blog de decoração - Arquitrecos: Abril 2013 .post img { max-width: 500px; height: auto;

domingo, 21 de abril de 2013

Sorteio Arquitrecos - ENFIM FÉRIAS!!!


Oi minha gente!!!! Estou aqui feliz da vida porque vou tirar férias!!!! Como sempre são curtinhas, dia 03/05 estou de volta, mas aproveito intensamente cada minuto então valem muito para mim!!! E para não deixar vocês abandonados que tal um sorteio? Lembram que eu disse que faria o sorteio de um quadrinho mega colorido de bastidor? Chegou a hora!!!

Então vamos ao que interessa, tudo simples, para participar não é necessário ter blog, basta seguir o Arquitrecos e ter um email a ser indicado no formulário. Mas quem tiver blog ou facebook ganha chance extra tá? As inscrições para o sorteio começam hoje e o ganhador será revelado em 03/05/2013. Vejam as regrinhas:
  1. Ser seguidor(a) do blog Arquitrecos (ali no menu lateral);
  2. Preencher o formulário abaixo com nome de seguidor, email e cidade;
  3. Promoção válida somente para endereços no Brasil;
  4. CHANCE EXTRA 01 - Para divulgação (com seleção Público) no facebook;
  5. CHANCE EXTRA 02 - Para divulgação em seu blog
  6. Para as duas chances extras basta acrescentar o link no formulário;
  7. Serão válidas inscrições feitas até as 23:59 h do dia 02/05/2013;
  8. Sorteio será feito pelo RANDOM em 03/05/2013.
Boa sorte a todos!!!



Formulário de participação no sorteio (Preenchimento obrigatório)


E para garantir a diversão, que tal dar uma olhada nos posts anteriores do blog? São quase 500 acreditam? Será que você já viu todos? Confira!!!

Por enquanto fui!!! Mas volto logo!!! Beijooooooooosss!!!!




quinta-feira, 18 de abril de 2013

Deck ou banco? Aproveitando todos os cantinhos da varanda

Queria mostrar para vocês duas maneiras inteligentes de usar o deck de madeira transformando o conjunto em parte do mobiliário em varandas ou quintais, espaços muito comuns em nossas casas e que às vezes ficamos sem saber como aproveita-los como área útil e realmente feitas para usar.

Uma forma criativa de instalar o ofurô na varanda ou quintal: Um deck de madeira com futtons aconchegantes e degraus funcionando como assentos extras. Com certeza é uma forma interessante de transformar um espaço pouco usado em uma atração espacial. Destaque para a mesa feita com bobina reciclada, perfeita para o café da manhã!! Eu usaria muitooooo!!



Para os pequenos apartamentos onde é inevitável ganhar centímetros preciosos fechando a varanda uma alternativa interessante e que rende muitos assentos extras é manter o espaço com características originais de varanda instalando um banco de madeira ao longo de toda a largura do espaço. Em dias de festa basta incluir duas pequenas mesas quadradas (ou redondas) e a farra está garantida com conforto!! De quebra o assento com tampa pode funcionar como baú, um espaço precioso para guardar o que precisar (a gente sempre precisa!!!).

Muito importante: Para instalação de bancos junto a janelas ou peitoris é INDISPENSÁVEL o uso de redes de proteção. Mesmo quem não tem crianças recebe visitas não é mesmo? Quer saber outro segredo? Ao contrário do que pensa a maioria a rede preta fica muito, muito mais invisível que a branca!!! E dura por mais tempo, pois não encarde...



Grande abraço a todos!!!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Adoro copas!!!

Isso não é mais segredo, afinal já falei especificamente deste espaço aqui no blog várias vezes... mas minha atração não é gratuita!! Prefiro o aconchego das copas, lugar de reunião, de encontros corridos no dia a dia com jeitinho de café da manhã... tenho uma preferência particular por copas que ocupam pequenos recantos, com bancos fixos, aproveitando cada centímetro do espaço. Perfeitas para aproximar as pessoas!!! Vejam que linda seleção de copas cheia de charme!!! Outros posts sobre copas AQUI, AQUI, AQUI e AQUI).


Esta primeira copa merece destaque porque a considero espetacular!!! Observem que ela consiste em uma ilha inserida na cozinha, mas uma divisória com vidro delimita o seu espaço. Equilíbrio entre integrar e compartimentar. Um luxo!!



Outra opção luxuosa, perfeita para funcionar como uma transição entre a cozinha e a parte social da casa aproveitando as paredes com estantes.



Um banco aproveitando o espaço sob a janela, uma mesa redonda e 02 cadeiras
 Uma copa como esta ocupa apenas 1 metro da circulação aproximadamente.




