Páginas

terça-feira, 10 de junho de 2014

O aconchego (e funcionalidade!!) da cozinha de roça na sua casa

Adoro como nos dias de hoje as pessoas têm se preocupado em criar um clima aconchegante e introduzir memórias afetivas na decoração de suas casas. Como fico feliz que as pessoas tenham desistido daquela arquitetura de interiores com jeito de show room de loja, tudo muito impessoal e padronizado!!! Projetar tem sido uma experiência a cada dia mais gratificante, pois a rotina das pessoas e todas as lembranças acumuladas por suas vidas são características determinantes de seus projetos!! O resultado? O projeto reflete o morador e de cada história um estilo diferente acontece. É uma delícia!!!

E por falar em delícias, tenho como minha memória mais marcante os meus tempos da infância vividos nas férias na casa de meus avós. O cheiro de lenha, andar descalço, comida de vó... E os elementos decorativos daquela época se traduzem hoje em elementos muito funcionais e cheios de charme. Querem ver como?

Para começar uma cozinha com revestimentos modernos e elementos vintage como a cômoda, prateleiras e a bancada de azulejos portugueses. Panelas e utensílios a mostra, prático, tudo sempre à mão.

Imagem: Arquitetura e Construção

Piso de tijolos e prateleira de madeira com temperos expostos com simplicidade.

Imagem: Casa de Valentina


Aqui é tudo roça!! Fogão a lenha, piso de pedra, forro em crochet... tudo por perto, todo mundo perto!

Imagem: Blood and Champagne 

O que pode ter mais clima de roça que este tipo de porta dividida ao meio? Eu adorava estas portas quando era criança!! Na realidade eram muito usadas no interior para que os animais do quintal como as galinhas, não entrassem em casa e ainda se pudesse manter a ventilação e a vista do quintal. Se eu morasse em casa com quintal certamente teria uma porta assim na cozinha, me lembra tanta coisa boa!!!

Imagem: Made Tea Party

Mais elementos interessantes neste estilo: panelas penduradas, cestos, mantimentos em vidros diferentes, muita madeira... 

Imagem: SFGirl


Imagem: Kika Reichert


Imagem: SFGirl

Este é um excelente exemplo deste estilo repaginado. O fogão a lenha é bem clássico, revestido em cimento queimado. O toque moderno é dado pela coifa para resolver o problema da fumaça.

Imagem:Referans Design Blog


Estes três projetos abaixo mostram versões atuais das cozinhas de roça adaptadas a casas de férias ou áreas de lazer. O fogão a lenha é comum a todas elas e têm fotos em detalhe.

Projeto Ernesto Tuneau - Imagem: Casa e Jardim

Projeto Ernesto Tuneau - Imagem: Casa e Jardim


Projeto Fernanda Neiva - Imagem: Casa e Jardim

Projeto Fernanda neica - Imagem: Casa e Jardim


As latas de leite são uma verdadeira viagem no tempo para mim.

Projeto Flávia Machado - Imagem: Casa e Jardim

Projeto Flávia Machado - Imagem: Casa e Jardim 


Nas cozinhas modernas uma excelente maneira de adotar o estilo é usar paneleiros de teto e ilha composta por mesa de madeira com base para panelas, louças e utensílios.

Imagem: Icety


Outro elemento que tem praticamente o endereço da casa de meu avó é este paninho pendurado na parede para organizar colheres e conchas. Uma pena que não tenha uma foto daquele tempo para mostrar a vocês!!

Imagem: Casa Abril

E que tal uma versão moderna do mesmo oragnizador usando tábuas de madeira e tecido: Muito fofo!!

Imagem: Casa e Jardim

Grande abraço a todos com cheiro de infância!!!

7 comentários:

  1. Uma mais linda que a outra!!! Amei!!!Beijoooos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/6/14

    Dois blogs que tem estourado... o depósito santa mariah e o seu.
    È muiiiiito prazeroso abrir e apreciar, conhecer,sonhar, viajar, despertar a criatividade, habilidades,experimentar na nossa casa.
    Amo!!!
    Andréia

    ResponderExcluir
  3. Sonho com uma cozinha neste estilo...
    bjk

    ResponderExcluir
  4. Jane2/6/18

    Onde eu compro esse suporte? Gostaria de usar como um cabideiro sem o porta talheres

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Você vai encontrar produtos bem similares a este no Depósito Santa Mariah: https://www.depositosantamariah.com.br/casa-mariah/organizadores/
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Anônimo15/9/19

    Muito lindas.Gostaria de ter uma cozinha tão linda assim

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!