blog de decoração - Arquitrecos: março 2014 .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 31 de março de 2014

Cristaleiras multiuso... mesmo!

Para começar a semana alegrando os olhos com coisas bonitas, uma seleção de um móvel queridinho de qualquer decoração: as cristaleiras, que ultrapassaram os limites da cozinha e funcionam perfeitamente para organizar livros, dar um jeitinho no escritório, para expor e organizar louças, coleções e tudo mais que a imaginação mandar... até sapatos, por que não?!!!






















Imagem: Pinterest




Grande abraço a todos!!! 

sexta-feira, 28 de março de 2014

Escadas-estante ou Estantes-escada?

Uma frase por resumir todo este post: Otimização de espaços. Soluções alcançadas com um bom projeto, proporcionando o aproveitamento do espaço, em todas as suas dimensões. Se o programa de um projeto abrange diversas funções em área reduzida, o uso de mobiliário versátil é a melhor solução. Exemplos perfeitos de tudo isso são estes três projetos, o primeiro de um site americano cujo arquiteto não consegui identificar, o segundo de um escritório de arquitetura inglês para uma antiga casa vitoriana e o terceiro de um arquiteto sul coreano para um casal com filhos pequenos.


ESCADA ESTANTE INTEGRADA À SALA

Este projeto é muito interessante porque literalmente tira partido das linhas horizontais da escada para integrá-las completamente a este pequeno espaço em um cantinho da sala. As linhas de degraus continuam acima da escada fazendo com que ela praticamente fique escondida na parede. O segredinho aqui é que as prateleiras que ficam nos degraus da escada são mais estreitas que as superiores, evitando que o espaço dos degraus fique limitado. A escada ocupa em planta baixa um espaço de aproximadamente 0,90 x 2,40m apenas, acreditam?








ESTANTE BIBLIOTECA

Projeto do escritório Levitate, esta estante biblioteca ocupa uma área muito pequena, com uma planta baixa que estimo em aproximadamente 1,40 x 2,40 m e ainda permite que a parte inferior da escada seja utilizada pelo cômodo ao lado. O pé direito é bem alto, acredito que ultrapasse os 3,00m. A ideia aqui é expor a maior quantidade de livros e permitir que as pessoas sentem nos degraus para a leitura. Perceberam que se trata de uma Escada do tipo Santos Dummont de que já falamos aqui?







ESCADA-ESTANTE-PLAYGROUND! 

O projeto abaixo foi feito para um casal de sul coreanos e vi no site da Casa e Jardim. Além de funcionar como acesso ao pavimento superior a escada super divertida permite que os livros fiquem bem ao alcance dos filhos, conta com um escorregador e aproveita a parte inferior como um escritório e área de leitura. Genial! Projeto do Arquiteto Moon Hoon.




ESCADA ESTANTE TUDO DE BOM

Esta já mostrei aqui no blog e tem quase o mesmo princípio do primeiro projeto acima, e para mim é uma aula de design funcional e aproveitamento de espaço. Tinha que mostrar de novo, pois tem tudo a ver com este post não acham?



Grande abraço a todos!!! 

quarta-feira, 26 de março de 2014

O charme das cadeiras na Decoração - Cadeiras famosas!

Se existe um objeto de decoração que nos permite um enorme número de possibilidades é a cadeira! Faz uma grande diferença principalmente porque geralmente é usada em maior quantidade, formando um conjunto visual determinante do estilo da decoração. Adoro a variedade de estilos existente no mercado e um aspecto que é determinante pra que a cadeira resista aos modismos e seja atual com o passar do tempo é um bom design. Destaque para três modelos a venda na Modernidade Móveis que estão fazendo o maior sucesso!!!

CADEIRA FRANCESINHAoriginalmente pensada para ambientes austeros,  nasceu há 80 anos e volta à cena em versão original e repaginada, com Design retrô. Possui grande influência no mercado europeu e é ideal para decoração vintagepodendo compor ambientes internos e externos, especialmente cafés, cervejarias, entre outros. Tem sido muito usada na decoração pelo design com aspecto industrial, pela durabilidade e por ser muito versátil, podendo inclusive ser empilhada. Está até em um dos cenários da novela "Em Família" da Rede Globo.






CADEIRA SLICK - Produzida em prolipropileno com fibra de vidro, através de processo de injeção a gás com tecnologia de última geração, possuem tratamento UVA e UVB que evita que a cor desbote se exposta ao sol, o que permite o uso em ambientes externos como áreas de lazer, piscinas, livings, e todos os outros que a imaginação mandar. 
Sua variedade de cores possibilita criar composições divertidas e criativas, sem fugir do conceito de design e prezando o conforto, originalidade e praticidade. Um pequeno orifício no assento evita acúmulo de água. Super resistente, suporta até 150 kg. A cadeira slick  é a cadeira do BBB. Big Brother Brasil!











CADEIRA STRIPE - Moderna e ergonomicamente correta, é bem mais que uma cadeira, é uma peça de design inusitada no visual e generosa no conforto. Com tratamento UVA e UVB que evita que a cor desbote se exposta ao sol, permite o uso em ambientes externos. Assim como a cadeira Slick possui um orifício no assento evitando o acúmulo de água. Super resistente, suporta até 150 kg.
O modelo também foi usado na decoração do Big Brother Brasil!




