blog de decoração - Arquitrecos: Projeto Arquitrecos - Soluções para apartamento de 25 m2 .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto Arquitrecos - Soluções para apartamento de 25 m2

Essa semana recebi um pedido especial de uma seguidora do blog daqui de Brasília e achei interessante porque trata de um assunto comum a muitos apartamentos, principalmente em setores residenciais próximos a áreas corporativas: os pequenos apartamentos de 25 metros quadrados. Aqui são muito comuns nas áreas nobres da cidade principalmente.

Para atender exatamente ao tipo de demanda de um morador ou casal este projeto procura otimizar os espaços, permitindo que se tenha uma boa área de armários sem deixar o ambiente confinado, o que prejudicaria a iluminação e ventilação do ambiente de dimensões reduzidas. Este projeto fiz especificamente para uma colega do trabalho e as demandas atendidas vou explicando abaixo. (CLICAR NAS FOTOS PARA AMPLIAR)

Para começar a planta baixa para que vocês tenham uma ideia do espaço. O apartamento tem 25 m2 e planta do tipo quitinete com ambientes integrados. Observar sempre neste tipo de projeto a circulação na base da cama junto ao armário, que para portas de correr pode ser de 50cm e a circulação principal (sala / quarto) que deve ter 80 cm no mínimo. A sala deve ter pelo menos 200 cm para viabilizar a abertura do sofá cama.





A proposta deste projeto foi a setorização dos usos garantindo uma boa quantidade de espaço para roupas devidamente organizadas tanto na parte inferior do armário divisória (roupas penduradas) quanto nas duas cômodas, uma localizada ao lado da cama e outra na sala, que pode funcionar para guardar roupas de cama, mesa e banho. Uma estante escrivaninha com bom espaço para livros foi instalada do outro lado da cama, junto à janela para garantir uma iluminação confortável e boa ventilação.



Na planta baixa podem observar que os móveis foram concentrados junto às paredes para que a circulação não ficasse prejudicada. A bancada da cozinha funciona como apoio para refeições no dia a dia e conta com dois assentos extras para as visitas. Alguns toques de cor garantem a personalidade do espaço sem poluir visualmente. O sofá cama garante espaço para acomodar duas visitas confortavelmente. Para isso, é necessário que o espaço entre a parede e o armário seja de 200 cm.

DICA DE DE ESPAÇO: Móveis junto às paredes + criação de assentos extras + sofá cama.



Importante observar que o armário divisória não encosta na parede da cortina para permitir que elas corram livremente e que proporcionem uma única superfície, o que colabora para ampliar o espaço.

DICA DE ESPAÇO: Continuidade nos acabamentos e dos revestimentos de piso e paredes.





Nesta vista interna podemos perceber melhor o volume do armário divisória que tem algumas particularidades importantes como o fundo cego (voltado para a sala) revestido em espelho, para colaborar com a impressão de ambiente maior. Encostado ao fundo um banco de madeira que pode funcionar como aparador, apoio para refeições, assentos extras para as visitas e como descanso para os pés usado como mesa de centro.

DICA DE ESPAÇO: Instalação de espelhos nas superfícies verticais e móveis multiuso.



Detalhe do espaço do quarto. O armário tem a parte inferior fechada com 1,10m de altura, ideal para pendurar roupas em cabides e garantir que a cama não fique muito exposta à sala. A escrivaninha lateral comporta livros e material de escritório, ocupa pouco espaço e o modelo é facilmente encontrado (ver pesquisa de mercado no fim do post). O cabideiro na parede é um aliado para pendurar as roupas usadas.

DICA DE ORGANIZAÇÃO: Para garantir que o espaço pequeno não fique caótico e seja funcional, o ideal é pendurar as roupas do cabideiro de parede em cabides e não diretamente nos ganchos.
 Fica charmoso!



Na cozinha o ideal é optar pela simplicidade nos acabamentos. Armários brancos, espaço para instalar o microondas na parede, liberando a bancada e azulejos de linhas leves instalados na altura da bancada para delimitar o espaço sem impactar demais na decoração. Geladeiras modelo slim são as ideais.

DICA DE DECORAÇÃO: Instalação de juta com cola branca na face inferior externa da bancada para evitar sujar as paredes com os pés com o uso dos bancos. Com a cola a juta fica perfeitamente impermeabilizada e não solta fiapos, comprovadíssimo!!



Este apartamento tinha um tanque estrategicamente instalado dentro do armário embutido (que aparece no canto inferior direito da foto abaixo), mas não foi possível dispensar a máquina lava e seca de roupas que fica instalada abaixo do cooktop elétrico de duas bocas, sob a bancada da cozinha. 

