blog de decoração - Arquitrecos: Setembro 2012 .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Simplesmente adornos

Como assim simplesmente? Simplesmente porque considero adornos para a casa algo equivalente a bijuterias para roupas. Algo que complementa e define o gosto pessoal e a história das pessoas. Isso porque neste tema podemos incluir fotos de famílias, lembranças de viagens, os bibelôs (termo antigo não é? Rssss) que vamos acumulando através do tempo ou que vamos herdando da família... eu sou suspeita para falar deste assunto porque gosto demais e tenho o hábito de ocupar minhas paredes (e meus móveis) com quase tudo que posso. E quando ganho alguma lembrança que é muito pequena para expor sobre os móveis transformo logo em imã de geladeira. Gosto de ter tudo por perto, me lembrando dos momentos felizes, me aconchegando...rsss

Claro que de vez em quando faço uma "limpeza geral" e guardo uma parte dos objetos para não ficar enjoada... mas logo volto tudo dispondo de uma maneira diferente. Adoro curtir a minha casa!!!! Alguns exemplos de adornos que conferem personalidade aos ambientes.

Para evitar uma "confusão" visual é interessante sempre que possível agrupar objetos de materiais, utilidade ou cores semelhantes. Aqui a coleção de objetos de porcelana fez um belo contraste com o móvel em madeira.



Adoro esta mistura de livros, cabideiro, quadros, molduras... na minha casa é o estilo que uso.



Esta combinação de vermelho e turquesa realmente é uma das minhas preferidas para tecidos estampados.
Aqui o lustre e os quadros complementaram  a composição de uma forma sofisticada.



Observaram que os móveis das imagens são todos fechados (cômodas ou buffets?). Para mim são móveis mais utilitários que aparadores, especialmente para estes nossos tempos de pouco espaço disponível.


Outro elemento que todas as imgens têm em comum? Flores!!! Manter um pequeno vaso com flores traz um toque de cor e frescor à decoração. (Isso me fez lembrar o jogo dos sete acertos da Carmem no Achados de Decoração vocês já participaram? É muito legal!!!). Grande abraço a todos!!!!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Organizando e decorando com pratos e bandejas

A organização definitivamente é fator determinante na decoração de qualquer ambiente por ser aquele aspecto que harmoniza todos os elementos, seja pelo agrupamento de objetos com funções similares, por apropriar-se dos itens que existem em maior quantidade tornando estes um atrativo ou ainda escondendo aquelas miudezas que não são usadas com frequência ou que não contribuem com o embelezamento do espaço. Gosto muito quando a forma de organizar surge de algo simples, principalmente quando se utiliza de objetos com uma determinada função de uma forma totalmente diferente. Um exemplo disso são as bandejas, antigamente muito utilizadas principalmente em ocasiões formais e pratos com formatos interessantes que foram descobertos como excelentes aliados na organização e na decoração tornando a nossa vida mais prática (e mais bonita!!!).

Pratos e bandejas são perfeitos para organizar bijuterias e maquiagens e outras miudezas usadas no dia a dia que soltos na gaveta ou na bancada deixariam o espaço desorganizado e difícil de limpar.



As peças que sobraram de jogos de bowls ou pires que foram que foram quebrando com o tempo acomodam bijuterias nas gavetas com muito charme.



Pratos com pé, que são lindos mas ocupam muito espaço no armário, são usados apenas eventualmente e podem ser melhor aproveitados como parte da decoração organizando pequenos objetos.



Uma outra opção para o uso das bandejas já é velha conhecida de todos e são de grande ajuda para organizar bancadas e penteadeiras e ainda expoem os perfumes preferidos com glamour!!







Na cozinha as bandejas dos mais diversos materiais podem agrupar os itens como temperos, azeite, óleo, sal e outros utensílios que usamos todos os dias na cozinha deixando-os a vista sobre a bancada ou guardados no armário e vindo para a bancada somente no momento do uso.





E se suas bandejas já viraram uma coleção e são muito lindas, basta instalar uma prateleira re deixá-las a mostra decorando a sua cozinha!!



Grande abraço a todos!!!!