 Adotando o mesmo princípio um outro cantinho precioso devidamente aproveitado com charme.



Esta me deixou apaixonada!! Um cantinho super informal perfeito para reunir os amigos aproveitando um sofá em L, uma mesa de centro rústica e 02 cadeiras. Pode ser um dos ambientes da sala de estar, um ambiente na varanda, por que não? Se existe espaço disponível é um cantinho super interessante!!



Para finalizar uma copinha super simples e muito charmosa e colorida!
Este espaço deve ter no máximo 140 x 140 cm acreditam??



Adorei este cantinho com jeito de boteco dado pelas mesas e bancos altos e o revisteiro na parede.




Gostou? Vota na gente!!!



Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


Muito obrigada a todos!!!


terça-feira, 16 de abril de 2013

Porta guardanapos e talheres lindo e muito fácil de fazer!!!

Irresistível esta ideia do blog Shelterness: Um porta guardanapo e talheres que além de muito simples de fazer funciona ainda como porta talheres e marcador de lugares na mesa, bastando para isso imprimir o o nome da pessoa no desenho central que direciona as dobras.Sabe aqueles "Faça Você Mesmo" que não precisam nem de explicação e te dá vontade de sair correndo para fazer? Olha só isso e depois me contem: Por que nunca pensamos nisso antes??? rsssss. Divirtam-se!!!

Basta imprimir em impressora comum o tema no papel A4. Eu colocaria algo mais estampado, claro...rss .(Papel canson fica um pouco mais firme e tem uns tons lindos)



Segunda dobra centralizando o texto ou imagem...



Dobrar as laterais para o fundo para formar o bolso.
(Colar ou grampear, o que for mais simples)



E prontinho!!!! O bolso comporta os talheres e o guardanapo!!
Achei perfeito para aquelas ocasiões mais informais em que usamos guardanapos de papel.





Não fica muito fofo????? E como sei que vocês já me conhecem, talvez eu não fizesse uma estampa assim tão simples... então vou deixar uma opções de tags para que vocês soltem a imaginação!
(Cliquem nas imagens para ampliar e divirtam-se!!Só não me lembro de ontem tirei, desculpem!!!)













Grande abraço a todos!!!!!


sábado, 13 de abril de 2013

Móveis de Design: Meus preferidos, Dica de loja e Sorteio de uma adega estilosa até o dia 16/04!!

Boa noite a todos!!!! Ontem estava passeando pelo facebook altas horas da noite e eis que encontrei através do link de um sorteio a fanpage de um site de venda de móveis cheio de peças de design a ótimos preços: A Essência Móveis. E o que achei mais interessante foi a releitura de alguns clássicos atualizados pela cor ou pelo uso inusitado de outros materiais... Eu gostei muito e vocês sabem que quando encontro algo realmente legal indico mesmo!!! (não é matéria paga). Algumas fotos estão com o timbre da loja, pois retirei do respectivo site.

(Post publicado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)

Para começar, minha cadeira preferida no mundo... Cadeira Eames Wood!!
 No site da Essência ela leva o nome de Cadeira DKR Madeira - Designers Charles e Ray Eames





Cadeira Bertoia - Designer Harry Bertoia. Adorei a releitura da cadeira modernizada pela cor!
(a propósito adorei a cor e o preço!!!). Uma cadeira assim faz toda a diferença na decoração.




E a nossa velha conhecida Cadeira Panton? Você já tinha visto uma versão em ratan?
 Eu adorei porque tem um toque artesanal, perfeita para uma varanda descolada!




Esta é um clássico do design que assim como as outras nunca sai de moda!!(só não me agrada muito o conjunto com a mesa da mesma linha, prefiro que ela seja a atração principal em uma mesa simples)




Esta foi a poltrona que me levou ao site depois que vi uma foto no Facebook. Uma releitura muito elegante da poltrona Chesterfield. Detalhe perfeito dos pés torneados, um luxooooo!!!

Poltrona da coleção Mannes, MDesign, lançamento exclusivo na ABIMAD 2013



 Sempre adorei o trabalho em madeira desta poltrona que fica perfeita em qualquer estampa.
 Designer Vladimir Kagan




Tinha que mostrar esta cômoda, eu achei super moderna com estas pinturas de bandeiras nas gavetas, um móvel moderno com um toque retrô. Tem jeitinho de apartamento masculino não tem?



O site tem várias miniaturas de cadeiras de design e para mim merece atenção a MINIATURA da cadeira do designer brasileiro Flávio de Carvalho... Perfeita!!!


E ESTA ADEGA MINHA GENTE????

Alguém já tinha visto uma adega com este formato???? Não é muito fofa???




