blog de decoração - Arquitrecos: Muito mais que simples janelas... .post img { max-width: 500px; height: auto;

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Muito mais que simples janelas...

Já observaram que muitas vezes as janelas deixam de funcionar simplesmente como uma abertura para o  exterior e funcionam como um elemento decorativo dos interiores? Adoro este tipo de intervenção, acho que torna o espaço mais orgânico e interessante, onde tudo tem uma continuidade e sentido. E o interessante é que se aplica a qualquer espaço da casa. Nas imagens vocês vão entender como:

Observem que interessante esta alternativa: foi construído um baú em madeira com duas tampas sob o peitoril da janela, perfeito para guardar almofadas, edredons e outras roupas de cama que tomam muito espaço no armário e o tampo funciona perfeitamente como um agradável espaço para sentar e ler um livro. Importante que o baú se estenda de parede a parede, para evitar o efeito de "caixa".



Uma simples janela se abrindo da cozinha para o quintal funciona como um passa pratos ou um agradável balcão para receber os amigos no enquanto cozinha. A altura ideal é de 1,10m (altura padrão de janelas geralmente), 20 cm acima da pia, para dar espaço para um rodabancada em granito . Aqui o balcão está na mesma altura da pia (90cm), o que pode ser um pouco complicado para impermeabilizar. 



A próxima imagem é pura inspiração, pois associa dois elementos que eu adoro na decoração: muita luz natural e um belo banco de madeira, totamente emoldurado pela bela esquadria. Muito cênico, lindo!!!



Abaixo dois exemplos de sala de jantar integradas à janela. Na primeira a solução é super fácil, pois o que integrou a janela ao espaço foi a marcenaria que garantiu a continuidade do espaço da mesa à estante de livros formando um espaço onde a vista é a atração principal.



No segundo caso o espaço foi baseado em uma bay window (um tipo de janela que se projeta para fora do edifício, sendo protegida por vidros e geralmente instalada no térreo) , que já deve estar prevista na arquitetura, portanto deve estar pensada desde o projeto. O princípio é muito parecido com o da imagem anterior, formando uma bela e iluminada sala de jantar.



Janelas formando uma bela cabeceira para a cama!!! Adoro esta opção e já falei do assunto em um post anterior (AQUI). A alternativa de usar a cama junto à janela permite que tenhamos mais alternativas de layout no quarto, permitindo otimizar o espaço com muito charme.

Imagem: Revista dos Viajantes


Adoro este tipo de aproveitamento de espaço formando um cantinho super aconchegante.


Na cozinha a janela também faz bonito integrada à decoração de interiores de uma forma muito eficiente, um ótimo exemplo é a janela aproveitando o espaço entre a bancada e os armários, como já falamos em um post anterior (AQUI). A cozinha ganha muito em luz natural.


Depois de tantas imagens lindas a gente olha as janelas de uma forma diferente não é?
Grande abraço a todos!!!!




10 comentários:

  1. Carla, amiga!

    Janelas... amo-as!
    As que você escolheu e descreveu de forma tão especial, são lindas. Ter um espaço em casa com uma dessas janelas...é um sonho só!

    Bom domingo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Belíssimas ideias Carla!
    Muitas vezes se gasta fortunas em quadros quando a natureza poderia fazer a mesma função de forma muito mais interessante.
    Janelas podem se transformar em maravilhosas molduras!
    Grande beijo minha amiga, linda e abençoada semana!

    ResponderExcluir
  3. A primeira e a terceira imagens eu queria na minha casa!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Muito lindas essas inspirações de mesa na janela! Lindo mesmo!

    Beijos

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
  5. Amei as mesas integradas na janela!
    Nossa, sem comentários, deu um tcham no ambiente.
    Muuuito criativo!

    Parabens pelo post ;)
    beijiinhos

    ResponderExcluir
  6. Lindas imagens Carla!!! Tive vontade de ter cada um destes cômodos! heheheheh Beijo e linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  7. Eu queria ter uma linda janela por aqui como estas.
    Parabéns pelas escolhas inspiradoras Carla!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Amo janelas, e as fotos que vc escolheu estão suspirantes e inspiradoras, amei Carlinha, bjos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/9/14

    Como é o nome dessas janelas ?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/12/14

    como é chamado esses moveis com almofadas?

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!