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Organizando com prateleiras rasas - Post 03: Quadros e Coleções

Semana corrida minha gente!!! Plena terça-feira e muitas coisas a resolver!!! Continuando os posts sobre organização com as versáteis e utilíssimas prateleiras rasas que já mostramos no Post 01 - Livros e no Post 02 - Cozinha, vamos agora mostrar algumas imagens sobre a disposição de quadros nas paredes simplesmente apoiados sobre este tipo de prateleira. Uma das principais vantagens é que este tipo de alternativa cai como uma luva para aquelas pessoas que gostam de sempre variar a decoração, pois permite que os quadros fiquem expostos sem que seja preciso furar as paredes e que seja possível composições com pequenos objetos ou ainda trocá-los de lugar a qualquer momento.

Prateleiras e molduras contrastando com a parede fazem com que a composição tenha mais elementos e que funcione como atração principal na decoração. Perfeito para criar um ponto de foco em paredes extensas.




Uma única linha de prateleira, cortando horizontalmente o ambiente aliada a acabamento e disposição de molduras na mesma cor da parede fazem com que o espaço pareça um pouco mais longo. Alternativa interessante para ambientes integrados como salas de estar e jantar que não tenham uma divisão física ou diferença de acabamento na parede .




Uma composição simples se utilizando de poucos elementos e ousado no uso das cores. A prateleira compõe uma delimitação para a área de  cabeceira da cama e ainda funciona como criado mudo acomodando objetos de decoração, livros, abajour e outras miudezas.



Esta imagem demonstra um dos usos que acho mais incríveis: Prateleiras na circulação. Adoro quando é possível aproveitar um corredor de forma decorativa sem prejudicar os fluxos diários deste tipo de espaço. Perfeito para expor quadros e pequenas coleções!





E para finalizar... Organizando coleções!!!



Grande abraço a todos!!



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Organizando com prateleiras rasas - Post 02: Cozinha

Continuando o post anterior sobre a versátil prateleira rasa (10 cm de profundidade), quase sempre usada para expor livros, encontrei várias possibilidades de uso para organizar a cozinha!!! Assim como o uso para livros, na cozinha as prateleiras tem a mesma característica de acomodar uma grande quantidade de objetos ocupando pouquíssimo espaço. No post anterior indico a loja onde comprei a minha (custou apenas R$ 39,99 a prateleira de um metro) e entregam pela internet. Para que tem um habilidoso marceneiro à disposição a execução da prateleira é muito simples!

Para começar... observem a quantidade de temperos que podem ser expostos na prateleira. Perfeita para instalação sobre a bancada de trabalho para guardar todos aqueles itens que usamos no dia a dia como o sal, pimenta, azeite e outrs miudezas.



Uma outra idéia interessante é instalar ganchinhos na face inferior das prateleiras para pendurar canecas e xícaras. Adorei a idéia de deixar as caixinhas de chá sempre a mão.

Imagem: Amore mio


Uma variação da mesma prateleira em aço inox acomodando os condimentos usados no dia a dia.



A aba frontal deste tipo de prateleira permite expor com segurança panelas, bandejas e tampas, alternativa ideal para aproveitar qualquer parede disponível no espaço desde o piso e deixar um cantinho da cozinha com um clima rústico sem excessos. A cozinha ganha muito em personalidade e aproveitamento de espaço.



Prateleira perfeita para guardar (e expor) os livros de receita dando um colorido extra à cozinha.



Uma prateleira com mil e uma utilidades!!!
Grande abraço e um excelente fim de semana a todos!!!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Organizando com prateleiras rasas - Post 01: Livros

Já algum tempo, logo no início do blog, mostrei no Post - Projetinho Organização umas prateleiras que comprei na Etna (super baratinho, apenas 39,99!!!)  e instalei para organizar os livros do quarto do meu filho, especialmente os da escola que todos os dias ficavam espalhados pelo quarto e causavam uma confusão danada encontrá-los no momento de organizar a mochila para o dia seguinte. Nunca deixo de admirar o quanto este tipo de prateleira é prática e versátil, pois é frequentemente usada tanto para livros quanto para quadros, objetos, temperos e outras miudezas. Como o assunto é muito abrangente (e garimpei muiiiiitas imagens legais) decidi separar os posts por tema. 

Neste primeiro post o tema será organização de livros em prateleiras rasas. O interessante neste tipo de prateleira é que, por ter realmente pouca profundidade (10 cm) os livros ficam organizados como expositores, disposição perfeita especialmente para quartos de crianças onde é essencial ter livros sempre a mão, pois a facilidade de acesso aos livros estimula o gosto pela leitura. E deixa o ambiente aconchegante!!



