prateleiras nas alturas: o arremate perfeito! .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Prateleiras nas alturas: o arremate perfeito!

Um aliado perfeito na solução dos problemas de falta de espaço são as prateleiras altas, aproveitando geralmente aquela altura entra a face superior da porta e o teto. Parece um espaço inútil ou que para nós não seja viável utilizar, mas acreditem, é muito útil, especialmente para organizar itens que não usamos com frequência como coleções, objetos de decoração, livros... você pode até pensar que não tem grande quantidade destes itens, mas em todo o projeto em que coloquei estas prateleiras elas foram super funcionais, além de proporcionarem um efeito de "arremate" perfeito à decoração, aplicável a todos os ambientes como poderão perceber nas imagens do post.

Nesta cozinha americana a prateleira foi destacada pelo fundo escuro da parede contrastando com a cor clara dos objetos em porcelana formando um elemento decorativo marcante.

Imagem: Casa de Valentina


A prateleira instalada sobre a janela da sala de estar funcionou como acabamento para a cortina suavizando o seu efeito na decoração.

Imagem: Casa Abril


Nas duas imagens abaixo a prateleira funcionou como um suporte para expor orgulhosamente as coleções dos respectivos moradores. O lugar é perfeito, pois expõe os objetos com segurança sem ocupar áreas úteis preciosas que utilizamos no dia a dia.

Imagem: Casa de Valentina

Imagem: Casa de Valentina


As prateleiras superiores são ainda aliadas ideais para suavizar pés direitos altos ou para delimitar a troca de revestimentos ou pinturas em paredes, formando um acabamento preciso.

Imagem: Referans Design Blog


Apesar das prateleiras ocuparem todas as paredes, observem que as prateleiras superiores são as responsáveis por delimitar sutilmente os espaços, dando continuidade aos acabamentos. 

Imagem: Referans Design Blog


Esta parede com pintura tipo lousa ficaria completamente diferente sem a prateleira, que deu continuidade à linha superior da porta e ainda proporcionou uma base interessante para o colorido das panelas penduradas, explorando tanto a face superior quanto inferior de suas superfícies. Genial!

Imagem: Casa Abril
 Abaixo mais dois exemplos de acabamento com a prateleira: no primeiro a prateleira alinha as faces superiores de portas e janelas reduzindo o efeito compartimentado da parede. Neste caso para que este efeito fosse otimizado a parede superior ainda poderia ter sido pintada de branco por exemplo.


Imagem: Casa e Jardim


E no segundo a prateleira funciona para "quebrar" o efeito delgado do pilar lateral resultante do pé direito alto, suavizando as proporções da composição. Observem que mais uma vez a referência foi a face superior da abertura do acesso à cozinha. Esta continuidade das linhas dos materiais é muito importante para que o efeito esperado seja alcançado. Pura mágica da decoração!!! 

Imagem: Delikatissen


Grande abraço a todos!!!! 

7 comentários:

  1. Oi Carla!
    Adorei a postagem!
    Tenho um problema com iluminação na minha cozinha...a lâmpada central não ilumina a pia formando uma sobra! Então a minha ideia é colocar uma prateleira com iluminação direta em cima da janela da pia ;)
    Vou seguir o modelo da penúltima imagem...espero que fique perfeita ;)
    Beijus!!!

    ResponderExcluir
  2. É uma ideia e tanto para armazenar e expôr. Mas tem de manter tudo arrumadinho rs.
    Bjka

    ResponderExcluir
  3. As inspirações são lindas. Eu já tinha planejado colocar esse tipo de prateleira no banheiro, bem acima do espelho.

    Beijinhos
    meuape509.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Dei uma sumida mas tô de volta! Feliz em saber que tudo aqui continua tão inspirador! bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu amo decorar com prateleiras Carla. Gosto de expor meus vasinhos, meus livros, meus trabalhos, só que aqui em casa ainda não tenho nenhuma assim tão alta.
    Eu tinha no projeto da cozinha nova em cima da janela, mas no final resolvi tirar, pois achei que não ia ser muito funcional e na fase que estou de querer o menos possível para limpar a desisão foi tomada.
    São lindas inspirações, gosto de sempre ver possibilidades para os usos das coisas na decoração.
    Não descartei totalmente o uso de prateleiras altas pelo resto da casa. Só falta inspiração para um projeto legal.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. SUPER chique, super tudo! É o arremate perfeito, sem dúvida.
    Inclusive estou querendo colocar algumas na minha sala de jantar, mais ainda não encontrei inspirações... Carla, se puder me ajudar, ficarei imensamente agradecida.

    Beijos!
    http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Anônimo28/5/22

    Qual distância deve ficar em relação ao teto?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!