blog de decoração - Arquitrecos: Janeiro 2013 .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Arquitrecos no Programa Encontro com Fátima Bernardes. Post completo sobre organização de sapatos!!!

Boa noite a todos!!! Finalmente vou conseguir contar a vocês tudo que aconteceu nessa semana cheia de surpresas!!! Para começar recebi através do blog um comentário da produtora Patrícia Kappen do Programa Encontro com Fátima Bernardes pedindo informações a respeito do tema abordado no post Sapateira na sala é muito pratico e pode ser bonito. Conversamos por email e em seguida por telefone, ocasião em que ela me fez o convite para participar do programa ao vivo!!!! Frio na barriga, cabeça a mil e lógico, aceitei!!! Como perder uma oportunidade dessas? Conversamos sobre os detalhes e fiquei então na expectativa até o último momento, pois mesmo com tudo providenciado com todo o cuidado pela produção do programa, imaginei que tudo poderia ser alterado depois da tragédia de Santa Maria que certamente causou comoção em todo o nosso país e com toda a razão ocuparia esta semana uma boa parte da programação. Mas não é que tudo deu certo? E como avisei ontem... aconteceu!!!

Dizer que eu estava mega nervosa não é nenhuma novidade (espero não ter deixado muito evidente no vídeo...rssss), mas a equipe do programa é fantástica!!! DEpois do contato com as pessoas da produção cheguei à conclusão que a equipe é reflexo da própria Fátima Bernardes, uma pessoa muito simpática, atenciosa com todos e querida com unanimidade por todos com quem conversei: motoristas, maquiadores, assistentes de palco, convidados. É daquelas raras pessoas que nasceram para brilhar e merecem brilhar realmente. Para acessar o vídeo do programa clique AQUI.


Brinquei no facebook que tive "um dia de princesa", carrinho no PROJAC, maquiagem, ensaio no palco... me senti toda importante com tanta atenção!!! Só não tirei foto com todo mundo porque em primeiro lugar sou mega tímida (daquelas que podem falar para uma platéia de 5.000 pessoas mas não consegue puxar assunto em uma sala de espera...rssss) e segundo porque era um dia atípico no programa, pois iam fazer este programa ao vivo e em seguida fariam a gravação de outro programa para ir ao ar durante o carnaval. Uma loucura minha gente!!! Mas adorei tudo, até o debate sobre ter ou não ter sapateira na sala, afinal é uma idéia que tenta quebrar paradigmas e resolver uma situação real de falta de espaço, senti o clima do blog onde trocamos opiniões sobre os temas que são postados aqui.


Como disse no facebook mandei um material que seria mostrado no telão, mas o tempo curto fez com que não fosse possível falar sobre todo o assunto que tínhamos em mente. Mas a parte boa? Vocês podem ver aqui e agora!!!!! Vamos às imagens então?

A idéia da primeira imagem é resolver o problema da falta de espaço para sapatos no armário com um recurso de marcenaria projetando uma sapateira sob a janela do quarto. Neste caso em particular a sapateira deve ter 55cm de profundidade aproximadamente para permitir que se armazene dois pares de sapato na profundidade e altura de 45 cm para permitir que o tampo funcione tanto como um aparador quanto como um banco para sentar e calçar os sapatos, afinal camas box são uma delícia para dormir, mas como são altas são desconfortáveis para sentar (além de comprometer a durabilidade do colchão). Para visualizar melhor os sapatos foram utilizadas prateleiras com corrediças, mas caso a profundidade seja menor (de 25 a 30 cm) a alternativa são prateleiras fixas. Futtons garantem o conforto no assento.







A segunda alternativa aproveita um espaço comumente encontrado em alguns apartamentos: o fim do corredor onde geralmente existe um pedaço de parede que, caso seja superior a 25 cm, pode comportar prateleiras para guardar sapatos. Claro que se a parede for voltada diretamente para a sala de estar o ideal é instalar portas, especialmente de espelhos que ampliam o espaço e camuflam o interior do móvel. Mas se for o corredor de uma área íntima fica perfeito para expor os sapatos mais legais e guardar o restante em caixas. Na base alguns cestos para guardar chinelos e pequenas sapatilhas.



As próximas quatro situações mostram alternativas para aqueles que não têm espaço disponível no quarto trazendo a sapateira para o hall de entrada. A primeira imagem é uma alternativa informal e econômica para ter um hall utilitário em casa (esta idéia é para vocês Mirelle e Rogério!!!). Consiste em um rack empilhável (destes que podem ser instalados dentro dos armários) usado como apoio para os chinelos e como um local para que os sapatos ventilem antes de serem guardados no local definitivo. Para complementar uma prateleira para funcionar como aparador com pequenos ganchos para pendurar bolsas. Enfim: é chegar em casa, jogar as chaves, tirar o sapatos e calçar os chinelos... quer recepção melhor que essa?!!!



