blog de decoração - Arquitrecos: Jardins de Inverno - Várias soluções para este dilema de decoração. .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 6 de maio de 2014

Jardins de Inverno - Várias soluções para este dilema de decoração.

Em 80% das vezes que vou à casa de um cliente que tem jardim de inverno este espaço é visto como um grande elefante branco na arquitetura. A origem do problema é quase sempre atribuída à dificuldade em decidir de que maneira o espaço será utilizado. Se vai ser coberto ou não, se vai funcionar como uma passagem, se uma função vai ser atribuída àquele espaço... em resumo: quase sempre a resposta para o problema está com o próprio morador, pois a maneira que a rotina diária e as atividades da família funcionam é que definem o uso dos espaços. 

Originalmente o jardim de inverno tem a função de garantir ventilação cruzada para o interior dos ambientes das casas, especialmente em lotes estreitos ou casas geminadas onde não é possível grandes aberturas para o exterior. Se o jardim de inverno tiver dimensões suficientes para funcionar como um ambiente de  estar ou lazer é uma excelente alternativa, mas se ele garantir apenas a contemplação de um espaço bonito, cheio de verde... sem problemas!! Que a natureza venha para dentro de casa!

Nesta primeira imagem o jardim de inverno foi coberto com um fechamento translúcido (vidro ou policarbonato) para garantir boa iluminação e funciona como uma sala de jantar. Um terraço marroquino dentro de casa, clima garantido pelo uso da cor azul no piso.

Imagem: 79 Ideas


Um jardim de inverno ocupando toda a largura do quarto faz o ambiente parecer bem maior. A privacidade é garantida pelas grades de madeira que podem funcionar como base para trepadeiras.

Imagem: Casa e Jardim


Esta é uma versão de um clássico jardim de inverno na sala. Mesmo com pequenas dimensões (aproximadamente 1,80 x 2,00m) acomodou perfeitamente uma rede transformando o espaço em um ambiente de relaxamento. Já imagino uma fonte para embalar um cochilo gostoso...

Imagem: Lojas KD


Um jardim de inverno ao longo área de ventilação das janelas de uma construção térrea garante um corredor perfeito para contemplação do verde dentro de casa e reduz a temperatura da brisa refrescando o ambiente interno. As fontes são perfeitas para este tipo de espaço pelo mesmo motivo.
 
Imagem: Casa Abril


E se o jardim de inverno for parte da decoração da casa? Para garantir esta qualidade nada melhor que uma bela parede de azulejos decorados ou ladrilho hidráulico. Irresistível!!

Imagem: Casa Abril


E falando em decoração... este jardim vertical junto a estas grades decoradas na parede... Perfeito! 

Imagem: Casa e Jardim


Um aspecto importante para que um jardim de inverno realmente funcione como tal é que ele tenha acesso através do nível do ambiente interno, no máximo um pouco mais baixo e acessível através de degraus. Peitoris em volta do espaço deixam a área inacessível e com um aspecto de confinamento que não combina com o propósito deste ambiente.

Imagem: Maira Morem


Um banco é um convite perfeito para usar o jardim de inverno com o devido conforto. Outro acerto são os decks de madeira e pedrisco, que permitem que o jardim de inverno seja pavimentado.

Imagem: Tá Decorado


E não poderia mencionar um dos clássicos do jardim de inverno: Os espaços sob as escadas!! Quando se trata de uma casa grande, que não necessita do aproveitamento deste espaço, é uma alternativa perfeita, pois valoriza o desenho escultural que a maior parte das escadas tem.


Imagem: Casa e Jardim


E aí? Encontrou alguma solução aplicada ao seu jardim??

Grande abraço a todos!!!

 

7 comentários:

  1. Adorei essas áreas, algumas me lembram criativas agências de publicidade, ótimos lugares pra trabalhar!

    ResponderExcluir
  2. Ambientes maravilhosos parabéns pelo blog !!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Parabéns pelo Blog! Sou da empresa Gramas Nobre, conte conosco para dicas e
    informações sobre como:

    Grama preço por m2
    Grama Bermudas
    Grama Bermudas
    Grama Esmeralda
    Gramas para Campo de futebol

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, achei muito interessante, conteúdo prático e objetivo. Era tudo que eu tava procurando. Quando sai novas publicações?

    Att,

    Patrícia Souza.

    Tags: Comprar grama sp,
    Comprar grama cotia sp,
    Comprar grama campinas sp,
    Comprar grama barueri sp,
    Comprar grama guarulhos sp,
    Comprar grama mogi das cruzes sp,
    Comprar grama sorocaba sp,

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de um palpite como decorar Jardim de inverno que tem piso normal pois não quero colocar grama sintética bem dek e pedras mais não sei como fazer.
    Sera que tem como deixar meu jardim com cara de Jardim?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Quando os jardins de inverno possuem pisos que não são bonitos eu sempre sugiro usar pedras como seixos em tamanho grande como estes da última foto, pois além de preencher bem a superfície, não oferece risco de entupir os ralos, oferecendo uma boa drenagem. Para garantir o acesso você pode colocar algumas unidades de decks de madeira, para facilitar na hora da manutenção. E para as plantas o mais fácil é usá-las em vasos, para não demandar quebra de piso. No post você tem exemplos lindos de jardins de vasos.
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  7. GOSTARIA DE SABER SE A PORTA DE UM JARDIM INVERNO ,O VIDRO PODE SER VERDE? OU TRANSPARENTE?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!