DICAS DE COZINHA: Para cozinhas compactas, caso não seja oferecido o gás encanado, a melhor opção é o cooktop elétrico, que não necessita de botijão de gás, que ocupa muito espaço. Importante ainda que a máquina lava e seca tenha altura máxima de 85cm para que seja possível a instalação sob a bancada que preferencialmente deve ter a altura de 90cm para garantir o conforto do usuário. Não esqueçam do ponto de água e esgoto para a máquina, uma pequena obra que vale a pena.



Detalhe do armário do quarto com parte inferior fechada para roupas penduradas e superior aberta para funcionar como estante. Um acessório que não estava previsto e foi sugerido pelo marceneiro foi este nicho central sob a TV onde ficam instalados os equipamentos (DVD, TV a cabo). O mais interessante é que este suporte gira junto com a TV, podendo ficar voltada para a sala e para o quarto.

DICA DE DECORAÇÃO: Nicho giratório para TV (sala / quarto) e armário inferior fechado para pendurar roupas (altura ideal: 110cm). IMPORTANTE: Portas de correr para ganhar espaço!!!



A cômoda da sala deve preferencialmente ter um desenho mais decorativo ou ainda uma cor para que contribua com a decoração do espaço sem que fique muito evidente o tipo de uso. Uma prateleira foi instalada no alto da parede ao longo de toda a sala para que se possa dispor pequenos objetos, coleções ou arquivos de documentos em caixas. Aproveitamento de espaço + decoração.


Vista do fundo do armário em espelho e banco multiuso. Face inferior do balcão da cozinha revestido em juta, destas que a gente compra em metro em papelarias. Cola branca e pronto!



Parede do quarto em detalhe: Para evitar perda de espaço com cabeceira simplesmente revesti a parede com papel de parede colorido, dando o efeito decorativo para o espaço. Sempre bom ter um espelho ao lado da cama acima da cômoda para que este canto funcione como um espaço para guardar cosméticos e perfumes que não devem ficar no banheiro devido à umidade.A escrivaninha compacta permite o uso do computador com conforto e a organização de livros e materiais de escritório. Mais uma vez a prateleira alta para ganhar espaço e "quebrar" um pouco o pé direito do espaço.

DICA DE ESPAÇO: Prateleiras altas!!



E aí, gostaram? Viram quantas dicas importantes podemos reunir em um projeto compacto?


PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Estante Escrivaninha
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)



Foto 1 - Estante Escora BE 43 2 Prateleiras Branco - BRV


(98x208cm) - R$ 625,00




Resultado de imagem para ESTANTE DELTA OAK TIV BRANCO


* para o uso como escrivaninha basta deixar de instalar a prateleira inferior e conferir a altura da prateleira de bancada que deve estar a 75cm do piso para acomodar adequadamente uma cadeira de forma ergonômica.

Resultado de imagem para Estante Terre Demotion


Foto 1 - Estante Escrivaninha Para Computador Bahamas Branco - Politorno



Foto 1 - Escrivaninha Retrô Com Estante 26907 Trend Artesano


Muito obrigada a todos!!!




58 comentários:

  1. Anônimo9/4/13

    Adorei seu blog, parabéns pelo trabalho e pela criatividade.Gostaria de saber se tenho como pedir um idéia de sala, queeu não tenho ainda e que sonho com ela, com 3 ambientes, bem agradável, confortável, branca.Muito obrigada
    Rosemary

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei as dicas, realmente dá para viver bem em um pequeno espaço desde que saiba organizar tudo.
    Carla, quanto vc cobra para fazer um projeto assim?

    Beijinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!! Fale comigo através de mensagem na página do arquitrecos no facebook, pois o valor depende da área e do nível de detalhamento, se inclui marcenaria, etc).
      Grande abraço!!

      Excluir
  3. Nossa, é muita dica bacanérrima! Nada como ter experiência e olho pra achar soluções práticas e acessíveis... belíssimo projeto!

    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!
    Nossa, você fez milagre nesse minúsculo espaço!!
    Na prática não parece ser tão fácil... amei!!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Carla! Realmente vc tem o dom, ficou tudo de bom, bom gosto, espaço aproveitado, ideias curingas, o projeto ficou D+. um grande bj

    ResponderExcluir
  6. Quanta criatividade e competência amiga!
    Parabéns! Trabalho perfeito!
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11/4/13


    OI CARLA!
    PARABÉNS!!!


