blog de decoração - Arquitrecos: Escadas-estante ou Estantes-escada? .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 28 de março de 2014

Escadas-estante ou Estantes-escada?

Uma frase por resumir todo este post: Otimização de espaços. Soluções alcançadas com um bom projeto, proporcionando o aproveitamento do espaço, em todas as suas dimensões. Se o programa de um projeto abrange diversas funções em área reduzida, o uso de mobiliário versátil é a melhor solução. Exemplos perfeitos de tudo isso são estes três projetos, o primeiro de um site americano cujo arquiteto não consegui identificar, o segundo de um escritório de arquitetura inglês para uma antiga casa vitoriana e o terceiro de um arquiteto sul coreano para um casal com filhos pequenos.


ESCADA ESTANTE INTEGRADA À SALA

Este projeto é muito interessante porque literalmente tira partido das linhas horizontais da escada para integrá-las completamente a este pequeno espaço em um cantinho da sala. As linhas de degraus continuam acima da escada fazendo com que ela praticamente fique escondida na parede. O segredinho aqui é que as prateleiras que ficam nos degraus da escada são mais estreitas que as superiores, evitando que o espaço dos degraus fique limitado. A escada ocupa em planta baixa um espaço de aproximadamente 0,90 x 2,40m apenas, acreditam?








ESTANTE BIBLIOTECA

Projeto do escritório Levitate, esta estante biblioteca ocupa uma área muito pequena, com uma planta baixa que estimo em aproximadamente 1,40 x 2,40 m e ainda permite que a parte inferior da escada seja utilizada pelo cômodo ao lado. O pé direito é bem alto, acredito que ultrapasse os 3,00m. A ideia aqui é expor a maior quantidade de livros e permitir que as pessoas sentem nos degraus para a leitura. Perceberam que se trata de uma Escada do tipo Santos Dummont de que já falamos aqui?







ESCADA-ESTANTE-PLAYGROUND! 

O projeto abaixo foi feito para um casal de sul coreanos e vi no site da Casa e Jardim. Além de funcionar como acesso ao pavimento superior a escada super divertida permite que os livros fiquem bem ao alcance dos filhos, conta com um escorregador e aproveita a parte inferior como um escritório e área de leitura. Genial! Projeto do Arquiteto Moon Hoon.




ESCADA ESTANTE TUDO DE BOM

Esta já mostrei aqui no blog e tem quase o mesmo princípio do primeiro projeto acima, e para mim é uma aula de design funcional e aproveitamento de espaço. Tinha que mostrar de novo, pois tem tudo a ver com este post não acham?



Grande abraço a todos!!! 

Um comentário:

Agora me contem o que acharam do post!!