blog de decoração - Arquitrecos: setembro 2014 .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 30 de setembro de 2014

As múltiplas possibilidades do sofá grafite + Pesquisa de Mercado Arquitrecos

Existem alguns itens na decoração que são praticamente impossíveis que a gente não tenha uma preferência particular. Isso porque a prática e a experiência vivida ao longo dos anos te ajudam a distinguir as opções que melhor se adaptam a um conjunto de variáveis importantes como a facilidade de integrar o objeto ao espaço, a facilidade de manutenção, o conforto... e por aí vai.

E neste sentido o sofá é um móvel muito importante na decoração de um espaço, especialmente por suas dimensões que comprometem uma grande área e por sua função que exige conforto e praticidade na limpeza. Por alguns destes motivos eu tenho a cor grafite como minha preferida para revestimento de sofás (inclusive na minha casa..rss). E o tecido, quanto mais algodão tiver, melhor. Além de ser uma cor linda, é um fundo perfeito tanto para cores vibrantes quanto para cores neutras.

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Made Tea Party

Observem que na maior parte das imagens predominam paredes, teto e cortinas brancas. Isso é uma característica importante na escolha da cor do sofá. Ele tem uma forte presença no ambiente, mas o entorno em cores claras, aliado a toques de cor suaviza o conjunto da decoração.

Imagem: Coco + Kelley


Grafite claro + tons pastéis. Lindo!

Imagem: My Scandinavian Home


Grafite escuro + cores vibrantes + preto&branco. Super moderno. 

Imagem: Design Sponge

Mas, como tudo em decoração, o uso do grafite nem sempre é unanimidade em minhas escolhas. Algumas variáveis como a largura do espaço, a quantidade de luz natural, as cores dos móveis e acabamentos do restante do ambiente, me levam em outras direções repetidas vezes. Na hora de escolher a sua cor a intuição deve ser levada em consideração!

Imagem: Design Sponge


Ainda assim nada impede que uma parede do ambiente tenha uma cor escura, principalmente em espaços com piso em madeira, um tom natural que "aquece" visualmente.  

Imagem: Arquitetura e Construção

Imagem: Delikatissen

O ambiente abaixo eu tinha que deixar por último porque sei que vai gerar opiniões controversas... A opção aqui foi criar um ambiente quase cenográfico com piso e parede em concreto natural e sofá grafite. A ousadia do uso de cinza em tons tons diferentes? Surpreendente!! Um caso típico em que as cores escuras criam um ambiente aconchegante. E sinceramente, acho que a intenção era exatamente "apagar" um pouco o interior para que a vista ficasse em evidência. Enfim: Puro luxo!!

Imagem: Arquitetura e Construção

E como sei que não fazemos uma Pesquisa de Mercado daquelas há um tempinho, vou escolher sofás em tamanhos, modelos e tons de cinza bem variados para vocês compararem.


PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Sofá grafite
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)

(este é o meu sofá - mega recomendo, é muiiiiiito confortável)


(Dimensões: 80x220x96cm)


(Dimensões: 71x205,9x90 cm)



(Dimensões: 73x220x84 cm)


(Dimensões: 74x160x80 cm)



Grande abraço a todos!!!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Longarinas multifuncionais!

Se existe algo que me impressionou nas minhas férias foi, deixando de lado as obras interminadas, a qualidade do mobiliário, especialmente as longarinas das salas de espera dos aeroportos brasileiros por onde passei. O material utilizado foi em sua grande maioria o aço inox, e apesar de ter ficado um pouco na dúvida a primeira vista, achei o mobiliário super confortável, o que é muito importante especialmente neste tipo de edifício onde as esperas costumam ser longas.

  


E quando penso em móveis confortáveis, bonitos e versáteis, fico logo imaginando uma maneira de utilizá-lo de uma forma mais ampla. A melhor maneira de trazer este benefício para a nossa realidade é um tipo de uso em que as longarinas são super utilizadas: as salas de espera! A variedade de usos é incrível: clínicas, escolas, consultórios, escritórios, salões de beleza... enfim, para qualquer área que necessite de um espaço de espera confortável e cheio de estilo, afinal o aço inox é um material que se adapta muito bem a qualquer estilo de decoração.


O projeto abaixo é um exemplo perfeito da integração das longarinas com a decoração de uma clínica médica, projeto da designer de interiores Lena Almeida do Blog It Decor.Observem a bela mistura do aço inox com os demais materiais como madeira e vidro, o que aliado a um belo paisagismo integrou as longarinas ao ambiente.








E se quiser ter a sua, a Modernidade Móveis tem várias opções com modelos em aço inox ou aço cromado, o que permite uma boa variação de valor (praticamente a metade do preço!!) com efeito muito parecido, sendo que as opções em aço inox são especialmente indicadas para áreas próximas ao litoral por serem mais resistentes aos efeitos corrosivos da maresia. Para as áreas mais centrais do Brasil indico o cromado com tranquilidade.














Grande abraço a todos!!



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Colar de crochet lindo e fácil de fazer!

Quem convive comigo sabe que eu adooooro um acessório...Quer dizer, um não, vários! Rsss. Adoro anéis, colares, brincos... quanto mais cores melhor. Gosto do quanto este colorido traz personalidade à mais simples das produções. Então quando encontro opções de colares do tipo Faça Você Mesmo como este, simples de executar e com um efeito super colorido eu fico super animada!!!