Corram no site da Essência Móveis e na Fanpage, vocês vão adorar!!
(preços pesquisados em 07/10/2013)
Grande abraço a todos e um ótimo fim de semana!!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cozinha ilusionista... show!!!

A principal característica que me fez guardar a imagem desta cozinha (que achei no blog húngaro Projekt Home) foi o uso do armário em fórmica, de linhas limpas, sem puxadores, alternativa perfeita de marcenaria para pequenos espaços. Mas eis que olhando melhor descobri outro grande segredo... A parede que divide a cozinha e a área de serviço é revestida em espelho!!! Observem que a cozinha simplesmente duplicou com este pequeno truque... o que é isso minha gente? Me belisca!!!! Não é o máximo??? 

DICA IMPORTANTE: O espelho deve ser instalado do piso ao teto, sem emendas, para que o efeito seja maximizado. E claro, não dá para colocar muitos enfeites no espelho, senão o truque já era!!


Outra importante característica desta cozinha é o uso do mármore no rodabancada revestindo todo o espaço entre bancada e armário. Quer ver outro truque? Além dos armários sem puxadores contribuírem demais para a impressão de espaço maior, observem que foram instalados até o forro (acreditem isso faz muiiiiiita diferença, principalmente na hora de limpar) e as linhas verticais do armário superior coincidem com as linhas do armário inferior. Muitos truques infalíveis!!! Detalhe de charme: Viram que o piso da área da mesa, que funciona como uma pequena copa, é diferente dos restante da cozinha? Simplesmente chique!

DICA IMPORTANTE: Armários sem puxadores e instalados até o teto para facilitar a limpeza e ampliar a altura do espaço.



Mistura que adoro: se temos armários de um lado, vamos às prateleiras do outro!! Perfeitas para expor objetos interessantes e deixar o espaço mais leve. Para esta parede basta pintura. 
Detalhe da mega rodabancada em mármore.



Isso sim é um projeto de cozinha minha gente!!! Entendem porque costumo dizer que os menores espaços encontramos as melhores soluções? Pouco espaço exige criatividade!!! Arrasou!!!

Grande abraço a todos!!!!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto Arquitrecos - Soluções para apartamento de 25 m2

Essa semana recebi um pedido especial de uma seguidora do blog daqui de Brasília e achei interessante porque trata de um assunto comum a muitos apartamentos, principalmente em setores residenciais próximos a áreas corporativas: os pequenos apartamentos de 25 metros quadrados. Aqui são muito comuns nas áreas nobres da cidade principalmente.

Para atender exatamente ao tipo de demanda de um morador ou casal este projeto procura otimizar os espaços, permitindo que se tenha uma boa área de armários sem deixar o ambiente confinado, o que prejudicaria a iluminação e ventilação do ambiente de dimensões reduzidas. Este projeto fiz especificamente para uma colega do trabalho e as demandas atendidas vou explicando abaixo. (CLICAR NAS FOTOS PARA AMPLIAR)

Para começar a planta baixa para que vocês tenham uma ideia do espaço. O apartamento tem 25 m2 e planta do tipo quitinete com ambientes integrados. Observar sempre neste tipo de projeto a circulação na base da cama junto ao armário, que para portas de correr pode ser de 50cm e a circulação principal (sala / quarto) que deve ter 80 cm no mínimo. A sala deve ter pelo menos 200 cm para viabilizar a abertura do sofá cama.





A proposta deste projeto foi a setorização dos usos garantindo uma boa quantidade de espaço para roupas devidamente organizadas tanto na parte inferior do armário divisória (roupas penduradas) quanto nas duas cômodas, uma localizada ao lado da cama e outra na sala, que pode funcionar para guardar roupas de cama, mesa e banho. Uma estante escrivaninha com bom espaço para livros foi instalada do outro lado da cama, junto à janela para garantir uma iluminação confortável e boa ventilação.



Na planta baixa podem observar que os móveis foram concentrados junto às paredes para que a circulação não ficasse prejudicada. A bancada da cozinha funciona como apoio para refeições no dia a dia e conta com dois assentos extras para as visitas. Alguns toques de cor garantem a personalidade do espaço sem poluir visualmente. O sofá cama garante espaço para acomodar duas visitas confortavelmente. Para isso, é necessário que o espaço entre a parede e o armário seja de 200 cm.

DICA DE DE ESPAÇO: Móveis junto às paredes + criação de assentos extras + sofá cama.



Importante observar que o armário divisória não encosta na parede da cortina para permitir que elas corram livremente e que proporcionem uma única superfície, o que colabora para ampliar o espaço.

DICA DE ESPAÇO: Continuidade nos acabamentos e dos revestimentos de piso e paredes.