Este tipo de prateleira se estende a toda a casa como vamos ver nos próximos posts, mas os quartos de crianças são definitivamente uma atração a parte, proporcionada pelo colorido dos livros infantis.



Mesmo em fundo escuro, a base neutra garante o equilíbrio da composição de cores do ambiente. O legal é que quartos de crianças são espaços lúdicos e permitem uma dose extra de ousadia no uso das cores.



Garantem ou não um colorido extra ao ambiente? Por isso é importante para quem prefere ambientes clean, manter uma base neutra nos tecidos, cor de parede e revestimentos para evitar um excesso visual.

Imagem: Andrea-Beth


A prateleira a venda na Etna tem apenas 01 metro de largura, mas basta instalar uma ao lado da outra para garantir esta continuidade em caso de paredes maiores. Ou mandar executar sob medida (o que testei e comprovadamente sairia bem mais caro).



Uma outra vantagem destas prateleiras, como vocês vão observar nas imagens, é que ocupam pouquíssimo espaço, podendo ser instaladas em qualquer parede livre do ambiente, preferencialmente a partir do piso para facilitar o acesso das crianças aos livros. Sempre interessante deixar almofadas, poltronas ou cadeiras por perto para tornar aquele espaço um verdadeiro (e aconchegante!!) cantinho de leitura.



Adorei a ideia dos cestos de palha na base das prateleiras para acomodar revistas. 
Alternativas acessíveis na sala de estar para toda a família!!



A prateleira em três versões de acabamento. No site da Etna encontrei apenas a branca, mas na loja são oferecidas além do branco as cores tabaco ou preto.



Uma imagem da prateleira no site da Etna. (clique na imagem para ampliar). Indico porque realmente gosto de mostrar produtos simples e que funcionam, não estou ganhando nada com isso ok?



No próximo post vamos falar sobre prateleiras rasas para quadros!!
Grande abraço a todos!!!


Como falei no post anterior o meu amigo Renato está doente e vai passar o seu aniversário (hoje!!!) no hospital... mas como disse a ele mais cedo, o que importa é que ele fique bem.

Feliz aniversário Renato!!!!!
(soprar as velinhas só depois que estiver 100%... Beijo!!!)





terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cozinha funcional que reúne tudo que a gente gosta

Esta cozinha é realmente um resumo de várias possibilidades sobre as quais temos sempre falado por aqui. Funcional, bonita e aconchegante como a cozinha deve ser. E ainda tem aquele ar retrô mesmo com todos os recursos modernos de que se utilizou. enfim, vamos por partes...

Recurso 01 - CORES!!!
Aposto que muita gente ficaria de cabelo em pé com a idéia de ter uma cozinha turquesa com amarelo...rsss, mas os tons pastéis foram perfeitamente equilibrados com o neutro da madeira e o tom escuro da bancada trouxe um toque de sobriedade. A pia localizada sob a janela é como sempre dizemos por aqui a posição ideal para sua instalação tanto pela luminosidade quanto pelo conforto do usuário.



Recurso 02 - ILHA
Privilégio para quem tem uma cozinha espaçosa e uma verdadeira mão na roda para uma cozinha funcional e  onde seja possível ter ajudantes por perto. Quando possível é interessante ter uma pequena pia nesta área para uso exclusivo para manipulação de alimentos. É prático e higiênico.



Recurso 03 - ARMÁRIOS FECHADOS X ARMÁRIOS ABERTOS
Para garantir um conjunto mais leve o uso de prateleiras abertas em áreas estratégicas permite expor louças e objetos interessantes e deixam  sempre a mão itens que usamos com frequência no dia a dia como louças e livros de receitas.



Recurso 04 - COPA INTEGRADA
Perfeito para acomodar pequenas refeiçoes no dia a dia com conforto e deixar a família sempre por perto durante os preparativos dos dias de festa.



Recurso 05 - COZINHA ABERTA PARA A SALA
A cozinha americana aberta para a sala não é uma unanimidade no Brasil por diversos motivos, mas a abertura da cozinha para copas ou salas de jantar são bastante interessantes tanto pela praticidade quanto pela melhor integração entre os ambientes, evitando que as pessoas na cozinha se isolem do que estiver acontecendo na sala de jantar. Nesta cozinha a abertura foi feita através de uma passagem larga onde se teve o cuidado de deixar aparente apenas a área da copa. Quando faço aberturas assim em meus projetos também acho importante tratar esta área que fica aparente de uma forma diferente do restante da cozinha, instalando uma cristaleira por exemplo. A casa certamente ganhou em luminosidade e a continuidade do piso e dos ambientes garante que a casa pareça ainda maior.



