blog de decoração - Arquitrecos: Espelho na janela. Por que não? .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Espelho na janela. Por que não?

Especialmente em reformas de banheiros, onde são encontradas as maiores limitações nos pequenos espaços disponíveis, é um permanente desafio otimizar o layout de maneira que o espaço fique funcional e confortável. Uma das soluções inusitadas que posso mencionar como exemplo é quando a única alternativa viável é instalar a bancada de pia sob uma janela existente. O que poderia ser um problema na realidade se transforma em uma excelente solução de projeto!! Isso porque a instalação do espelho do banheiro em frente à janela permite um excelente aproveitamento da luz natural, especialmente para quem gosta de se maquiar no banheiro. 

Este é sem dúvidas o meu preferido!! O espelho consiste em um armário de pequena profundidade com fixação nas duas paredes laterais. A janela se tornou um coadjuvante, sem perder os benefícios da ventilação e iluminação naturais.

Imagem: UOL Mulher

Outra característica importante que permite que a instalação da pia sob uma janela é o uso das instalações de água e esgoto distribuídas através do piso e a torneira de bancada. Assim não corremos o risco de precisar de uma coluna vertical de água para a instalação do lavatório ou um furo na parede. Nesta alternativa o espelho solto foi fixado no espaço entre as duas janelas, valorizando a simetria. Observem os pontos de água e esgoto no piso sob a bancada.

Imagem: Achados de Decoração

Outra alternativa inteligente para a instalação do espelho: Nas duas imagens abaixo foram instaladas barras horizontais de aço no eixo da janela. A alternativa libera espaço para abertura da janela e manuseio da cortina quando necessário.

Imagem: Achados de Decoração


Imagem: Pinterest

Nesta bancada dupla os suporte dos espelhos de moldura preta consistem em tubos que partem do teto e têm um afastamento da janela que permite a abertura do modelo pivotante. 

Imagem: Casa Abril

Neste projeto os espelhos são fixados através de cabos de aço instalados dentro do vão da janela. Como podem perceber ficam praticamente imperceptíveis!! 

Imagem: Cafofo fino

E se a melhor opção for camuflar a janela por não ser centralizada ou ter um desenho incompatível com o ambiente uma alternativa é o uso de persianas com acabamento translúcido que ocultam a estrutura da janela, mas ainda permitem a ventilação e iluminação naturais. O restante da parede revestido de espelhos contribui para esconder o efeito da persiana, formando um conjunto integrado.

Imagem: Comprando meu Apê

Espelho fixado através de um tubo em uma das laterais para liberar a abertura da janela.

Imagem: Decoração de Apartamentos

E se no seu caso a janela dá acesso a um lindo jardim de inverno... para que espelho? 

Imagem: Altenburg

A regra, ou melhor, a "não regra" tmbém vale para as penteadeiras! A iluminação poderia ser melhor?

Imagem: Bangalô




10 comentários:

  1. Gostei da ideia! E lindas as imagens!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Cada banheiro lindo...amei o da Casa Abril...quero reformar o de casa!!! rss
    bjin
    http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla,
    Amei as ideias!!! Pena que não tenha uma janela ajeitada para colocar um espelho aqui em casa, pois adoraria ter bastante luz ao me maquiar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Quando eu tiver meu closet, com certeza minha penteadeira vai ficar na frente da janela...

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17/7/14

    Muito legal essas bancadas de banheiro... outro dia vi também uns muito lindos no site atelierindustrial.com. Esses são maravilhosos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ideias super originais! Gostei bastante.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante essas ideias!!!! Adorei o post,

    ResponderExcluir
  8. Amei. Vou reformar o banheiro e não sabia o que fazer com a janela. Agora já sei! Vou colocar o espelho . Lindos esses banheiros!!!

    ResponderExcluir
  9. Gente, essas ideias salvaram minha vida, estou reformando um banheiro de uma casa antiga que a bsncada fica debaixo da janela, e eu estava querendo retirar a janela! Quanta burrice. Gratidão

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!