Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Vamos aprender a instalar prateleiras?

Já há algum tempo resolvi que não ia mais passar aperto quando precisasse pendurar meus quadros e prateleiras. Tem coisa pior que combinar com marceneiro e nada dele aparecer? E na minha casa sempre foi assim mesmo: minha mãe trocava carrapeta de torneira, se virava para desentupir o encanamento quando preciso e meu pai ficava bem quietinho assistindo...rssss. Desde que me mudei pela última vez resolvi comprar a minha furadeira e enfrentar o medo da danada. E não é que foi fácil?

Mas ainda tinha um desafio a superar: furar paredes revestidas com cerâmica... não é fácil!!! Então meu cunhado me deu umas dicas que facilitariam o trabalho e eu fiz a tentativa. e não é que deu certo? Como sei que muitas de nossas visitantes são arteiras e também vivem inventando alguma alteração em suas casas resolvi passar alguns macetes que fui aprendendo com o tempo para mostrar que todas são capazes de fazer o mesmo.

Para começar o mais importante: Evitar tubulações hidráulicas e elétricas. A gente sempre lembra dos canos de água e esgoto mas esquece dos eletrodutos de elétrica, que são ainda mais perigosos. Para mostrar o quanto é simples evitá-los fiz um croqui simples que indica os eixos onde na maior parte das vezes as instalações se concentram baseados na localização das tomadas e torneira neste caso. Claro que já encontrei instalações mal feitas por aí fora dos padrões para economia de material (na diagonal por exemplo...) mas não é comum.

Eixos de risco de ocorrência de tubulações

O próximo passo não tem segredo: Basta marcar as furações no local necessário, organizar o material e mãos à obra!! No caso que vou mostrar eu estava montando uma prateleira na cozinha para instalar meus fornos elétrico e microondas que andavam ocupando espaço na bancada.

Para começar o material que utilizei: Os parafusos usados foram S8 porque eu precisava que suportasse muito peso, mas poderiam ser usados parafusos S6. A necessidade do prego e  martelo daqui há pouco vocês vão entender. E temos a furadeira também, claro.


O componente essencial para o uso da furadeira é firmeza na mão no momento de furar. Não é necessária força. E este é o grande desafio da furação em azulejos, porque como a superfície é muito lisa a furadeira acaba escapando. Para evitar este problema o grande truque é fazer antes o furo com um prego para apoiar a ponta da broca no momento de furar.


Segunda dica: Furar primeiro com uma broca mais fina que a do parafuso para facilitar a furação.
Comecei então com a broca para parafuso S6.


Depois basta usar esta ferramentinha esdrúxula que vem com a furadeira para trocar a broca pela S8.


Como a furação já tinha sido feita previamente, ficou muito mais fácil fazer o furo com a broca mais grossa.
No momento de inserir a bucha fica mais fácil com o parafuso já encaixado para que se possa usar o martelo e a bucha não amasse no momento de encaixar.


Na segunda marcação repeti os mesmos passos.


Retirei os parafusos e fixei os dois suportes da prateleira.


Para finalizar instalei a prancha de mdf com parafusos específicos para madeira (com ponta) não sendo necessário o uso de furadeira. Prontinho!!!


Não vou mostrar o resultado depois de instalada porque decidi que me recuso a mostrar qualquer coisa nesta cozinha, pois detesto este revestimentoooooo!!!!! E depois que instalei a prateleira é que descobri que a fita de acabamento para as bordas não é autocolante!!!! Mas a prateleira ficou super firme e hoje coloco nesta área o microondas e o forno elétrico. É ou não é moleza???

Grande abraço a todos e vamos perder este medo de furadeira!!!!

domingo, 29 de julho de 2012

Fim de férias!!!

Estou de voltaaaaaa!!!! Foram duas semanas revigorantes para mim, aproveitei cada minuto!!! E desta vez fiz como queria há algum tempo: nada de férias para viagens que duram até o dia da volta, pois descobri que viajar também cansa!! Então viajei a primeira semana inteira e tirei a segunda semana para descansar. E descansei de verdade, desta vez me permiti algo que não me é familiar: o ócio sem culpa!!!! Adiantei meus projetos para entregar todos antes das férias e as pequenas pendências programei para a semana de retorno. Foi realmente uma pausa para recarregar as baterias, pausa do trabalho, dos projetos, do blog, da academia... nada de sapatos, só chinelo!!!

