blog de decoração - Arquitrecos: Quintais pequenos cheios de inspirações para você aproveitar + Pesquisa de Mercado Arquitrecos: Jardins Verticais .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Quintais pequenos cheios de inspirações para você aproveitar + Pesquisa de Mercado Arquitrecos: Jardins Verticais

Para começar temos que destacar o privilégio que é ter um pedacinho de quintal para chamar de seu!! Na minha opinião um quintal está para uma casa como uma varanda está para um apartamento. Antigamente ter um quintal significava apenas um espaço aberto para as crianças, ou para criar seus pets com maior espaço e conforto; atualmente ter um quintal siginifica muito mais!! Criar microespaços para que ele seja funcional para toda a família sem perder a sua característica principal de espaço aberto é o grande desafio que nas imagens abaixo vamos apreciar e quem sabe, pescar algumas idéias?!

Na primeira imagem o quintal descoberto se transformou em um prolongamento do espaço interno e funciona principalmente como uma área de lazer com churrasqueira e um deck para distribuir mesas ou o que a situação pedir. Decks modulares comprados prontos em home centers são excelentes opções para evitar obras e garantir a drenagem natural do terreno sem pavimentar a cobertura natural.

Imagem: Referans Design Blog


Neste quintal a opção adotada foi cobrir uma parte do espaço com um pergolado de madeira com fechamento em vidro e usar o canteiro existente como assentos extras para a mesa. Observem que somente a área coberta foi pavimentada e que abaixo do pergolado existe uma abertura sobre o muro para garantir a ventilação cruzada. O policarbonato alveolar tem características térmicas que podem funcionar muito bem neste tipo de projeto garantindo o conforto térmico.

Imagem: Referans Design Blog


As duas próximas imagens são do mesmo espaço sob dois pontos de vista. Destaque para o jardim feito com vasos, a banheira vintage reaproveitada como um pequeno aquário ao ar livre com plantas aquáticas e a divisaõ da área em dois micro espaços para leitura e convivência.

Imagem: Blog da Reforma

Imagem: Blog da Reforma

Este quintal consiste basicamente em uma passagem valorizada pelo caminho de pedra marcado pelos vasos com ficus e o espaço com jeitinho de bistrô com mesas e cadeiras de madeira para áreas externas.

Imagem: Blog da Reforma


Um projeto com a proposta similar de aproveitar um espaço de passagem incorporando um banco à área.

Imagem: FGR Urbanismo


Mais simples impossível: O pequeno quintal ficou o puro aconchego com a composição da cor azul na parede de fundo + jardim de vasos + cadeira de madeira + rede em cor contrastante. Outro detalhe interessante foi o aramado feito com bambu para funcionar como base para as trepadeiras que com o tempo vão revestir o muro.

Imagem: Pinterest


Um belo terraço de apartamento pode ser chamado de quintal, por que não? Adorei o aproveitamento do desnível do spa para um banco (que pode funcionar como baú) no mesmo acabamento em madeira do deck, com assento em futton e confortáveis almofadas formando o encosto. 

Imagem: Casa Abril

A ideia do banco foi usada neste projeto para aproveitar toda a parede de fundo deste quintal. Aliado à mesa com sombreiro e os demais assentos se torna um espaço muito versátil para usar como uma área perfeita para as refeições e para receber os amigos. As trepadeiras no muro fazem um fundo perfeito.

Imagem: Casa e Jardim

Este quintal é contíguo a um quarto e se integra perfeitamente a ele através das grandes portas de correr. Funciona como um aconchegante espaço com destaque para o jardim vertical e o discreto chuveirão.

Imagem: Casa e Jardim


Este entra para a categoria quintais fofos. O destaque aqui são as hortas delimitadas por cercas em madeira em cores vibrantes e o piso em grama.

Imagem: Decorando Casas


Este projeto compõe um conjunto de propostas simples: Deck de madeira, móveis confortáveis, reaproveitamento dos canteiros existentes, caminho em placas de concreto e jardim vertical. Simples e bonito.

Imagem: Houzz


E para quem acha impossível ter uma piscina em quintais pequenos, que tal investir em um espelho d'agua com maior profundidade? É mais decorativo que uma banheira quando voltados para a área social da casa e funciona muito bem nos dias de calor. Discretos jardins verticais quebram a monotonia do muro branco.

Imagem: Exterior Decorado

A mesma ideia do espelho d'agua usado como piscina foi adotado no projeto das suas imagens abaixo: Ele ocupa o espaço central do muro e divide dois micro espaços de estar no quintal. Na segunda imagem uma visão do espaço através da área interna da casa, claramente integrando os espaços interno/externo e mantendo uma área com piso gramado para garantir uma temperatura agradável tanto no piso quanto na ventilação natural. Muito importante: Quanto mais pavimentado mais quente o espaço.

Imagem: Idea Projetos

Um degrau dentro do espelho d'agua garante o conforto extra, funcionando como assentos para simplesmente apreciar o espaço em dias quentes e segurança para as crianças.

Imagem: Idea Projetos


Quer ter um vaso treliça para chamar de seu? Olhem só o que eu achei por aí!!!

PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Jardins Verticais
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)


Módulo com 03 vasos - Designer Ronan & Erwan Bouroullec - 70 x 220cm











Grande abraço a todos!!!



11 comentários:

  1. Não faltam opções pra transformar o espaço esquecido num ambiente charmoso, q aumenta a área de lazer da casa! Amei todas as sugestões... pela simplicidade, amei aquele com paredão azul e a rede pink!

    Beijão e ótimo restinho de feriado!

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  2. Lindos e inspiradores. Vendo as fotos, vemos que não é tão difícil transformar um ambiente, ainda que seja pequeno.
    Passe lá no blog para conferir a entrevista com Vero Kraemer do blog Além da Rua Atelier, falando sobre empreendedorismo na arte. Vale à pena conferir!

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/06/empreender-com-arte-entrevista-com-vero.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  3. Que espaços exteriores lindos! Eu adorava ter um espaçinho assim:) :)
    Gostei de todos sem excepção!
    Bom fim-de-semana!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  4. Walkiria17/2/15

    Oi Carla, adorei o seu bog, mais ainda, o muro de pedras da primeira imagem.
    Eu tenho uma casinha de madeira, na região serrana da grande BH, fica num vilarejo muito visitado por conta da estrada real. Pensando em reproduzir algo da arquitetura de cidades históricas, é possível fazer um muro como esse, de predras, já com cara de antigo?! Pretendo depois, na decoração, usar elementos modernos para quebrar a rusticidade. O que acha?

    Abs,
    Walkiria

    ResponderExcluir
  5. Olá, Parabéns pelo Blog! Sou da empresa Gramas Nobre, conte conosco para dicas e
    informações sobre como:

    Grama preço por m2
    Grama Bermudas
    Grama Bermudas
    Grama Esmeralda
    Gramas para Campo de futebol

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla, sempre estou dando uma olhadinha no seu Blog, comecei com um grupo no face (adoro tudo que se refere a arquitetura, decoração, paisagismo), sou sua fã.Beijokas!
    https://www.facebook.com/groups/decorandoavida/
    http://apaixonadosporarquiteturaedecoracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela matéria e pelo Blog.
    Entre no meu de Cupom de Desconto/ depois se puder. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Realmente fantásticos, sou apaixonada por plantas e é incrível o que bons profissionais de arquitetura conseguem fazer com pequenos espaços,ficam perfeitos!!

    ResponderExcluir
  9. Vale a pena investir para ter um espaço assim, adoro plantas, elas não apenas decoram mas transformam o ambiente ao seu redor.
    http://fibrillare.com.br

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!