O material não poderia ser mais simples: Dois pedaços de corrente no comprimento que se adapte à circunferência de seu pescoço e três cores de lã, que no meu caso acho que substituiria por uma linha grossa de seda (daquelas para bordar sabem?), que além de dar um brilho bonito não esquentaria o pescoço (Brasília é quente!!! Rsss).


O efeito final é lindo não é? Com uma linha de seda ficaria um luxo!! 


A corrente também pode ser substituída por dourado ou prateado.


O acabamento é simples, feito na própria lã e uma argola.


Para a trança, três linhas agrupadas por cor.


A trança vai abrindo à medida que o colar chega à metade e fechando até o final para ficar simétrico.




No final, a partir das argolas, uma trança simples com as três cores forma uma alça longa, que permite regular o comprimento do colar. Eu amei este modelo!!!


Agora imaginem este colar nestas linhas de seda lindas? Amo!!!


Grande abraço a todos!!!!


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Prateleiras nas alturas: o arremate perfeito!

Um aliado perfeito na solução dos problemas de falta de espaço são as prateleiras altas, aproveitando geralmente aquela altura entra a face superior da porta e o teto. Parece um espaço inútil ou que para nós não seja viável utilizar, mas acreditem, é muito útil, especialmente para organizar itens que não usamos com frequência como coleções, objetos de decoração, livros... você pode até pensar que não tem grande quantidade destes itens, mas em todo o projeto em que coloquei estas prateleiras elas foram super funcionais, além de proporcionarem um efeito de "arremate" perfeito à decoração, aplicável a todos os ambientes como poderão perceber nas imagens do post.

Nesta cozinha americana a prateleira foi destacada pelo fundo escuro da parede contrastando com a cor clara dos objetos em porcelana formando um elemento decorativo marcante.

Imagem: Casa de Valentina


A prateleira instalada sobre a janela da sala de estar funcionou como acabamento para a cortina suavizando o seu efeito na decoração.

Imagem: Casa Abril


Nas duas imagens abaixo a prateleira funcionou como um suporte para expor orgulhosamente as coleções dos respectivos moradores. O lugar é perfeito, pois expõe os objetos com segurança sem ocupar áreas úteis preciosas que utilizamos no dia a dia.

Imagem: Casa de Valentina

Imagem: Casa de Valentina


As prateleiras superiores são ainda aliadas ideais para suavizar pés direitos altos ou para delimitar a troca de revestimentos ou pinturas em paredes, formando um acabamento preciso.

Imagem: Referans Design Blog


Apesar das prateleiras ocuparem todas as paredes, observem que as prateleiras superiores são as responsáveis por delimitar sutilmente os espaços, dando continuidade aos acabamentos. 

Imagem: Referans Design Blog


Esta parede com pintura tipo lousa ficaria completamente diferente sem a prateleira, que deu continuidade à linha superior da porta e ainda proporcionou uma base interessante para o colorido das panelas penduradas, explorando tanto a face superior quanto inferior de suas superfícies. Genial!

Imagem: Casa Abril
 Abaixo mais dois exemplos de acabamento com a prateleira: no primeiro a prateleira alinha as faces superiores de portas e janelas reduzindo o efeito compartimentado da parede. Neste caso para que este efeito fosse otimizado a parede superior ainda poderia ter sido pintada de branco por exemplo.


Imagem: Casa e Jardim


E no segundo a prateleira funciona para "quebrar" o efeito delgado do pilar lateral resultante do pé direito alto, suavizando as proporções da composição. Observem que mais uma vez a referência foi a face superior da abertura do acesso à cozinha. Esta continuidade das linhas dos materiais é muito importante para que o efeito esperado seja alcançado. Pura mágica da decoração!!! 

Imagem: Delikatissen


Grande abraço a todos!!!! 

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Camuflando (e embelezando) a área de serviço.

A falta de espaço é uma das maiores provocadoras das soluções mais criativas, isso vocês já sabem. Este projeto que encontrei no Portal Terra é um exemplo extremo de criatividade em aproveitamento de espaço, pois, acreditem, as duas portas de armário que aparecem na área de jantar camuflam uma área com tanque de lavar roupas e máquina de lavar! Na outra lateral ainda acomodaram discretamente uma geladeira para que não ficasse aparente na sala. 





E não há limites! As máquinas de lavar estão migrando pela casa, avançando pelas áreas disponíveis sem preconceito! E nós ainda temos a vantagem da Lava e Seca, ou seja, com um único equipamento resolvemos o problema sem ocupar tanto espaço quanto os americanos por exemplo, que usam a lavadora e a secadora separadamente.

Imagem: Assim eu Gosto

Nas cozinhas isso já tem sido usado com grande frequência, principalmente em quitinetes.

Casa Abril


Sobrou um cantinho no banheiro? Aproveite, pois por ser uma área molhada é super indicado para ter uma máquina e um nicho disponível neste espaço é um algo raro.

Imagem: Delikatissen


E claro: Se tem espaço para uma área de serviço, que ela seja nada convencional!!!

Imagem: Eclectical vintage


Imagem: Pinterest


Imagem: Referans Design Blog

Grande abraço a todos!!!