    TEU PROJETO TÁ ÓTIMO!!!
    ESPAÇO REDUZIDO MUITO BEM APROVEITADO.
    ADOREI VER OS DETALHES DE TODOS OS ÂNGULOS.

    BEIJOS
    JUSSARA


    GOSTEI TAMBÉM DE TE VER NA TEVÊ ...

    ResponderExcluir
  8. Que bárbaro, Carla! Amei essa visão aérea, pois dá pra sentir mesmo o espaço. Muito bacanas os detalhes de aproveitamento dos cantinhos menos prováveis. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Carla, como faço para entrar em contato com você? estou precisando de um projeto assim, em Brasilia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa!! Fale comigo através de mensagem na página do arquitrecos no facebook que combinamos.
      Grande abraço!!

      Excluir
    2. Ola, postei no face mas acho que você não viu. Você faz projetos com acompanhamento? Tem aquela formato de hora técnica para conversarmos sobre o projeto? Trabalha com acompanhamento de obra? Tem profissionais para indicar? Tenho interesse em reformar minha cozinha e melhorar os espaços do meu novo apê (48m²), que estou comprando e achei muito interessante sua forma de pensar o espaço. Se puder me mandar informações, valores para saber se está dentro das minhas possibilidades... e-mail: lauramesquita13@gmail.com

      Excluir
  11. Anônimo28/8/13

    Boa tarde Carla. Amei esse seu projeto. Eu moro em uma quitinete em Brasilia de 27m2 e estou ficando louca. A cozinha ja vem com a pia e geladeira e armario debaixo da pia. O banheiro é logo à esquerda de quem entra na quit e depois é uma quadrado que eu nao sei o que fazer, como ganhar espaço, como colocar um sofá, uma maquina de lavar e secar, a cama, o guarda-roupa e tudo o mais. Estou desesperada.
    Bjs,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/11/13

    Qual programa vc utilizou no desenvolvimento das imagens das plantas e etc?

    ResponderExcluir
  13. O Melhor que eu já vi até hoje. Pena que na minha casa, que é um pouquinho maior, não consigo incorporar a ideia da cozinha...minha pia fica encostada na parede...

    Mas vou usar algumas ideias maravilhosas. Amei, mesmoooo

    =D

    ResponderExcluir
  14. Anônimo11/2/14

    Meu anjo poderia fazer um projeto com os quartos(2) em cima, sendo 4x7 .....montups3@bol.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Carla.
    Adorei o projeto e estou em busca de soluções para aproveitar cada centímetro de um apartamento de 30 m² que tenho em Brasília. Como entro em contato com você? Quando puder, me escreva: a.moit@uol.com.br
    Um abraço,
    Andréa.

    ResponderExcluir
  16. Ja é o terceiro post que leio e simplesmente adoro. Tenho o mesmo problema de espaço, meu apartamento tem 27 m² e não consigo pensar um uma solução para o quarto, uma pena esta planta ser bem diferente da minha, estou pensando em colocar um mezanino, mas não tenho certeza se vai ficar legal ou não. Obrigada pelas dicas! ;)

    ResponderExcluir
  17. Lynna Design Mesas e Cadeiras Para Escritorios13/5/14

    Ótimo Trabalho.
    Vendas@lynnadesign.com.br
    http://lynnadesign.com.br

    ResponderExcluir
  18. Anônimo26/9/14

    Este é um dos melhores projetos já apresentados neste blog.

    ResponderExcluir
  19. Chocada! Lindo, lindo, lindo!!!!

    ResponderExcluir
  20. A minha duvi é quanto a maquina de lavar, ficaria ruim coloca-la junto ao banheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso você tenha espaço não tem nenhum problema instalar no banheiro Cíntia, a única questão é que o ideal nestes casos é não fazer aquele tipo de limpeza jogando muita água, pois temos que considerar que a máquina é ligada na rede elétrica, então não convém arriscar.

      Excluir
  21. Possível construir em 25m2 uma casa com sala e concha com quarto e banheiro em cima
    Dando bons espaços para cada cômodo

    ResponderExcluir
  22. Possível construir casa de 25m2 com sala cozinha e quarto e banheiro na parte superior dando bons espaços para cada cômodo

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela funcionalidade e bom gosto!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo18/7/15


    Adorei o projeto e estou em busca de soluções para aproveitar cada centímetro de um apartamento de 30 m² que tenho em São Vicente/SP. Como entro em contato com você? Quando puder, me escreva: m.solimansilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. adorei as dicas eu ja tava pra fica louca eu tenho disponivel 5 metros de frente e 5 de fundo emsima da minha laje pra costruir

    ResponderExcluir
  26. Como seria uma casa xom 19 metros quadrados

    ResponderExcluir
  27. AMEEEI... Gostaria de saber xomo dicidir uma casa com 19 metros quadrados

    ResponderExcluir
  28. Gostei demais do projeto. Tenho um espaço de 5m por 5m. Aceito sugestão de um projeto para 2 pisos, com uma fachada bem bonita.

