blog de decoração - Arquitrecos: Agosto 2012 .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pequenas paredes, grandes efeitos

Sempre que me mudo para uma casa nova (ou vou ajudar alguém a arrumar a sua) as primeiras paredes em que coloco adornos são aquelas pequenas paredes entre portas, ao lado de uma janela, pois são paredes onde os pequenos objetos ganham destaque e o conjunto fica atraente com poucos elementos. Adoro miudezas!!! E não é por acaso... afinal a maior parte das lembranças que trazemos de viagens principalmente são pequenas (para não fazer volume na mala...) e merecem destaque na decoração, aquele cantinho que a gente, só de dar uma olhada, tem como retribuição um momento de doces lembranças. E aí? Alguma paredinha sobrando em sua casa?

Uma simples cadeira que estava sobrando na decoração fica um charme em uma pequena parede entre portas, complementada por dois quadrinhos. Muito simples e criativo!!!



Muito linda esta pequena cômoda, perfeitamente integrada a este cantinho de parede sob um espelho bem fininho. Isso sim é aproveitar todos os cantinhos com bom gosto.



Um móvel junto à porta de entrada (perfeito para uma sapateira) compõe um hall super funcional. É só chegar, sentar, tirar os sapatos e guardar na sapateira!! Eu tenho uma sapateira na minha sala super camuflada... é muito prático!! (No próximo post vou falar sobre sapateiras e mostro a minha tá?)



E para aproveitar este espaço (super iluminado) entre duas janelas uma pequena penteadeira super charmosa!



Grande abraço a todos e uma ótima sexta-feira!!!


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Armários sem portas

Drama de 10 entre 10 pessoas na hora de se mudar para uma casa nova, seja ela nova ou alugada: armários!!! Organizar uma casa sem armários é praticamente impossível, mas o investimento inicial na maior parte das vezes inviabiliza a aquisição e a solução é pensar em alternativas temporárias certo? Nem sempre!!!! Principalmente em quartos em que o armário possa ocupar um nicho ou uma parede inteira, os gastos com o armário podem reduzir significativamente se dispensarmos a estrutura e as portas. Em seu lugar podemos fixar bastões nas paredes ou teto, inserir gaveteiros, cortinas para fechamento... ou nada de portas!! Parece impossível dar certo? Que nada!!! Vejam alguns exemplos do que estou dizendo...

Neste primeiro exemplo o armário é composto de uma prateleira, o bastão fixado diretamente nas paredes laterais e prateleira superior e na parte inferior uma marcenaria toda em gavetas (uma alternativa ainda mais simples seriam gaveteiros com rodízios) . No futuro nada impede que sejam instaladas portas de correr para fechar o armário sem danificar o que já está pronto. 


Detalhe da imagem anterior: Para que a prateleira pudesse suportat mais peso (espaço perfeito para as malas) permitindo a instalação do bastão para roupas foram fixados cabos de aço na laje. Estas ferragens são facilmente encontradas em lojas de artigos para marceneiros ou casas de puxadores.


Quando o quarto já possui um nicho a instalação do armário fica ainda mais simples. Neste caso foi instalado o bastão entre paredes e na parte inferior prateleiras recebem caixas organizadoras fazendo as vezes de gavetas para as miudezas. Adorei o aproveitamento da pequena parede para instalar o espelho.


Nesta imagem o escritório foi aproveitado se transformando em um closet-escritório (fiz uma proposta similar para uma cliente no início do ano). É uma forma fantástica de otimizar o espaço. Esta alternativa é ainda mais econômica, pois foram instalados dois bastões aproveitando toda a altura da parede. Para os sapatos a alternativa foram prateleiras.


Ontem vi este projeto no blog Arquitetura do Imóvel da querida Silvia Gatti e fiquei apaixonada!!! Um apartamento masculino onde foi aproveitada toda a parede lateral da cama (até o banheiro!!!). É ou não é uma alternativa super moderna e interessante? Adoro clientes que compram este tipo de idéia, um luxo!!!


Um outro detalhe do mesmo projeto: Observaram que foi feita uma prateleira em concreto para embutir o gaveteiro inferior e funcionar como criado mudo? O bastão foi fixado diretamente na parede com uma ferragem especial. Para garantir que a umidade não atingisse as roupas o espaço destinado ao chuveiro (e o vaso sanitário, claro) foi confinado depois de uma porta. Perfeito!


Ainda tímidos quanto a deixar as roupas assim expostas? Vamos então às cortinas!!!! Neste projeto a parte interna tem uma boa parte executada em marcenaria e o ótimo acabamento da cortina foi garantido através do detalhe do bandô no forro de gesso.



Uma alternativa ainda mais simples (mas muito charmosa) com a instalação da cortina em bastão escondendo o nicho das roupas.



E para finalizar uma imagem ligada ao tema para ficar aqui sonhando... 
Dispensa comentários....rssss



São ou não são soluções nada temporárias?


