blog de decoração - Arquitrecos: Otimizando o espaço de varandas pequenas com charme .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Otimizando o espaço de varandas pequenas com charme

Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu tentado a ampliar a sala de seu apartamento incorporando o espaço da varanda... eu já falei aqui em diversas oportunidades que a minha opinião é sempre a de manter a varanda e tentar resolver o problema de espaço interno com um bom projeto. Uma pena que isso nem sempre seja possível, tenho que reconhecer... Mas para aqueles privilegiados que têm uma pequena varanda e não sabem como utilizar com conforto o seu espaço, vamos às dicas!!! O post é grande, muita calma nessa hora!!! Rssss

DICA 01 - Bancos de madeira e futtons
As alternativas que aproveitam a largura da varanda como um banco são as que otimizam melhor o espaço. Na primeira imagem uma simples prateleira de madeira fixadas nas paredes laterais funciona como base para acomodar futtons de assento e almofadas no encosto, um cantinho perfeito para relaxar ocupando pouquíssimo espaço.


Uma alternativa semelhante aproveitando o espaço com um sofá em L.

Imagem: Magz Magz


Os bancos rústicos de madeira são os meus preferidos por serem bastante resistentes às intempéries e ficam super confortáveis e coloridos com almofadas revestidas em tecido impermeável.



No piso o deck de madeira garante o clima aconchegante e permite a drenagem da água da chuva para os ralos existentes neste tipo de espaço nos apartamentos.



Para garantir um pouco de verde pequenos vasos são uma excelente alternativa e ocupa pouco espaço.



Para varandas um pouco mais largas (pelo menos 1,50 m) o banco pode ficar voltado para a rua ou para a área interna garantindo uma circulação confortável de pelo menos 80cm.



O banco voltado para a área interna fica muito charmoso e integra o espaço à decoração.



Na imagem abaixo um espaço moderno usando um futton diretamente sobre o deck de madeira.
Destaque para o jardim vertical feito através de prateleiras.



DICA 02 - Mesinhas com cadeiras
Alternativa perfeita para um café da manhã com todo o charme! Existem várias alternativas no mercado com dimensões bastante compactas e executadas em materiais resistentes às intempéries como madeira, ferro e tampo em mosaico.


DICA 03 - Rede
Tenho que reconhecer, quem se acostuma a ter uma rede em casa não consegue resistir a seu conforto... apesar de ocupar muito espaço considero uma alternativa perfeita para os momentos de relaxamento, um objeto muito bonito que causa um lindo efeito cênico a partir do espaço interno e muito versátil, afinal nos dias em que se precise usar o espaço para outros fins basta recolher!!






DICA 04 - Ofurô
Preciso dizer alguma coisa? O objetivo aqui é relaxar!!! rssss



DICA 05 - Tornar a área um espaço para hobby
Atividades que demandam pouco espaço são perfeitas para esta área, ainda que tenhamos o inconveniente de fazer o fechamento em vidro. O segredo é fechar mas não incorporar ao espaço interno demolindo paredes. Funciona como um espaço com poucos móveis mantendo o clima de varanda.






DICA 06 - Tornar a área uma moldura para o espaço interno
Ainda que o espaço não tenha mobiliário o destaque aqui é para o paisagismo que proporciona que o espaço funcione como uma "vista privilegiada" para o espaço interno.




Uma excelente maneira de garantir a privacidade do espaço interno para varandas muito visíveis ao nível da rua é inserir cachepôs com plantas altas e que não tenham muito volume. A espada de São Jorge é uma boa alternativa.




Uma horta vertical feita com pallets é uma maneira de ter um belo jardim vertical ocupando pouco espaço. A rusticidade da madeira do pallet é perfeita para a informalidade de uma varanda.



Uma charmosa estante com linhas leves é um suporte perfeito para plantas ornamentais ou horta. Importante que os vasos sejam padronizados para garantir um conjunto interessante.



Esta mesinha com suporte para peitoril é o tipo de item versátil que pode funcionar como apoio para garantir funcionalidade ao espaço em diversas ocasiões.



E para os dias de festa... lanternas!!!


Grande abraço a todos!!!

12 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo! Amei todas!

    ResponderExcluir
  2. Lindas sugestões.

    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Carlinha, amei as dicas! As minhas preferidas são as que se tornam moldura da sala ou com bancos voltados para área interna. Exceto se vc tem uma paisagem linda pra admirar, é mais um local pra sentar e participar das conversas/atividades na parte interna do estar! Se a paisagem é linda, melhor curtir ela, né? hehehe..
    Eu tb amo rede! Vou colocar na garagem, onde já tenho os ganchinhos! É só conseguir tirar a bagunça das madeiras q ainda tem por lá e relaxar! Ô coisa boa!

    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla,
    Eu não tenho varanda, mas fiquei sonhando com uma depois destas imagens.
    Tenha um ótimo restinho de semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  5. Eu bem que queria ter uma, mas...fico aqui babando nas inspirações...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu até tenho uma varandinha, Carla, a questão agora é transformá-la na imagem 3... rs
    Pode ficar tranquila qto ao prêmio. Minha semana tb foi complicada e tb não postei o prêmio pra vencedora do sorteio do minas :/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!
    Demais o post!!
    Amei a com mesinha e cadeira!!!
    Quero fazer bem parecido na minha sacada!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  8. Lindas opções, amei todas!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  9. Carla, você tem acompanhado a saga do meu terraço aqui em Milão... O tempo não me deixa usá-lo, acredita? Chove sem parar há meses (eu disse MESES). Que primavera louca! Também, basta fazer um sozinho que eu já vou correndo lá para fora sentar na chaise. O mais legal tem sido acompanhar o crescimento das plantas que plantei há 2 meses atrás. As lavandas já estão prestes a dar flores! Isso é fantástico. Adorei teu post de varandas... Estou antenado no assunto. Beijo grande!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Anônimo15/2/14

    SABERIA ME INDICAR ONDE POSSO COMPRAR OU MANDAR FAZER AQUI NO RJ, UMA ESTANTE CHARMOSA COMO A DA FOTO 20?
    BEIJOS
    WAGNER

    ResponderExcluir
  11. achei todas as opções lindas, mas estou querendo repaginar o jardim que fica bem de frente a minha sala , pois tenho tido muitos problemas com umidade. Penso em puxar um pouco o telhado e intercalar com algumas telhas de vidro. Tirar toda a grama e substituir por placas de madeira e pedras brancas e também deixar alguns vasos e uma pequena horta horizontal.

    ResponderExcluir
  12. boa tarde , a mesinha branca é dobrável? essa que parece encaixar na grade da varanda. e onde posso comprar?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!