    Att,

    Maria.

    ResponderExcluir
  29. Gostei das postagens parabens
    www.cortlux.com

    ResponderExcluir
  30. Parabéns o projeto é maravilhoso... Vou construir um duplex n terreno de 25m2 adoraria se vou pudesse me ajudar...vou deixar o email caso VC se enteresse. Anne.Caroline si ling mail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá também tenho o mesmo interesse, conseguiu um projeto assim ? passa pra mim por favor vou deixar meu e mail damacenoirene@hotmail.com
      grata!!

      Excluir
  31. Parabéns o projeto é maravilhoso... Vou construir um duplex n terreno de 25m2 adoraria se vou pudesse me ajudar...vou deixar o email caso VC se enteresse. Anne.Caroline si ling mail.com

    ResponderExcluir
  32. Parabéns o projeto é maravilhoso... Vou construir um duplex n terreno de 25m2 adoraria se vou pudesse me ajudar...vou deixar o email caso VC se enteresse. Anne.Caroline si ling mail.com

    ResponderExcluir
  33. Anônimo17/3/16

    Olá gostaria q vc fizesse uma planta pra mim com 25 metros quadrados só vou quere um quarto com banheiro pequeno e uma cozinha. Pequenina

    ResponderExcluir
  34. Anônimo17/3/16

    Olá gostaria d uma planta com 25 metros quadrados sendo um quarto com banheiro e uma cozinha pequena

    ResponderExcluir
  35. Jóia. Ajudou muito! Obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Excelentes dicas...se puderem me ajudar com outras dicas...compramos em familia (6 irmãos) um lote na praia. A intenção é construir area5em comum no 1° andar e garagens. No 2° andar seria uma suite pra cada de aprox 23 m2. Falar é fácil, o difícil é colocar isso no papel...alguém pode ajudar...o lote possui 11 x 16 (área liberada pra vonstruir) já desconsiderei 3mts da rua para recuo conforme exigido pela prefeitura local...e confronta com outros lotes q tb irão construir...pode enviar pro meio e-mail: eunicefazolo@gmail.com abraços

    ResponderExcluir
  37. Que graça...tudo organizado, móveis com dupla função. O projeto é lindo...dá vontade morar num Ap assim !!!

    ResponderExcluir
  38. Ola Carla Maciel , adorei seu trabalho , Fenomenal me animou a voltar a construir , colocar em pratica um sonho antigo , projeto de construir 120 Ap de 30mts2 aqui em Sampa Bairro do Ipiranga... Forte abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia, obrigada!!
      Que seu empreendimento seja um sucessso!!!!
      Grande abraço,

      Carla Maciel

      Excluir
  39. Muito criativo,parabens.

    ResponderExcluir
  40. Adorei o blog, sugestões praticas e reais de acordo com os valores que pode estar ao alcance de todos.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  41. Anônimo23/3/18

    Parabéns querida. Vc é muito inteligente e criativa grande abraço

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pelo projeto, mas só senti falta do guarda roupa neste ambiente. Poderia colocar um armário com duas frentes dividindo a sala com o quarto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Gabriel!
      A parte inferior deste armário-divisória e todo para roupas, inclusive para roupas penduradas. A cliente não quis fazer nenhuma porta vertical para evitar que ficasse um armário muito fechado. Por mais surpreendente que possa parecer coube bastante roupas e até sapatos neste armário inferior!
      Grande abraço!

      Excluir
  43. Carlinha, parabéns!!! Tudo muito show!!! Fruto de muita pesquisa e dedicação!!! Bjo enorme!!!

    ResponderExcluir
  44. Superb, practic, util și ieftin. Felicitări!

    ResponderExcluir
  45. Amei muito lindo, so nao sei o que é aquela parte que pega um pedaço do banheiro, me tira a duvids por favor, seria outo armario? Obrigada.

    ResponderExcluir
  46. Simplesmemte perfeito!!! So uma duvida, o q seria esse quadrado entre o banheiro e a cozinha, se puder me responda por favor.

    ResponderExcluir
  47. Eficiente, criativo..
    E organizado..obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!