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pufe feito com pneu e corda!!!!

Gente do céu!!! Ontem eu encontrei este Faça Você Mesmo no Facebook e fiquei maluca para mostrar para vocês. Não tem duas semanas que eu estava conversando com um amigo sobre como fazer um pufe com dois pneus que ele tinha em casa e nada muito interessante me veio à cabeça... mas vejam esta idéia do site That Whas a What? A melhor idéia para reciclagem de pneus que já vi até hoje!!! Este fim de semana vou fazer o do meu amigo (e um para mim!!) e mostro aqui para vocês. As mãos já estão coçando!!!!!

Este é um pufe convencional, vendido em algumas lojas (e bem caro, claro...)


Agora vejam o passo a passo em algumas imagens. Para ver o post completo no site original cliquem AQUI.
O material necessário é bem simples: Pneu, corda (que pode ser usada com diversas espessuras e algumas alternativas de nylon ainda podem ser encontradas em diversas cores!!!)



São necessárias ainda duas "bolachas" de compensado ou mdf no mesmo diãmetro da base do pneu, para fazer o assento e o fundo onde serão fixados os pés.



Os pés são encontrados em lojas de puxadores ou artigos para estofados em diversos modelos.



Acredito que a cola quente seja a mais adequada para fazer este trabalho, vou fazer o teste e conto para vocês na próxima semana . Basta ir colando em espiral da base até o tampo. 



Depois das laterais forradas é hora de fixar os pés na base de madeira. 
03 unidades são suficientes.



Depois da base pronta é hora de fazer o tampo. Achei este método meio complicado, acho que manter a espiral até chegar ao centro fica mais fácil de executar.



Achei complicada esta parte... vou dar um outro jeito no que vou fazer..
Mas observem que primeiro é forrada a madeira independentemente, somente depois é feito o acabamento unindo a madeira e o pneu.



Observem o resultado: Não é genial????
Eu adorei!!!



O pufe em seu lugar de destaque. Deu um show!!!



Vou fazer o meu este fim de semana e volto correndo para mostrar para vocês!!!!
Já estou pensando em um colorido também!!!! Me seguuuura!!!!


Gostou? Vota na gente!!!



Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


Muito obrigada a todos!!!




As últimas do Instagram... Post 01!!

Oi gente!!! Fiquei tão feliz com tantos comentários queridos sobre o meu novo visual que resolvi mostrar a foto original no novo perfil que fiz no Instagram. E obrigada pelos elogios, fiquei toda cheia...rssss. Bom demais dar uma renovada no visual de vez em quando!!



E por falar em Instagram... ando viciada!!!! Esta nova ferramenta ligada diretamente ao Facebook é muito interessante!!! Perfeita para compartilhar pedacinhos do nosso dia com os amigos. Nada interessante (ou nem tanto...) passa sem um registro básico...rssss. E como vocês aqui do blog nem sempre compartilham comigo estas imagens resolvi mostrar as minhas... últimas do Instagram!!! Sem tema, só imagens que vou fazendo e me divertindo com as diversas alternativas de filtro do aplicativo. Uma farra!!! Vem comigo!!!
 
Esta é novidade em primeira mão... o sneacker que comprei há alguns meses finalmente chegou ontem... Ok, bonito não é meeeeesmo, mas gente do céu, que conforto!!!! Algusn centímetros a mais sem sofrimento? Tudo de bom!!!!
 
 
 
Outra aquisição para a minha coleção de havaianas... como posso resistir?? Vi os novos modelos no facebook da Laély do Sala da Lá e fui correndo ver as novidades. Não é fofo demais? 
 
 
 
Esta foto foi em um dia em que acordei com pique total e fui para a batalha com look onça....rss
Pronta para o ataque!!! rssss
 
 
 
O kit da última corrida que participei aqui em Brasília no dia 18/08, uma corrida linda na nossa Ponte JK e em pleno por do sol. O visual (e o momento vento nos cabelos...rsss) foi incrível!!!
 
 
 
E para vocês terem uma idéia da minha empolgação com as corridas...
Olhas só as medalhas somente deste ano!!! (E já estou inscrita em mais duas...rssss)
 
 
 
Aqui o CD de uma banda pela qual ando apaixonada: Alabama Shakes.
Descobri através de um amigo, vale a pena conferir, as músicas são lindas...
 
 
 
Um registro do momento em que comprei a revista Minha Casa deste mês com a indicação do blog...
Feliz da vida fui correndo mostrar aos amigos!!!
 
 
 
Um momento bobeira experimentando esmalte roxo pela primeira vez...rsss
 
 
 
Registro de minhas férias no Rio em julho... O legal no Instagram é que ele te permite fazer imagens e postar instantaneamente, então como levei minha sobrinha registrei vários momentos para atualizar os pais coruja que ficaram em Brasília... muito legal!!
 
 
 
Momento de maravilhoso (e merecido!!!) ócio...
 
