blog de decoração - Arquitrecos: julho 2014 .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Chuveirão no quintal

Estranho falar de chuveirão com este frio que está fazendo estes dias... mas uma coisa é certa: para quem tem um pequeno quintal ou terraço, mas não tem espaço suficiente para uma piscina, instalar um chuveirão é uma solução infalível! Isso porque dá para pegar um pouco de sol (com a devida proteção ok?) e depois se refrescar com uma ducha deliciosa. A parte legal é que nem sempre é necessário ter instalações especiais para fazer o chuveiro. Já existem modelos que podem ser simplesmente acoplados a mangueiras!! E claro, vocês sabem que eu vou procurar alguns modelos para indicar para vocês...

E para quem tem piscina então? Indispensável!! Vamos às ideias!!

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Pontto Lavabo 


Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Kika Reichert


Imagem: Pinterest


Imagem: The Guardian


Imagem: 2 Modern


Imagem: Casa Abril


Imagem: Casa Abril


Imagem: Chic Decó


Imagem: Blood and Champagne


Imagem: Casa Abril

 E tinha que mostrar esta imagem!! É simplesmente um chuveiro acoplado a uma mangueira de jardim enrolada aos galhos das árvores. Me digam se isso não é quase poético minha gente?

Imagem: Forma Plural

Imagem: Deco Ideias

E aproveitando a mesma ideia, outros chuveirões estilosos que funcionam acionados com uma simples mangueira de jardim. Simples e criativo!!

Imagem: serenity in the garden

Imagem: serenity in the garden

E em matéria de chuveiro portátil tinha que destacar este modelo da Poeira Design que tem lojas no Rio de Janeiro e São Paulo. Não consegui informações sobre compra on line, mas vocês podem ter mais informações direto no site que está nos links sob as fotos. Vi um modelo mais simples no Decora da GNT, mas não consegui encontrar nada na internet, de jeito nenhum...



O chuveiro do Decora era este aí abaixo, mas o site não informa a marca, infelizmente.

Imagem: Decora GNT

Vou continuar procurando!!
Grande abraço a todos!!




terça-feira, 29 de julho de 2014

Churrasqueiras compactas + Pesquisa de Mercado Arquitrecos

Atualmente o hábito de receber os amigos em casa tem se tornado tão frequente, que assim como o advento das varandas gourmet em apartamentos, as churrasqueiras tem se tornado um dos objetos de desejo mais incluídos em projetos de reforma mesmo em quintais de áreas reduzidas. Isso porque é possível fazer uma boa churrasqueira em um pequeno espaço desde que exista a possibilidade de fazer uma boa exaustão e pelo menos uma pequena bancada com pia para manuseio dos espetos.

E para demonstrar esta ideia com bastante simplicidade, nos dois primeiros exemplos das três fotos abaixo, a churrasqueira usada é um modelo pré moldado, daqueles comprados prontos em lojas de materiais de construção. Simples assim! E para garantir que a bancada seja funcional no dia a dia ainda é utilizada como apoio para jardinagem, concentrando uma pequena área para organizar e manusear vasos para plantas e ervas.

Imagem: Minha Casa

Imagem: Minha Casa

Imagem: Casa e Jardim


Uma alternativa intermediária e igualmente eficiente é a execução de uma churrasqueira de bancada e a instalação de uma coifa em aço galvanizado. O conjunto fica mais leve, mas acho importante a instalação de pelo menos um vidro temperado em uma das laterais como na primeira foto para evitar que faíscas do carvão causem algum tipo de acidente durante o acendimento.

Imagem: Casa e Jardim

Uma característica comum aos três exemplos é o uso do tijolo refratário no fundo da área correspondente à churrasqueira para suportar a variação térmica. 

Imagem: Casa de Valentina


Este quintal é um exemplo perfeito de solução informal e funcional gastando pouco. Uma churrasqueira de bancada + coifa + bancada de pré moldado de concreto. Perfeito para um quintal sombreado.

Imagem: Casa Abril


Confesso que a minha alternativa preferida é camuflar totalmente a coifa da churrasqueira. Prefiro quando o conjunto da churrasqueira compõe um bloco retangular. Considero simples e uma base perfeita para uma grande variedade materiais como o cimento queimado, o ladrilho hidráulico e uma infinidade de alternativas.