Na segunda imagem a idéia é especialmente para as "exibidas" que gostam de mostrar sua maravilhosa coleção de sapatos. Para isso uma bela cristaleira funcionando como aparador e como sapateira com muito charme!!! Importante manter furos para ventilação no fundo do armário, pois ventilação é essencial para qualquer tipo de sapateira. Para as menos corajosas basta fixar película jateada nas portas para que os sapatos não fiquem visíveis.



Uma alternativa ainda mais simples: Um nicho retangular (com pés) funcionando como assento (basta deixar um futton no tampo para garantir o conforto) e um cesto para deixar os chinelos. A idéia é similar à primeira funcionando como um espaço para ventilação dos sapatos antes de serem guardados. O nicho é facilmente encontrado no mercado ou simples de executar sob encomenda.


A propósito, o cesto de chinelos é tudo de bom. Tenho na minha casa e até o filhote bagunceiro evita deixar chinelos espalhados pela casa. Uma foto de frente para visualizar melhor a idéia:



E para finalizar uma sapateira propriamente dita, com portas em veneziana e nicho para o cesto de chinelos. A altura ideal é de 45 cm para que o assento fique em altura confortável.


Com isso todos os problemas resolvidos: sapatos escondidos, um assento confortável para tirar os sapatos e um chinelo pronto para iniciar o seu momento de descanso com tudo que tem direito.



Abaixo vou indicar alguns dos itens citados acima disponíveis para compra pela internet ou lojas físicas:

Rack para sapatos no hall - Etna

Sapateira empilhável - Meu Móvel de Madeira

Nicho com pés - Tok stok


Muito obrigada a toda a equipe do Programa Encontro com Fátima Bernardes que foi super atenciosa comigo, uma equipe extremamente profissional e empenhada em deixar todos os convidados a vontade durante todo o processo até o programa. Um abraço especial a Patrícia Kappen que visitou o blog e me fez este convite tão especial, uma dessas oportunidades únicas que a gente acha que nunca vai acontecer com a gente.

Algumas fotos dos ensaios nos bastidores que eu tinha no celular e esqueci de postar!!!



E meu obrigada especial a todos vocês que participam do blog, que torcem por mim, que nunca reclamam quando não consigo publicar por alguns dias por entender que este blog é feito em meu tempo livre, à noite, realmente como um momento de prazer, um hobby que levo muito a sério em respeito a todos vocês e como uma forma de relaxamento depois de um dia de trabalho duro. 

Muito, muito obrigada!!!!


Gostou? Vota na gente!!!



Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


Muito obrigada a todos!!!


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Arquitrecos no Programa Encontro com Fátima Bernardes!!!



Oi gente!! Notícia mega de última hora!! Hoje estarei fazendo uma participação no Programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo a partir das 10:30 acreditam? A semana foi tão corrida que nem consegui fazer nenhum post e ainda estava preocupada em anunciar para vocês , criando uma expectativa e acabar não acontecendo, tendo em vista a tragédia que aconteceu esta semana em Santa Maria, deixando nosso Brasil em luto. Mas já estou no Rio e acredito que tudo vai dar certo, torçam por mim!!!

Não poderia deixar de agradecer a todos vocês que acompanham o blog, pois são os responsáveis por me dar o incentivo necessário para usar meu tempo no blog como realmente um momento de relaxamento depois de um dia estressante de trabalho. Sabe aquele momento em que se chega em casa, toma um banho e calça um chinelo? Este é meu momento com vocês aqui, o melhor do meu dia!!!

Grande abraço a todos e assim que forem publicados mostro os vídeos e o conteúdo do programa aqui no blog para quem não conseguir assistir tá? Muito obrigada!!!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Feitos um para o outro: Caixas + Estantes!!

Este post fiz especialmente para uma amiga de muitos e muitos anos que visitei um tempinho atrás para conhecer seus lindos filhotes, minha amigá Fátima!!! Um doce de pessoa, daquelas que nem que se passem dez anos sem nos vermos, jamais esquece meu aniversário. Em meio a nossa conversa, atualizando todas as novidades, falando de filhos, família, lembranças do passado, etc acabamos conversando rapidamente sobre suas estantes, afinal uma casa com uma dupla (de lindos!!!) meninos não é mole não. Todo mundo dá brinquedo e cadê espaço para organizá-los? Então reuni várias imagens de meu arquivo de inspirações e quando resolvi enviar por Email pensei que muitas pessoas devem ter esta mesma situação, então vou compartilhar com vocês e mando o link do post para ela.