 
 
Lembrancinha que comprei no aeroporto do Rio (adoro imagens estilizadas do Divino!!)
 
 
 
Noite de UFC (que eu adoro, confesso!!!) pede Poker!!! Apesar de seeeeempre perder do meu irmão e minha cunhada, eu tinha que exibir meu par de cinco...rsssss. Ganhei esta mão pelo menos ora!!!
 
 
 
Colega artista é tudo de bom!! Ganhei esta tela pintada especialmente para mim, não é o máximo?!!
Acreditem, com todos estes detalhes a tela tem apenas 10 x 15cm!!!
 
 
 
Compartilhando um café da manhã relaxante (e nada light) antes de um longo dia de trabalho...
 
 
 
E por fim um momento preguiça com uma de minhas meias discretíssimas...rsssss
 
 
 
Que post longo minha gente!!! Mas queria muito compartilhar um pouco mais do meu dia a dia com vocês que estão sempre aqui comigo. Podem deixar que agora está instituído o momento "Últimas do Instagram" para deixar vocês sempre atualizados sobre o que vejo por aí tá? Grande abraço a todos!!!!
 
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Corrimão de vidro

Sei que a maior parte das pessoas tem um certo receio quanto ao uso do vidro em parapeitos ou corrimãos de escada, mas sempre que possível defendo esta idéia, principalmente em ambientes onde a escada fique muito aparente, o que acaba interferindo demais na decoração do espaço. Eu acredito que a escada deve ser tratada como uma atração especial em áreas onde seja necessário pouco mobiliário como um hall por exemplo. Caso seja indispensável o uso da escada na sala de estar por exemplo, a substituição do corrimão convencional por vidro deixa o conjunto mais leve e a escada um elemento secundário.

Na foto abaixo o vidro foi instalado do piso ao teto, garantindo maior segurança inclusive para casas com crianças. Uma segunda alternativa para "limpar" ainda mais o ambiente e ganhar uma parede extra seria fazer o mesmo fechamento em gesso acartonado. a escada continuaria aparente, porém de uma forma mais sutil.



Abaixo uma alternativa similar, porém limitando o vidro à altura do corrimão.



Neste exemplo o vidro compõe o corrimão e o parapeito do mezanino. O sistema de fixação em aço inox está discretamente instalado na parede. Atualmente existem várias alternativas de sistemas semelhantes disponíveis no mercado tendo em vista a praticidade do sistema.



Um esquema de fixação semelhante com os fixadores parafusados na estrutura metálica da escada.



E aí? Acham que vale a pena experimentar? Considero o vidro laminado mais seguro para este tipo de uso que o vidro temperado que tende a quebrar espontaneamente com o passar do tempo.
Grande abraço a todos!!!



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Uma cozinha multicolorida

Esta cozinha tenho guardada em minha pasta de imagens há algum tempo e não me canso de olhar todos os seus detalhes. No site Casa Studio descobri que se trata do apartamento de uma designer e perfeitamente adaptável por qualquer pessoa apaixonada por cores. O amor pelos detalhes fica evidente na preocupação em revestir meia parede da copa em lambri branco e o restante em xadrez colorido em tons próximos aos utilizados na cozinha que está no espaço ao lado. O tom de azul dos armários é maravilhoso.




Todas as cores usadas no espaço são perfeitamente equilibradas pelo branco usado nas bancadas e pisos, assim como predominante também no fundo das cerâmicas decoradas.


As cadeiras em vários modelos e cores usadas tanto na copa quanto no balcão são aquela "cereja do bolo" que torna este apartamento único!! O piso e o revestimento do balcão em madeira aqueceram o ambiente e equilibraram os contrastes. Lindo projeto, perfeito para quem ama cores!!!


Tenham um ótimo fim de semana!!!


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Idéias de organização em pequenos espaços

Esta noite pesquisando na internet encontrei estas imagens com idéias super interessantes de organização aproveitando pequenos espaços e formas de expor objetos. As três primeiras imagens encontrei no blog Atemporal Decor que eu ainda não conhecia. Gostei muito!!

Observem que idéia interessante: Aproveitar algum dos nichos do armário e instalar ganchos. Perfeito para aquelas bolsas que geralmente são muito grandes para ficar em prateleiras. Quando possível acredito que em um armário com portas ficaria ainda melhor, menos visível no espaço.



Para melhor aproveitamento das prateleiras de louceiros uma alternativa interessante é instalar ganchinhos para pendurar xícaras menores. E para melhorar: fica lindo!!!



E vejam que inusitado!!! Aqui aproveitaram um  nicho no patamar da escada para fazer um pequeno armário, o que geralmente encontramos no hall de entrada (quando usado para casacos, guarda-chuvas, etc). Uma ótima maneira de aproveitar este espaço que geralmente funciona apenas como circulação.



E para quem tem muitos livros e pouco espaço, uma idéia do Achados de Decoração para aproveitamento do espaço junto à porta. Perfeito para áreas de circulação.


Grande abraço a todos!!!