blog de decoração - Arquitrecos: Paredes pretas vieram para ficar! .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Paredes pretas vieram para ficar!

Complementando o título do post, paredes pretas vieram para ficar e funcionam (perfeitamente na minha opinião) em todos os ambientes da casa. Parte deste sucesso se deve à grande utilização da pintura tipo quadro negro, que proporciona um pouco mais de interatividade à decoração, permitindo que seja uma "tela viva", um espaço de comunicação entre todos os moradores da casa. Incorporar este elemento à decoração foi apenas uma questão de tempo!!

Confesso que tenho algumas restrições ao uso do preto, baseada principalmente na quantidade de luz disponível no espaço, o que considero determinante na decisão quanto ao uso deste tipo de solução. Mas se o espaço, assim como esta primeira imagem que acho fantástica, permite o uso de uma parede inteira de armários pintada em preto... o sucesso é garantido!! Observem que além da excelente iluminação o pé direito é bastante alto e pintado de branco, formando um fundo leve para o volume preto (que faz com que o grande volume de armários pareça menor). Detalhe especial: o rodapé amarelo suavizou (e "iluminou") a base da peça. E os toques de estampas (sempre com fundo branco) dos tecidos e papel de parede deixando o conjunto mais informal?  Lindo, lindo, lindo!!!!

Imagem: Paula Kasas

De uma maneira semelhante este ambiente de linhas mais sóbrias especialmente devido ao uso do piso também em preto, usou o recurso das portas de armários pretas formando uma parede de fundo para a cozinha. Nesta alternativa tenho a impressão que o ambiente parede menor, pois o preto em volume único, sem contrastes, geralmente é usado para esconder elementos da arquitetura que precisamos omitir, como pilares, bases de rampas, etc. 



Nesta cozinha o preto é usado como um elemento de destaque, valorizando as paredes entre armários.



Um prático (e discreto) cantinho de trabalho na cozinha...



A pintura tipo quadro negro usada em áreas de trabalho como a cozinha deixam o ambiente descontraído e nos dá a impressão que são áreas de encontro e convívio permanente, uma festa!!



O preto aliado a toques de cor como o amarelo deixam o ambiente moderno e sofisticado.




Caso falte coragem para grandes doses de preto na decoração da casa, uma pequena parede no hall ou na circulação íntima deixam qualquer cantinho cheio de estilo.



E para quem pensava que parede preta nos quartos era algo proibido...
Para as crianças é uma festa!!!! Já imaginaram uma parede inteirinha para poder rabiscar a vontade?



E na cabeceira do quarto do casal o efeito é de pura sofisticação, especialmente se for na cabeceira, que na realidade é uma parede para a qual não olhamos quando estamos deitados (em outra parede acho que seria um pouco deprimente, pois o quarto é um espaço de relaxamento não é?)



Em áreas de transição ou áreas de lazer... super liberado!!!



Como disse no início do post tenho as minhas preferências quanto ao uso da parede preta e uma das preferidas é realmente fazendo um fundo para a TV, especialmente nos dias atuais em que os formatos são a cada dia maiores. O fundo preto é perfeito para "camuflar" a TV especialmente quando desligada, pois é um elemento que interfere bastante na decoração. Na primeira imagem foi usado papel de parede e nas duas seguintes uma simples pintura acrílica, preferencialmente acetinada.

Imagem: Decorette






Abaixo um projeto que fiz para um casal de clientes que queriam ter um escritório + sala de TV + quarto de hóspedes (para isso incluí um sofá cama). À direita um armário com divisões internas para guardar roupas de cama e cabideiro para roupas, ao centro um rack em madeira de demolição que já era do casal e à esquerda uma estante apra acomodar os livros no cantinho de trabalho. Os detalhes em preto ficaram por conta do painel removível revestido em papel de parede preto para camuflar a TV e a estante abaixo da janela para reduzir visualmente o volume de armários na área definida como escritório. 

Imagem: Projeto Arquitrecos

Este tipo de espaço é o que costumo definir como "family room", pois permite que todos estejam por perto fazendo atividades diferentes. Quem está no computador em alguma atividade que não exija concentração pode interagir com o restante da família que está assistindo a TV.

Imagem: Projeto Arquitrecos


Gostou? Vota na gente!!!



Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


Muito obrigada a todos!!!



8 comentários:

  1. Desejando uma parede negra, para chamar de minha.
    Adorei as imagens e projeto super bacana.
    Linda semana.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Amei, quero colocar na minha cozinha, tenho uma parede reservada para ela! Beijos e obrigada pela dica tão valiosa!

    Gabi


    ondeagenteseesconde

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla,
    Embora eu adore nas fotos, não sei se usaria na decoração aqui de casa, pois acho que absorve muit luz.
    Beijos 1000 e uma terça-feira maravilhosa para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla! amei a matéria!
    Quero uma parede preta/lousa já! kkk

    Bjs! Fernanda!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlinha,

    sempre que vejo em fotos, acredito muito na cor. Mas não sei se eu saberia usá-la. Contudo, num ambiente bem iluminado, ela funciona legal. Já pintamos uma porta com tinta pra quadro verde, hehehe. Mas pq não tinha a tinta preta na loja. Foi o máximo de risco que corri, rs.

    Beijos menina,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma parede preta em minha casa desde 2005. Adoro!

    ResponderExcluir
  7. tenho uma parede preta no meu quarto, porém eu pintei tao mal misturei tinta branca com pigmento e dai misturei = meu nariz dai já viu né?!! ahhaha mas eu gosto dela mesmo assim toda "cagada" vou em breve fzr um desenho pra compensar tudo q fiz de errado =)

    ResponderExcluir
  8. tenho uma parede preta no meu quarto, porem pintei = meu nariz. Misturei tinta branca com pigmento preto dai ja viu ne?! nao soube misturar a qtdd certa e fiz meleca ta tudo rajado meio branco meio preto e por ai vai.. Mas eu amo minha parede msm assim.. vou concertar com um belo desenho de preto com branco hahahaha
    P.S.: amei as fotos quem me dera ter ficado assim =)

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!