Os objetivos principais das caixas são dois: organizar aquelas miudezas que poluem visualmente a estante incentivar a criança a guardar os próprios brinquedos depois de brincar. Podem acreditar: se existe um lugar pré definido e de fácil acesso para a criança, será muito mais fácil que ela aprenda a organizar-se. Querer que ela coloque tudo bonitinho exposto na estante é um sonho praticamente inatingível ( e tenho que concordar, muito chato!!!)... Rrrrsssss

Caixas com frente forrada em papel de presente, papel contact ou tecido organizaram perfeitamente a estante de nichos guardando todas as miudezas com muito estilo!! Para isso existem duas alternativas: Comprar as caixas, todas de dimensões similares e mandar fazer a estante ou comprar a estante de nichos e procurar no mercado caixas que se adaptem às medidas do móvel. São muitas as alternativas disponíveis  nos diversos materiais.

Imagem: Delikatissen


Nesta estante as caixas com brinquedos ficam na prateleira mais baixa, acessível para as crianças. Achei interessante a alternativa de cobrir o tampo com almofadas coloridas para controlar de certa forma o acesso  e para compensar visualmente o espaço ocupado pela caixa, menor que o nicho existente.

Imagem: Decorology


Observem que as estantes são sempre o mais simples possível, brancas, sem fundo. Assim o conjunto não fica visualmente poluído considerando que os brinquedos já são cheios de cor. A estrutura branca permite que os nichos sejam coloridos e em diversos materiais como podemos ver nas duas imagens abaixo.

Imagem: Delikatissen


Um detalhe interessante na próxima imagem: O nicho mais baixo tem um fechamento frontal parcial para que funcione como uma caixa, facilitando a organização.

Imagem: Desire to Inspire


Caixas em vime branco com padrões coloridos nos forros internos organizando os brinquedos de duas crianças diferenciando-as com cores.

Imagem: Desire to Inspire


Caixas de diferentes tamanhos forradas com diferentes estampas deixaram esta organização super bem humorada. Fundo neutro em madeira.

Imagem: Houzz


Caixas organizadores em plástico de várias cores e tamanhos.

Imagem: For the Kids


As caixas organizadoras funcionam muito bem nos escritórios para papéis soltos e pequenos objetos. 
Duas cores de caixas garantiram informalidade ao ambiente 

Imagem: Home Love


Para opções mais formais e elegantes pequenas caixas cor prata nos nichos feitos sob medida.

Imagem: Casa Abril


Depois vou editar o post indicando opções disponíveis no mercado. Faltou tempo!!
Grande abraço a todos e um especial para a Fátima e toda a família!!!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Organizando de tudo com porta talheres de gaveta + Pesquisa de Mercado

Sou fascinada pela criatividade que nasce de uma necessidade. Vou explicar melhor: Para que passar perrengue pensando em comprar organizadores de maquiagem em acrílico por exemplo (que sabemos bem, custam caro) se podemos alcançar um efeito bem parecido usando materiais alternativos? Hoje vemos de tudo: rolo de papelão do papel higiênico para organizar fios, rolo do papel toalha para guardar velas, caixas de ovos para guardar enfeites de natal... é criatividade demais minha gente!!! As soluções para maquiagem, bijuterias e miudezas são algumas de minhas preferidas e fiquei impressionada com a quantidade de alternativas de organização usando porta talheres de gaveta!!! Vou mostrar algumas imagens super legais que mostram a versatilidade deste acessório e no fim do post alguns porta talheres disponíveis no mercado. 

A propósito,vocês têm observado que tenho colocado links de algumas lojas no fim de alguns posts? Nada patrocinado viu gente? É que sempre recebo comentários perguntando onde podem encontrar os objetos citados no post (as capas de sofás são as campeãs de pedidos, o estofador que indico deve estar rindo para as paredes...rsss), então acho que assim fica mais instrutivo e interessante para quem queira adotar a idéia. 

Para começar algumas imagens de organização para maquiagem usando porta talheres dos mais diversos materiais. Totalmente aprovado para ficar exposto, com tudo sempre a mão. Faltou coragem? Manda para a gaveta e ainda assim fica tudo em seu devido lugar.



Na primeira imagem porta talheres em alumínio e na próxima um aramado.


 O site Casa Abril arrasou com a qualidade das fotos deste post que se chama 66 Ideias de organização para deixar a casa arrumada, vale a pena conferir o post na íntegra. Abaixo mostro algumas das imagens que mais me chamaram a atenção:

Pronto, descobri um sonho de consumo a meu alcance!!! Rssss. Dá ou não dá vontade de sair organizando tudo??? Porta talheres aramado.