Agora me sinto pronta para voltar e depois de muita reflexão a respeito de como administro meu tempo e o quanto me dedico ao meu trabalho espero conseguir me dividir entre tudo o que faz parte da minha vida com sabedoria. Eu gosto demais de trabalhar mas não posso estar sempre no limite, tenho que me vigiar!!!

Passei minha primeira semana de férias na cidade maravilhosa!!!!! Abaixo dou uma pista de como foi a minha semana na praia... foi uma viagem família desta vez, fui com o filhote, minha sobrinha e minha mãe. Como ano passado viajei duas vezes sem eles resolvi fazer esta viagem juntos.

Um fim de tarde clicado em uma de nossas caminhadas...

 
E eu aproveitando a brisa do mar... rsss

 Estou a cada dia mais apaixonada pelo Rio de Janeiro!! Conheci a cidade há uns três anos em uma viagem a trabalho mas depois que uma amiga se mudou para lá tenho ido com mais frequência e realmente a cidade me encanta de diversas formas: pelas belezas naturais que fazem a cidade tão especial, pela maravilha que é andar pelo comércio, suas praias... o calçadão de Ipanema é tudo de bom... a feirinha da General Osório, a Livraria da Travessa, assistir a um filme em cinemas fora do shopping onde se pode chegar a pé, tomar café em uma padaria em pé, no balcão... enfim: cada um tem um motivo para amar uma cidade. E eu só conheço o circuito: centro/ Botafogo/Copacabana/Ipanema/Leblon então tenho a meu favor não conhecer a parte triste da cidade... mas também, para quê?


Os primeiros dias estavam nublados como podem ver na foto acima que tiramos do Cristo Redentor. Mas na quinta-feira o sol abriu e os meninos não saíram mais da praia, eles adoraram!!! E para os dias de chuva eu fui preparada com meus livros que andavam abandonados em minha estante e até revistas que assino e não tenho tempo de ler acreditam??? Uma delícia estes pequenos prazeres!!!


Abaixo alguns pedacinhos do Jardim Botânico, que é um passeio imperdível, acho que foi o preferido da minha mãe. Eu já conhecia, mas nunca deixo de achar o lugar maravilhoso. Ia tirando do celular mesmo e enviando pelo Instagram pelo facebook para que meu irmão e minha cunhada pudessem acompanhar o passeio da filhota...rsss.



 



 Enfim, estou voltando!!! Já consegui colocar a maior parte de minhas visitas em dia e adorei ver que já passamos de 800 seguidores!!! Aos poucos vou visitando todo mundo!!


Ah! Uma novidade como podem ver: cortei o cabelo!!!
Aquela mudada que a gente tem vontade de fazer de vez em quando...

E meu lema!!!


Grande abraço a todos!!!!


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sinal de vida... e cores!!!

Meu povoooooooo!!!!! Sumi não foi??? Mas eu sei que vocês vão me perdoar... (ou assim espero!!!). Finalmente estou de férias minha gente!!! São apenas duas semaninhas, mas dias preciosos!!! O que eu trouxe na mala? Meus livros e até minhas revistas que não encontro tempo para ler acreditam?!!!  Tem revista de maio ainda!!! Ainda bem que trouxe meu arsenal porque aqui nesta cidade está chovendo quase todo dia!!! Mas nada de som de celular, nada de horários, nada de pressa (nem dieta... affeeeee!!!)... Hoje até tosei meu cabelo!!!!! Ô sensação boa de liberdade!!!

Para o filhote e a sobrinha que estão comigo aqui cada dia sem praia é um sufoco, eles morrem de tédio!!! Rsss. O jeito é comprar livros para recortar e pintar, correr para o cinema, comprar lápis de cor, tesoura... tem que arranjar o que fazer minha gente!!! Ainda bem que para sair e correr neste calçadão maravilhoso não precisa sol... A vista (em todos os sentidos...rsss) vale à pena!!


Calçadão de Copacabana / Ipanema -  Rio de Janeiro
  

E para não perder o hábito, vamos ver coisas bonitas? Sem tema, só coisas lindas que guardei de alguns blogs amigos e que me encantaram!!! Por falar nisso... a partir de hoje vou retribuir minhas visitas que estão megaaaaaa atrasadas... não desistam de mim meu povo, o cansaço estava demais!!!

Este banco maravilhoso foi feito através do aproveitamento de uma cabeceira de cama acreditam?
E este tom de turquesa??? Imagem linda e idéia super criativa do blog Jeito de Casa!!!



Sou apaixonada por esta imagem, pois torna útil e super charmoso este jardim de inverno.
Adoro bancos de madeira!!! Mais um achado do Achados de Decoração.



