blog de decoração - Arquitrecos: Matéria no UOL sobre quartos de brincar: Arquitrecos e Varanda da arq. Scylla Watanabe .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Matéria no UOL sobre quartos de brincar: Arquitrecos e Varanda da arq. Scylla Watanabe

Tantas coisas para postar, muitas produções de Páscoa, mas hoje recebi a notícia da jornalista Valentina Figuerola do site UOL Mulher informando que hoje foi publicada matéria sobre quarto de brincar onde fiz uma contribuição no texto e indiquei o projeto de minha amiga arquiteta Scylla Watanabe, minha melhor amiga e comadre, que fez o projeto de uma linda varanda de brincar totalmente lúdica, gastando pouco e com pouquíssima obra que me deixou apaixonada!! Nem preciso dizer que a varanda está fazendo o maior sucesso com as duas irmãs de 02 e 04 anos que usam o espaço todos os dias. Nas fotos abaixo vocês vão entender porque! Obrigada Scylla!!!

Um agradecimento especial A Valentina Figuerola e equipe do site UOL Mulher. Muito obrigada!!!

O objetivo principal do espaço, além das brincadeiras no ofurô que as meninas adoram, foi que elas tivessem um espaço para brincar com brinquedos com tinta e água (como máquina de lavar e pia de brinquedo), sem preocupações em molhar o piso, pois a água escoa pelo deck direto para o piso cerâmico da varanda que já tem escoamente natural através de ralos. Os decks são comprados prontos em home centers e casas de material de construção. A moradora... poderia ser mais fofa?


Querem saber de outro detalhe? A varanda fica na sala, então a arquiteta idealizou esta portinha, praticamente retirada de um conto de fadas para que as meninas tenham acesso direto ao quarto!!


E no fim da brincadeira... Refresco no ofurô!!


ProjetoArquiteta Scylla Watanabe 
Clientes: duas meninas, de 02 e 04 anos
Fornecedores:
Deck de madeira: www.flexdeck.com.br
Ofurô infantil : www.ofuros.ind.com.br
Adesivo: direto na loja Leroy Merlin . 

Querem ver mais espaços de brincar lindos de morrer?
Acessem o link do post do UOL Mulher, AQUI!!
Muito obrigada pela oportunidade Valentina!!!

O texto da jornalista Valentina Figuerola com participação do Arquitrecos reproduzo na íntegra abaixo:
Link do post: UOL MULHER 27/03/2013

Como decorar e fazer funcionar um quarto de brincar

Valentina Figuerola
Do UOL, em São Paulo




Especialmente preparado para a criança soltar a imaginação e se divertir, o quarto de brincar pode ganhar ares de fantasia com objetos bacanas e funcionais. Caixas avulsas, baús, estantes e mesas para pintar não só contribuem para a decoração, como também tornam o ato de organizar os brinquedos mais divertido para as crianças. Basta planejar o ambiente para que isso aconteça.
A arquiteta Carla Maciel, autora do blog de decoração Arquitrecos, diz acreditar que o acesso da criança a caixas, baús, cestos e nichos precisa ser facilitado pelo espaço, que deve dispor de uma área livre para que ela desenvolva suas atividades. "Sugiro distribuir o mobiliário junto às paredes, liberando a área central para que a criança possa se movimentar livremente, sem obstáculos", afirma.
O efeito lúdico fica por conta das cores, pintura do tipo quadro negro, casa de bonecas e papéis de parede e adesivos com estampas divertidas. Segundo Carla, é possível decorar o espaço com ideias simples e econômicas, como prateleiras rasas que deixam à mostra as belas ilustrações das capas dos livros infantis, por exemplo. "Um bastão de cortina instalado na parede permite que os desenhos das crianças fiquem expostos em pequenos ganchos, decorando os espaços."
Mas nem todos podem destinar um cômodo da casa apenas às brincadeiras, o que não é um problema, na opinião da arquiteta Adriana Freyberger, responsável pelo escritório Oficina de Brincar, de São Carlos (SP). Para a profissional, cantos de brincar espalhados por toda a casa são funcionais por facilitar a supervisão das crianças menores, que não podem ficar muito tempo sozinhas, além de estimular a convivência entre pais e filhos. "Na cozinha, enquanto preparamos um prato rápido para a criança, ela pode estar entretida com um jogo de imãs na geladeira, por exemplo", fala a arquiteta.