Nesta vista interna podemos perceber melhor o volume do armário divisória que tem algumas particularidades importantes como o fundo cego (voltado para a sala) revestido em espelho, para colaborar com a impressão de ambiente maior. Encostado ao fundo um banco de madeira que pode funcionar como aparador, apoio para refeições, assentos extras para as visitas e como descanso para os pés usado como mesa de centro.

DICA DE ESPAÇO: Instalação de espelhos nas superfícies verticais e móveis multiuso.



Detalhe do espaço do quarto. O armário tem a parte inferior fechada com 1,10m de altura, ideal para pendurar roupas em cabides e garantir que a cama não fique muito exposta à sala. A escrivaninha lateral comporta livros e material de escritório, ocupa pouco espaço e o modelo é facilmente encontrado (ver pesquisa de mercado no fim do post). O cabideiro na parede é um aliado para pendurar as roupas usadas.

DICA DE ORGANIZAÇÃO: Para garantir que o espaço pequeno não fique caótico e seja funcional, o ideal é pendurar as roupas do cabideiro de parede em cabides e não diretamente nos ganchos.
 Fica charmoso!



Na cozinha o ideal é optar pela simplicidade nos acabamentos. Armários brancos, espaço para instalar o microondas na parede, liberando a bancada e azulejos de linhas leves instalados na altura da bancada para delimitar o espaço sem impactar demais na decoração. Geladeiras modelo slim são as ideais.

DICA DE DECORAÇÃO: Instalação de juta com cola branca na face inferior externa da bancada para evitar sujar as paredes com os pés com o uso dos bancos. Com a cola a juta fica perfeitamente impermeabilizada e não solta fiapos, comprovadíssimo!!



Este apartamento tinha um tanque estrategicamente instalado dentro do armário embutido (que aparece no canto inferior direito da foto abaixo), mas não foi possível dispensar a máquina lava e seca de roupas que fica instalada abaixo do cooktop elétrico de duas bocas, sob a bancada da cozinha. 

DICAS DE COZINHA: Para cozinhas compactas, caso não seja oferecido o gás encanado, a melhor opção é o cooktop elétrico, que não necessita de botijão de gás, que ocupa muito espaço. Importante ainda que a máquina lava e seca tenha altura máxima de 85cm para que seja possível a instalação sob a bancada que preferencialmente deve ter a altura de 90cm para garantir o conforto do usuário. Não esqueçam do ponto de água e esgoto para a máquina, uma pequena obra que vale a pena.



Detalhe do armário do quarto com parte inferior fechada para roupas penduradas e superior aberta para funcionar como estante. Um acessório que não estava previsto e foi sugerido pelo marceneiro foi este nicho central sob a TV onde ficam instalados os equipamentos (DVD, TV a cabo). O mais interessante é que este suporte gira junto com a TV, podendo ficar voltada para a sala e para o quarto.

DICA DE DECORAÇÃO: Nicho giratório para TV (sala / quarto) e armário inferior fechado para pendurar roupas (altura ideal: 110cm). IMPORTANTE: Portas de correr para ganhar espaço!!!



A cômoda da sala deve preferencialmente ter um desenho mais decorativo ou ainda uma cor para que contribua com a decoração do espaço sem que fique muito evidente o tipo de uso. Uma prateleira foi instalada no alto da parede ao longo de toda a sala para que se possa dispor pequenos objetos, coleções ou arquivos de documentos em caixas. Aproveitamento de espaço + decoração.


Vista do fundo do armário em espelho e banco multiuso. Face inferior do balcão da cozinha revestido em juta, destas que a gente compra em metro em papelarias. Cola branca e pronto!



Parede do quarto em detalhe: Para evitar perda de espaço com cabeceira simplesmente revesti a parede com papel de parede colorido, dando o efeito decorativo para o espaço. Sempre bom ter um espelho ao lado da cama acima da cômoda para que este canto funcione como um espaço para guardar cosméticos e perfumes que não devem ficar no banheiro devido à umidade.A escrivaninha compacta permite o uso do computador com conforto e a organização de livros e materiais de escritório. Mais uma vez a prateleira alta para ganhar espaço e "quebrar" um pouco o pé direito do espaço.

DICA DE ESPAÇO: Prateleiras altas!!



E aí, gostaram? Viram quantas dicas importantes podemos reunir em um projeto compacto?


PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Estante Escrivaninha

(98x208cm) - R$ 625,00





* para o uso como escrivaninha basta deixar de instalar a prateleira inferior e conferir a altura da prateleira de bancada que deve estar a 75cm do piso para acomodar adequadamente uma cadeira de forma ergonômica.




Gostou? Vota na gente!!!



Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


Muito obrigada a todos!!!