Recurso 06 - LUZ NATURAL
Certamente a cereja do bolo para qualquer cozinha, garantindo luminosidade durante todo o dia e ventilação adequada a este tipo de espaço.




É ou não é uma cozinha de sonho?!!!!

Grande abraço a todos e um abraço especial ao meu amigo Renato, que está se recuperando de uma pneumonia e ainda de castigo  no hospital. Aguenta firme aí Renato!!! Beijo!!!



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Projetinho Fim de Semana - Comedouro fofo para os passarinhos da minha janela

Adoro o barulho dos passarinhos em minha janela... Minha casa fica bem em frente a grandes árvores que sempre estão repletas deles. Sempre gostei de manter aqueles bebedouros para os beija-flores (com o açúcar especialmente feito para eles, comprado em lojas especializadas) e já falei sobre isso neste post que já mostrava alguns comedouros. Mas aqui em casa nunca deu certo a questão do comedouro porque nunca encontrei um modelo que ficasse bonito pendurado na janela e ainda tinha a questão do tipo de ração, nenhuma agradava aos danadinhos!!!
Eis que a algumas semanas vi este comedouro no facebook, retirado do Erin's Crative e fiquei apaixonada com a sua simplicidade de execução, a praticidade em conservar a ração sem molhar e para completar é muito lindo!!! Tudo baratinho e fácil de encontrar. Vejam o modelo que vi no site e que me fez ir correndo providenciar todo o material necessário para executar:

O material não poderia ser mais simples de encontrar: O pratinho e a tigela de plástico encontradas facilmente em lojas de 1,99. No mais somente porcas e arruelas e claro, a haste de rosca que achei que seria complicado encontrar mas foi super tranquilo, em uma loja de ferragens. Como a haste é comprada com um metro tive que usar uma serra para dividi-la em quatro pedaços de 25 cm. Queria o prato bem colorido e a tigela transparente para que eles vejam o conteúdo de longe...



Para começar cortei a haste com a serrinha. Não foi difícil, só é necessário um pouco de paciência.



Segundo passo, o furo nos pratos. O site indica a furadeira, mas depois de perder o primeiro pratinho descobri que é mais fácil furar com um parafuso e depois ir abrindo o furo girando a ponta de uma faca. Bem mais fácil, especialmente para quem não tem o hábito de trabalhar com furadeira.



Depois de furados é tudo super fácil. Basta colocar a porca e arruela dos dois lados do furo e prontinho!!! Assim que encontrada a altura ideal é necessário colar, pois como a haste é toda rosqueada eles não ficam firmes só com o aperto manual.



Vocês nem imaginam como eu fiquei satisfeita com o resultado!!! Ontem eu fui a uma casa especializada para que eles me orientassem sobre qual a ração ideal para os passarinhos de rua, pois eu quero que o comedouro seja um sucesso entre eles!!! Rsss. E eles me deram uma dica: Além da ração é bom triturar um pão velho todos os dias, eles adoram!!! Estou ansiosa para pendurá-la logo!!



E ele prontinho para o uso, somente aguardando seus visitantes!!!
(P.S. Lembrar de pintar esta grade urgente!!! Kkkkkk)




 OUTROS MODELOS DE COMEDOURO DO TIPO FAÇA VOCÊ MESMO

E aproveitando o tema fui dar uma olhada em outros modelos de comedouro que também sejam simples de executar ou que sejam simplesmente lindos!!! Este logo a seguir tem o mesmo princípio do modelo que fiz, a diferença é que usaram duas tigelas transparentes. Achei muito interessante porque protege ainda melhor a ração da chuva.



Este feito com garrafa pet e colheres de pau já são velhos conhecidos.

Imagem: Pinterest


Uma outra alternativa reciclando materiais e de simples execução.



Este não é simples de fazer, mas eu tinha que mostrar porque achei lindo demais!!!

Imagem: About Wonder Pets


E aí? Se animaram a fazer o seu? Garanto que a visita na janela é um,a alegria, fico sempre com um sorriso no rosto quando o mesmo beija flor vem todas as tardes me visitar no mesmo horário. É realmente encantador.

Grande abraço a todos e tenham uma ótima semana!!!