  












terça-feira, 25 de março de 2014

Organizadores de cozinha - Meu porta tampas de armário + Pesquisa de Mercado

Nem falei para vocês ainda, mas meus armários de cozinha estão prontos!! Ainda estou mostrando assim aos pedacinhos porque ainda não foi entregue a bancada de granito... mas meus suportes para utensílios e panelas já estão devidamente pendurados nas paredes, então já está quase tudo pronto! 

Exatamente porque pendurei as panelas tive que pensar em uma maneira de organizar as tampas sem ocupar muito espaço nos armários... baseada em ideias que já compartilhei na fan page do blog encontrei este suporte para tampas para instalar sem furos nas portas dos armários. Mas eis que um probleminha aconteceu... por dentro tudo bem, mas...


As portas simplesmente não fecham! E confesso que este suporte aparecendo nos meus armários novos não era exatamente o que eu queria. É necessário ver o seu tipo de porta antes de adotar este modelo. Acredito que funcione em porta de embutir no móvel e não de sobrepor como as minhas.


Mas para quase tudo existe solução!! Então peguei uma serrinha, retirei os suportes e instalei uma dobradiça para fixar o suporte na porta. Prontinho! Dois furinhos e nada mais!


DICA IMPORTANTE 01:  o suporte parafusado permite regulagem da altura de instalação (para que seja possível guardar tampas maiores sem prejudicar o fechamento da porta). 
DICA IMPORTANTE 02: é necessário que as prateleiras estejam recuadas pelo menos 5 cm das portas para dar espaço às tampas sem problema para as portas.


Tcharan!!! Duas portas para seis tampas!! Ficou show!



Para quem tem espaço dentro do armário o mesmo tipo de suporte pode ser usado.

Imagem: Pinterest

Para ter o seu próprio suporte não se preocupem, pois encontrei modelos que já são feitos para parafusar, prontinhos para instalar e, claro, vou dividir aqui com vocês na nossa Pesquisa de Mercado. Para quem tem apartamento alugado ou prefere não fazer os furinhos no armário ainda temos um improviso bem legal com suportes adesivos que funciona muito bem! Querem ver como? Adoro as mentes criativas!!

Imagem: Pinterest

Sim, isso mesmo que você entendeu, estes ganchinhos adesivos super fáceis de achar. Moleza!



Outra opção velha conhecida são puxadores instalados no interior das portas:

Imagem: Soluções Domésticas

O resultado também fica muito bom!

Imagem: Martha Stewart



PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Suporte para tampas de panela
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)





(capacidade: 04 tampas)


(capacidade: 03 tampas)

(capacidade: até 08 tampas)


Com organização a gente faz milagres em termos de espaço.
Estou aprendendo, um dia chego lá... rsss

Grande abraço a todos!!!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Luminária solar - Alternativa sustentável e eficiente + Pesquisa de Mercado

Semana passada conheci este modelo de luminária em um sítio e fiquei impressionada com a eficiência luminosa e economia de energia que ela proporciona. Esta luminária capta a energia solar durante o dia através de uma célula fotovoltaica e durante a noite um sensor fotossensível acende automaticamente uma fonte de iluminação de LED! O mais interessante é que este dia estava bastante nublado, mas assim que começou a escurecer a luminária funcionou perfeitamente.




Especificações da Luminária: A Luminária Solar é um produto ecologicamente correto, alimentado por energia solar através de um painel que converte a luz do sol em energia elétrica carregando a(s) bateria(s) interna(s) durante o dia. Um sensor fotossensível acende a Luminária Solar automaticamente ao escurecer, devendo ser instalada em local que recebe o máximo de luz solar. A fonte de iluminação é em LED QUENTE/AMARELO superbrilhante, que pode permanecer aceso por até 10 horas após carga de um dia inteiro de sol. 

Esta econômica luminária solar é incrivelmente fácil de instalar e usar, sendo do tipo "espeto" bastando fincar no solo sem necessidade de nenhum ponto de eletricidade. No caso do local que visitei ela tem um benefício extra, pois o acendimento automático das luminárias da área externa dão a impressão que existem moradores na casa. Perfeito para casas de chácaras e sítios que são usados somente nos finais de semana ou para casas em geral no período de férias.


São vários os modelos e preços como vocês podem ver abaixo:

Imagens: Ecoforce




Imagem: Bradesco Compras


Imagem: Ponto Frio

Imagem: Ponto Frio


O modelo abaixo estava esgotado em quase todos os sites que visitei, o que dá para entender, pois o design é bem interessante para áreas externas, integrando ao projeto de paisagismo.




Imagem: Brasutil


E estas luminárias solares imitando o desenho de pedra?
Geralmente sou contra imitações, mas tenho que confessar que amei estes modelos!!!

Luminária de Jardim Solar Tipo Pedra Key West - Brasutil - R$ 28,65


Imagem: Brasutil





Este modelo com a libélula não consigo visualizar muito bem o efeito, mas de qualquer maneira é uma alternativa interessante que vale a pena registrar.






As vendas através de kits são alternativas ainda mais econômicas:


Imagem: Walmart

Grande abraço a todos!!!