Outro alvo infalível para este tipo de organizador são as bijuterias e miudezas de costura.
Adorei a cor e a simplicidade do modelo em plástico colorido.



As costureiras de plantão devem estar com os olhinhos brilhando... rsss



Temos versões masculinas também!!! Olha só que porta fios e ferramentas estilosos.
Um projetinho perfeito para os maridões no fim de semana!!!




E para fechar com  chave de ouro... poderia ser mais charmoso usar um porta talheres de bambu ou madeira para servir o café da manhã? Isso sim é versatilidade!!!



PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS:
Achei versões bem interessantes em materiais de todos os tipos (e todos os bolsos...), um mais lindo que o outro!!! Basta clicar na legenda da imagem e serão direcionados à respectiva loja.






















Tem para todos os gostos (e todos os bolsos)!!!
 Grande abraço a todos, organizem-se e divirtam-se!!!


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Quintais que são um arraso!!!

Que quintal é uma de minhas referências arquitetônicas prediletas não é mais novidade para vocês e tenho que confessar que o motivo principal para que eu ainda hesite um pouco na minha decisão de morar em apartamento. Uma área externa para chamar de sua e usar da forma que mais lhe convenha... é tudo de bom!!! Quando vi esta primeira imagem fiquei apaixonada pois é um exemplo perfeito de bom uso do espaço, mesmo que a área seja muito pequena. Simplesmente o projeto abre a cozinha para a área externa transformando o peitoril em um balcão passa pratos, perfeito para integrar a pessoa que estiver na cozinha aos que conversam na área externa. Deu vontade de pegar um sol e o espaço não permitia? Vamos para a laje!!! Isso sim é pegar sol na laje com categoria, é ou não é? Rssss

Imagem: Arkpad


E sem deixar de contemplar os menos festeiros que querem apenas um cantinho para meditar ou ler tranquilamente ouvindo o barulhinho da água... 

Imagem: Arkpad


Isso sim é inspiração para o fim de semana, já estou no clima!!!
Grande abraço a todos!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Organização de Revistas

Na minha opinião de viciada em comprar revistas este é um dos itens mais difíceis de organizar e formar um conjunto esteticamente satisfatório na decoração. Confesso que a possibilidade de me desfazer delas é bastante remota (rsss) e somente faço uma seleção para doá-las uma vez ao ano... no meu caso não foi muito difícil organizá-las porque o meu móvel para TV consiste em uma estante horizontal de nichos (muito parecida com esta da primeira imagem) perfeita para manter as minhas revistas organizadas e sempre a mão.

Imagem: Pinterest

Abaixo indico algumas imagens com organizadores de revistas que podem resolver o problema principalmente quando as revistas dividem o espaço das estantes com outros objetos. Para começar separei algumas versões craft feitas em papelão ou simplesmente forrando os porta revistas convencionais (geralmente em acrílico) com tecido ou papel adesivo. Existem versões que aproveitam caixas de cereais mas acredito que fiquem muito frágeis e que organizem poucas revistas.



Na imagem abaixo o porta revista foi executado em mdf e revestido com contact estampado.



Para uma organização mais discreta uma alternativa interessante são os porta revistas em acrílico transparente. O conjunto fica elegante e de fácil acesso aos exemplares.



Uma estante interessante executada como um escaninho com divisórias em diagonal. 
Perfeito para organizar as revistas mais recentes ou em uso.



As versões em que o design garante a originalidade merecem um destaque. Abaixo banco NJU Studio Magazine, conceito de Hockenheimer Sitzhocker, feito com pilha de revistas com almofada e tiras de couro.




Modelo com proposta similar do  Studio Dupla tem base com rodízios.



Uma base simples com uma cor de destaque e rodízios garante charme e versatilidade a este porta revista que cabe em qualquer cantinho sob os móveis da sala. Muito fácil de fazer!!!



E claro que eu não poderia deixar de mostrar uma alternativa totalmente criativa, dando um novo uso a um objeto inusitado. Achei a ideia interessante especialmente para manter revistas no banheiro ou próximas ao espaço de descanso, junto a uma poltrona ou área de trabalho de casa.



Para as costureiras de plantão...



E para aquelas que não compartilham comigo o gosto de ver as revistas por perto existem alternativas como a da imagem abaixo onde as revistas ficam organizadas em porta revistas sobre um aparador baixo (ou banco) atrás do sofá. Escondidas mas sempre por perto como deve ser.