blog de decoração - Arquitrecos: Fogueiras no quintal, diversão garantida! .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 19 de março de 2014

Fogueiras no quintal, diversão garantida!

Um tempinho atrás um amigo me disse que tinha um sítio próximo a Brasília, onde se refugiava nos finais de semana para fugir da correria da cidade. Me identifiquei muito com a situação, pois os melhores momentos da minha infância se passaram no interior, curtindo a vida na roça e todo o relaxamento que ela proporciona. 

Desde então tive vontade de propor a ele que fizesse uma fogueira como um ambiente de uso permanente, especialmente no inverno. Pode existir um espaço mais aconchegante? E para aumentar ainda mais este desejo de fazer um ambiente assim, visitei a casa de uma cliente aqui em Brasília que é simplesmente perfeita para a instalação de uma fogueira ou um "fogo de chão". Observem quantas são as alternativas nos mais diversos estilos (e preços!!).

Fogueiras rústicas: Para começar minhas preferidas, pouca intervenção no relevo, se acomodando à área existente: o chamado fogo de chão, muito usado no sul do país e que tem jeitinho gostoso de roça:


Na foto anterior o próprio paisagismo integra o espaço à natureza e o conforto é garantido pelos estofados revestidos em tecido impermeável. Na imagem abaixo um piso de pedra com simples cadeiras em torno do buraco da fogueira. Atração especial: Iluminação com lanternas para não perder o clima.



Seria capaz de passar horas a fio sentada em uma destas cadeiras só observando a vida passar!!



Fogueiras com dupla função: Duas alternativas um pouco mais elaboradas, com caixa em pedra,e funcionam perfeitamente tanto para aquecer no inverno, quanto para usar como uma churrasqueira rústica.





Fogueiras urbanas: Nas primeiras imagens foram usados recipientes como vasos de concreto ou cerâmica refratária e pedras vulcânicas, que são interessantes porque não produzem fumaça.





Alguns escritórios de design propõem fogueiras em chapa metálica, que podem ser facilmente encomendadas a um bom serralheiro sem muitos gastos. E são muito elegantes e decorativas.









Espaços fogueira: Ambientes completos podem ser definidos em meio ao paisagismo de um terreno através da execução de bancos ao redor do aconchego de uma fogueira.

Imagem: Casa e Jardim

Imagem: Casa e Jardim




Outra vantagem da fogueira é que com poucos gastos a casa ganha um novo espaço de lazer, o que com uma churrasqueira ou forno a lenha demanda uma infraestrutura bem maior. 






Fogueira tem ou não cara de festa? Perfeita para reunir os amigos para conversas animadas.

Imagem: Elle Decor









Poderia ser mais simples?


Foi embora o tempo que fogueira só acontecia no São João!! Rssss

Grande abraço a todos!!

(e se eu convencer algum cliente a fazer a próxima fogueira, vocês serão os primeiros a saber tá??)


16 comentários:

  1. E vc chegou a propor ao seu amigo que crie um espaço assim no sítio? Depois que ele vir este post ele vai fazer com certeza... o ambiente fica mesmo festivo e acolhedor... e com a chegada do friozinho... uma delícia!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fogueira sempre lembra um ambiente de festa e aconchegante. É delicioso fazer uma roda de conversa ou de violão com cantoria junto de uma fogueira... hummm. E agora vem outono e as noites ficam bem propícias pra isso!!

    Beijos,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla!
    Fogueira é uma coisa da minha infância, sempre gosto.
    Imagens lindas vc postou, parabéns!
    Tudo de bom.
    bjus
    www.ateleiprovence.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. ADOREI vou fazer uma pra mim!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua ideia, tenho um chacara em brasilia, e comecei hoje mesmo fazendo o projeto com foqueira no chao, no qual utilizei roda de caminhao e bloquetes de cimento.

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua ideia, tenho um chacara em brasilia, e comecei hoje mesmo fazendo o projeto com foqueira no chao, no qual utilizei roda de caminhao e bloquetes de cimento.

    ResponderExcluir
  7. Estou querendo fazer uma fogueira na piscina para uma festa mas não tenho muita certeza de como alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela! Acho que a alternativa mais fácil seria você comprar um vaso de concreto em um modelo mais aberto, o que geralmente é encontrado em viveiros de plantas e paisagismo. Tem um site que ensina a fazer o seu próprio vaso de concreto usando cimento: http://www.assimquefaz.com/ver-tutorial/como-fazer-uma-linda-foqueira-de-concreto
      Grande abraço!!

      Excluir
  8. Anônimo27/7/17

    Tenho uma Bacia de concreto, preciso passar algum impermeabilizante na parte interna ou apenas colocar as pedras vulcânicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!
      Não é necessário impermeabilizar, vi em um passo a passo que é importante ter uma grelha abaixo das pedras vulcânicas para garantir a ventilação. Veja o passo a passo neste site: http://www.assimquefaz.com/como-fazer-uma-linda-foqueira-de-concreto/

      Grande abraço!

      Excluir
  9. Boa noite..... ai que delicia tudo issooooooooooo... Tem para indicar algum local onde posso comprar prontinho??qualquer um dos modelos? beijos

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber qual a profundidade necessária para fazer uma fogueira com dupla função com caixa em pedra e qual o tipo de pedra a ser usada, tenho um espaço que é gramado em minha chácara e acho que ficaria bem legal. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Amo curto muito uma roda na companhia de uma fogueira.
    Maravilhoso contato direto com a natureza.

    ResponderExcluir
  12. Quero muito fazer no quintal de casa, mas tenho uma dúvida
    Será que o bloquetes de concreto resiste ao2 fogo?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!