Lousas, quadros metálicos para brinquedos com imãs, prateleiras com jogos e livros podem estar em qualquer canto da casa, na opinião de Adriana, que sugere o uso de carrinhos e caixas avulsas para ajudar na organização. "Eles permitem que os materiais sejam agrupados e levados para o canto onde está acontecendo a brincadeira", afirma. E como o chão acaba sendo o espaço onde a diversão, normalmente, acontece, ela recomenda o uso de tapetes antialérgicos.

Em ambientes destinados à brincadeira, a preocupação maior deve ser com a integridade física da criança. Móveis com cantos arredondados e pisos emborrachados macios, como os tatames em EVA, proporcionam maior segurança no caso de quedas. Para garantir uma área mais saudável, opte por materiais laváveis e atóxicos, como as tintas com formulações à base de água, sem solventes, que não exalam odor.
Feito sob medida, o mobiliário garante o melhor aproveitamento do espaço disponível. Nesses casos, segundo Carla, as áreas podem ser planejadas para assumir novos usos no futuro, convertendo-se em local de estudos, escritório ou quarto de hóspedes. "Escolha uma marcenaria básica, sem muitos detalhes, e deixe as cores e estampas para os tecidos, os adornos e os papéis de parede."
Foi isso o que fizeram as arquitetas Giselle Macedo e Patricia Covollo ao projetar o quarto de dois irmãos com seis e sete anos. "Optamos pela marcenaria branca com detalhes em madeira freijó, deixando o colorido por conta dos brinquedos, das almofadas e dos bichos de pelúcia, que podem ser substituídos por jogos, livros e objetos que acompanhem o crescimento das crianças", declara Giselle.
Algumas imagens do post (além do espaço de varanda mostrado acima) que podem ser vistas no site do UOL - CLIQUE AQUI.






Grande abraço a todos!!!

10 comentários:

  1. Oi Carla!
    Sonho de toda criança!!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    amei este cantinho para brincar e fiquei com vontade de ser criança novamente.
    Tenha uma ótima 3ª-feira!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que sonho!
    Ofurô no fim da brincadeira deve ser tudo de bom... excelente inspiração.
    Gostei demais do adesivo de árvore também.
    E aquele quarto com uma ponte entre as casinhas e escorregador. Eu queria ter tido um desses!! rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ô, Carla, que cantinho mais apaixonante, heim? Por que não tive um desses quando menina? rs
    Parabéns pla matéria no site UOL Mulher ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Que tudo!!!!
    Se eu tivesse um espacinho aqui em casa faria um quarto assim pra minha filha.
    Pelo menos a casa ia ficar menos bagunçada rsrs.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Da vontade de ser criança novamente!

    Quartos lindos, que realmente soltam a imaginação, além da diversão podemos estimular a criatividade e cuidar da saúde dos nossos pequenos, afinal haja fôlego para brincar nisso tudo! :)

    Tenho dois filhos pequenos, e gostaria de dar esse quarto dos sonhos a eles, mas tenho que ir aos poucos, eles são fascinados por cama elástica, e gostaria de presentear-los com uma, mas tenho duvidas sobre qual modelo escolher, estive pesquisando nesse site: http://www.mobly.com.br/infantil/camas-elasticas/ e achei alguns modelos interessantes e com preço razoável, o que sugerem?

    Obrigada pela ajuda! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella! Realmente cama elástica é tudo de bom, principalmente see você tem um bom espaço no quintal. Achei estas que você mostrou no link muito grandes, acho que seria interessante um modelo um pouco menor, para que não ocupe muito espaço no quintal, mesmo porque a brincadeira pode ser coisa meio passageira, as crianças acabam enjoando com o tempo. Veja o link: http://www.americanas.com.br/produto/5102885/cama-elastica-170cm-jundplay
      Grande abraço!!

      Excluir
  7. muito legal,um luxo :)

    Carla,tem um mimo para vc no meu blog depois vc passa por lá e me mande por email o seu end para envio OK?meu e-mail:yaraguim@hotmail.com
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Essa mulher é muito chic!
    Um dia está na Fátima Bernardes, outro dia no site do UOL mulher...rsrs
    Parabéns Carla!
    Agora faço questão de te ver no sorteio de aniversário do Perfeita Ordem!
    Você já conhece muito bem a Boutique de Achados e sabe que tem muita coisa linda por lá.
    Então, te espero, tá bom!
    Beijo grande e linda quinta-feira!

    ResponderExcluir
  9. poxa, encantada, vc é mágica, perfeita...reverências mil....vou voltar sempre!...já estou te seguindo!...bjinhos
    venha me ver, espero que goste...http://nannymayerblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!