E esta cozinha em vermelho e azul? Uma das cozinhas coloridas de que mais gostei ultimamente!!!
Linda imagem do Atelier in Box.



Alguém já tinha visto tinta de lousa usada sobre a pia? Eu amei isso!!!
Achei no blog Baonilha e guardei na hora!!!



Quer algo com mais cara de férias que uma churrasqueira? Principalmente uma assim cheia de cores como esta do Paula Kasas!!!


Então é isso gente, uma passadinha para matar as saudades... continuo em ritmo lento nos próximos dias, mas semana que vem vou voltando!!!

Grande abraço a todos!!!!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Nova Cozinha!

Sempre adorei cozinhas. Desde pequena aquele era um de meus espaços prediletos. Por razões semelhantes gosto demais de banheiros, ambas áreas que denominamos " áreas molhadas" por demandarem revestimentos impermeáveis nas paredes, etc. O que mais admiro nestes espaços é o caráter quase desafiador de projetar algo que deve permanecer imutável por muito tempo, afinal não se faz obra de troca de revestimentos ou nova marcenaria em curtos espaços de tempo. O projeto destas áreas deve ser imune a modismos e feitos para durar.

Nunca gostei de cozinha com cara de show room, com todas as portas fechadas, deixando o espaço frio e impessoal. Sempre achei interessante introduzir revestimentos com texturas diferentes nas paredes, deixar outras somente com pintura quando possível, alguns armários com portas de vidro, utensílios pendurados, prateleiras para livros de receitas... e a maravilhosa notícia é que atualmente as cozinhas têm aderido a este estilo um pouco mais informal para estas áreas, sem se preocupar com modismos e refletindo o modo de vida do usuário. Esta é a Nova Cozinha!!!

Portas com fechamento em vidro funcionando como cristaleiras para bonitas louças a mostra...
Equilíbrio entre o novo e o antigo.



Não é lindo demais??? Eu adoro!!! 
Sempre uso cristaleiras ou prateleiras abertas em meus projetos. 
Faz toda a diferença mesmo que em pequenas áreas.



Prateleiras abertas "aquecendo" visualmente o espaço...



Pequenos cantinhos para funcionar como copa e trazer todo mundo para perto...



Permitir que o computador esteja por perto quando necessário...



Revestimentos com texturas, cores ou estampas de destaque em áreas estratégicas...



Utensílios e panelas à mostra!!! Mesmo que apenas em um cantinho...



Enfim: Muito amor em sua cozinha!!!!



Um recadinho!!! Desculpem por não estar retribuindo às visitas tão carinhosas que tenho recebido... estou prestes a tirar férias então estou mais cheia de trabalho que o usual... mas aos poucos vou voltando!!!
Grande beijo a todos!!!!






terça-feira, 10 de julho de 2012

Viva Athos! Homenagem no mês de nascimento de Athos Bulcão

Athos Bulcão. Artista cuja obra em Brasília é parte de nosso dia a dia, das lembranças de infância, das cenas políticas que marcam gerações... Você que não é de Brasília pode até achar que não o conhece, mas certamente vai achar muito familiares as imagens de suas obras, parte da memória visual de todo brasileiro. Não vou me aprofundar com uma abordagem teórica da obra do artista, afinal toda a sua obra é muito bem administrada através da super atuante Fundação Athos Bulcão, responsável por preservar e divulgar a obra do artista e todas as informações sobre sua obra podem ser encontradas no site cuja página inicial dá uma pista do maravilhoso conteúdo do site.



Julho é o mês de nascimento de Athos Bulcão e para homenagear esse grande artista que completaria 94 anos (que faleceu no dia 31 de julho de 2008, aos 90 anos), a Fundação lançou a campanha "Viva Athos", que consiste em homenagens feitas por admiradores da obra do artista e divulgação nas redes sociais. Vai ser um post longo, há tanto o que mostrar!!!!
 
 


Que brasileiro não conhece este famoso painel, palco de tantos momentos históricos?
Painel em metal esmaltado, Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados, 1974



Como enorme conicidência ganhei esta semana um livro maravilhoso chamado Brasilia 50 años - medio siglo de la capital de Brasil, lançado pela Fundación Cultural Hispano Brasileña e quase fiquei sem ar quando folheando suas páginas vi imagens das plantas originais de alguns painéis de azulejos do artista, obras que fazem parte da arquitetura e do urbanismo de Brasília. Abaixo mostro uma destas imagens que foram reproduzidas do acervo da Fundação Athos Bulcão.

