blog de decoração - Arquitrecos: Soluções para os livros .post img { max-width: 500px; height: auto;

terça-feira, 19 de março de 2013

Soluções para os livros

Alguns dias atrás recebi um comentário de um visitante pedindo alternativas de estantes para organizar a grande quantidade de livros que tem em sua casa. Como já mencionei aqui algumas vezes a boa notícia é que os tempos em que precisávamos esconder os livros em ambientes ou armários fechados já se foram e atualmente o novo conceito de "casa feita para ser usada" define que a decoração deve refletir a nossa rotina e personalidade e com isso os livros voltam a fazer parte dos ambientes sociais de nossas casas. 

E para mostrar que as opções para organizar livros são variadas reuni imagens em que são usadas estantes ou prateleiras adaptáveis a todos os gostos (e bolsos).

Esta estante é constituída basicamente da união de nichos de madeira que são facilmente encontrados no mercado em madeira como pinus, opções mais baratas e que podem ser montadas de acordo com a necessidade, modulados de acordo com as dimensões do ambiente.



Uma estante com marcenaria mais sofisticada, executada sob medida.



Várias estantes modulares instaladas lado a lado compoem um móvel funcional e garantem um toque de cor ao ambiente. Importante lembrara que estantes altas como esta devem ter pelo menos um nicho com fundo para permitir que seja fixada na parede, evitando acidentes.



Aqui o móvel com prateleiras ocupou a parede da sala de jantar.



Uma alternativa super econômica é este tipo de estante montada em cremalheiras. São muito versáteis porque podem formar prateleiras e até bancadas aproveitando a mesma estrutura que pode ser alterada a qualquer momento adaptando-se a diversas situações e alturas de livros.



O mesmo tipo de prateleira modular valorizada por prateleiras revestidas em madeira e com perfil mais largo (30mm), que deixa o conjunto mais sofisticado que os perfis de 15mm.



Este projeto eu acho super interessante e vi há algum tempo no site Recicla e Decora: São simples prateleiras com mãos francesas aproveitando um espaço entre janelas. Os detalhes especiais ficam por conta da mão francesa invertida (ficada na parte superior da prateleira) e o revestimento em tecido adesivo sob as prateleiras. Funcional e cheio de charme!!



O revestimento inferior das prateleiras em detalhe. Assim como o tecido adesivo podemos usar papel de parede ou papel contact estampado com o mesmo efeito.




Para as regiões onde há grande incidência de poeira uma alternativa é intalar portas de vidro compondo uma espécie de cristaleira para livros.



E para quem ainda tinha alguma dúvida... Vamos tirar os livros das caixas!!!!
Grande abraço a todos!!!



6 comentários:

  1. Adorei o post! Muito inspirador!!!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas logo logo estarei precisando colocar e pratica cada dia mais a quantidade de livro auenta rs
    Muito bom o post
    beijos
    www.inspiresenoamor.com

    ResponderExcluir
  3. achei ótimo vc lembrar de fazer uma matéria a esse respeito pq livros demais bagunçam o ambiente,mas pode ser acolhedor tb,preciso fazer uma estante simples e legal aqui em casa :)
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Lá em casa, por uma questão de espaço mesmo, os meus livros ficam em prateleiras.
    Mas como museóloga, sempre tenho o radar da conservação ligado. Se eu fosse fazer/ comprar estante (ainda terei uma), ia querer com portas de vidro. A luz solar ia entrar, os livros acabariam amarelando com o tempo do mesmo jeito, mas paciência, acho que perderia a graça também, deixar tudo guardado, afinal não estamos num museu. Mas o vidro protegeria pelo menos da poeira, que é ácida, e prolongaria o tempo de vida útil dos livros.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Carlita, aqui em casa tenho algumas estantes de metal, daquelas de escritório. São feiosas, mas têm quebrado o galho até que eu possa revestir toda uma parede grandona com modulos, como na primeira imagem, de longe a minha preferida!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Sou fascinada por livros, mas deixei de comprar depois que minha estante não cabia mais nenhum e também não desejo comprar outra estante. Aos poucos me desfaço de alguns, doando, vendendo e decidi comprar os digitais ou os técnicos necessários. Mas acho o máximo quem tem aquele escritório ou sala com estante que vai do teo ao chão. Tudo de bom!!

    Beijos,
    Josy Santos
    http://muraldajosy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!