Churrasqueira camuflada em bloco revestida em cerâmica vintage

Imagem: Casa Abril


Churrasqueira camuflada em bloco com pintura texturizada

Imagem: Casa Abril

Imagem: A Boutique de Ideias


Churrasqueira camuflada em bloco revestido em madeira.

Imagem: Casa Abril

Imagem: Aline Arquitetura


Churrasqueira camuflada em bloco revestido em cimento queimado 

Imagem: Casa Abril


Churrasqueira camuflada em bloco revestido em cerâmica terracota

Imagem: Adriana Andugar


E há ainda quem prefira camuflar tudo!! Para isso é sempre possível concentrar a churrasqueira e a bancada em um bloco com porta (ou não) de forma que no dia a dia seja parte de um espaço usado de outra maneira formando um conjunto discreto.

Imagem: Casa Abril 


Imagem: Pinterest


PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Churrasqueiras
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)



Churrasqueira Concreto Pré-Moldado Estrela 74cm com 20 Peças Atacadão



Churrasqueira Concreto Pré-Moldado Mini Baby 50cm 17 Peças Atacadão


GRILL MANUAL 5 ESPETOS

Grande abraço a todos e...





quinta-feira, 24 de julho de 2014

Iluminação portátil e descomplicada: a vez dos abajures e luminárias.

Que a iluminação tem relação direta no efeito da arquitetura e da decoração de interiores, isso já não é novidade para ninguém... aqueles tempos em que um ponto único centralizado no ambiente era suficiente já é coisa do passado. Isso porque a iluminação e os diversos "cenários" que ela proporciona, já são parte da nossa rotina e contribuem tanto na funcionalidade quanto no conforto de nossa casa. Afinal não é todo dia que queremos o ambiente inteiro aceso, de vez em quando nos basta uma luz indireta, uma luz para leitura, valorizar um ambiente específico... 

E para possibilitar esta versatilidade da iluminação programável sem necessidade de obra, nada melhor que usar abajures ou luminárias de piso que demandam nada mais que simples tomadas para sua instalação. 


As luminárias de piso, que são chamadas ainda de luminárias de chão ou colunas, são as minhas preferidas. Isso porque têm um formato que considero escultural, funcionam muito bem para delimitar ambientes e tem uma altura estratégica para serem instaladas em pequenos espaços, como por exemplo um sofá ao lado de uma bancada de trabalho. Proporcionam uma posição atrás e no alto da cabeça de quem está no sofá e uma altura ideal sobre a bancada de trabalho sem ofuscar a visão.

Entre as luminárias de piso temos as de desenho moderno e simples que complementam a decoração em qualquer estilo como o modelo abajur de pé Sirius com estrutura em alumínio e altura de 178cm.






Luminárias em polipropileno como o modelo Lótus são muito esculturais (têm um ótimo preço!)  e um efeito muito bonito quando acesas, proporcionados pela característica leitosa do material que é super lavável. Valorizam o mais simples dos espaços instantaneamente!






Luminárias em arco com base de mármore são perfeitas para proporcionar iluminação de efeito, principalmente quando o foco deve ser central a uma altura média como uma mesa de jantar, um espaço de estar ou um ambiente de leitura.




Luminária Phoenix




Os abajures (ou luminárias de mesa) são uma solução mais simples, mas igualmente eficiente. São bem mais usadas que as luminárias de piso porque têm menor volume e a grande variedade de modelos fez com que deixassem de ser lembradas como uma mera luz de cabeceira, sendo itens indispensáveis em qualquer decoração.

E claro, eu não poderia deixar de começar com o modelo de Abajur Sirius, que assim como o modelo de piso, é como um pretinho básico que não pode faltar, se adapta e complementa com muito charme qualquer decoração, em qualquer estilo.




Luminária de Mesa Sirius Preta 


Os modelos divertidos em cores e materiais alternativos são ideais para personalizar projetos modernos  com muito estilo. Este modelo de abajur por exemplo é feito em madeira e usa lâmpada fluorescente.







Este próximo modelo me deixou fascinada tanto pelo design arrojado quanto pela economia de energia. Olhando assim de frente a gente não entende muito bem o efeito, mas quando olha em outro ângulo... UAU!! Uma luz indireta e cheia de efeito. É fabricada em madeira e as lâmpadas são em LED (amarela ou branca e já inclusas). Funcional e decorativa.

Abajur OZ





Grande abraço a todos!!