Esta é uma cópia da planta em papel do painel de azulejos do Parque da Cidade de Brasília. Para quem nasceu na cidade é marcante a lembrança dos pontos de apoio onde o trenzinho que rodava no parque fazia suas paradas... é emocionante ver este projeto de 1985!

Imagem reproduzida do livro Brasilia 50 años - medio siglo de la capital de Brasil, lançado pela Fundación Cultural Hispano Brasileña. Original: Acervo da Fundação Athos Bulcão.

Imagem do painel executado no Parque da Cidade:
Painel de azulejos, Parada de descanso, Parque da cidade, 1985. Brasília – DF, Brasil


  
Um de seus mais famosos e amados painéis, localizado na "Igrejinha " como chamamos aqui.
Painel de azulejos - Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, Brasília, 1957.




Difícil escolher somente alguns de seus painéis de azulejos para mostrar aqui...
Painel Athos Bulcão - Brasília Palace Hotel, 1958




Painel de azulejos - Caixa Econômica Federal de Natal, 1976
Painel de azulejos -Mercado das Flores Brasília,1983

 


 Os painéis de azulejos são uma grande marca em sua obra, mas muitos foram os trabalhos como esculturas, pinturas, intervenções urbanísticas, fachadas, etc. Certamente é um artista cuja obra se estabeleceu como um exemplo de perfeita integração entre a arquitetura, o urbanismo e a arte.

Relevo em madeira laqueada, Praça dos Três Poderes, Panteão da Pátria Tancredo Neves, 1986



Os painéis do artista são obras de arte que extrapolam as paredes das galerias e fazem parte do cotidiano arquitetônico da cidade. Este painel do Itamaraty é fantástico. Vale a visita!!

Treliça em Madeira e Ferro Pintado, Ministério Relações Exteriores
Sala dos Tratados,  Palácio do Itamaraty ,1967



Pintura, Brasilia Palace Hotel - Mural. Arq Oscar Niemeyer 1959



Muro vazado, argamassa armada, Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação,1991



Painel Athos Bulcão - Praça da Apoteose, Sambódromo, 1983



E aí? Ainda podem dizer que não conhecem Athos Bulcão?

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Lavabos = Criatividade

Adoro lavabos!!! Já falei deste assunto aqui várias vezes, já mostrei alguns projetos meus e mantenho o que disse: se existe na casa um espaço onde podemos ser livres para criar, este é o lavabo!!! Abusar das cores, texturas, mistura de estilos, simples, prático, chique, pode escolher!!!! É o ambiente da casa onde consigo de meus clientes, mesmo os mais conservadores, uma carta branca para propor as mais ousadas alternativas. As minhas preferidas e que uso com maior frequência: 01 - Cores!!!!! (Pelo menos uma parede com uma cor marcante); 02- Um revestimento cerâmico estiloso com base clara para compor com a parede colorida 03 - espelho com moldura artesanal; 04 - Cuba de sobrepor; 05 - Papel de parede (adoro!!).

Não importa se o ambiente é pequeno, basta escolher uma parede para a cor e outra para o revestimento, mesmo que decorado, com base branca. Nas demais um rodapé alto em cerâmica ou granito e pintura. Só isso. Nada de se preocupar, afinal é um ambiente de curta permanência, pode dar asas à imaginação!!! Não é uma delícia????

Adoro este exemplo porque se enquadra melhor em nossa realidade, afinal poucos dos novos apartamentos possuem lavabo. Então como deixar um banheiro social com charme de lavabo, perfeito para dias de festa? Uma cortina de palhinha escondendo o box do chuveiro (pendurada fora do box, claro)!!! Achei genial!!! 



Uma alternativa muito simples (e barata) para dar um up no lavabo: Moldura redonda no espelho + armário de nichos com revestimento colorido + cuba de sobrepor.



Outra dica super simples para banheiros com lavatório de coluna: Uma prateleira entre a pia e o espelho garante um charme extra para o espaço. Gosto demais destas soluções descomplicadas.



Lavabo rústico... espelhos com moldura interessante, quadros na parede, saia na pia...
Muito original!!!



Agora se o desejo é uma versão luxo...
Papel de parede , lambri de madeira, belas arandelas... e olha a saia aí de novo!!!
Eu sei, não parece prático, mas quem sabe nos dias de festa? Ouse!!!



Suspiro profundo por esta cuba de cerâmica decorada...
Para arrematar um espelho sem moldura, apenas com um corte original,
Um rodabancada simples mas com linhas do mesmo estilo,
Uma arandela para arrematar... Lindo demais!!!!!


Tenham uma fantástica quinta-feira!!!!