Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Vamos aprender a instalar prateleiras?

Já há algum tempo resolvi que não ia mais passar aperto quando precisasse pendurar meus quadros e prateleiras. Tem coisa pior que combinar com marceneiro e nada dele aparecer? E na minha casa sempre foi assim mesmo: minha mãe trocava carrapeta de torneira, se virava para desentupir o encanamento quando preciso e meu pai ficava bem quietinho assistindo...rssss. Desde que me mudei pela última vez resolvi comprar a minha furadeira e enfrentar o medo da danada. E não é que foi fácil?

Mas ainda tinha um desafio a superar: furar paredes revestidas com cerâmica... não é fácil!!! Então meu cunhado me deu umas dicas que facilitariam o trabalho e eu fiz a tentativa. e não é que deu certo? Como sei que muitas de nossas visitantes são arteiras e também vivem inventando alguma alteração em suas casas resolvi passar alguns macetes que fui aprendendo com o tempo para mostrar que todas são capazes de fazer o mesmo.

Para começar o mais importante: Evitar tubulações hidráulicas e elétricas. A gente sempre lembra dos canos de água e esgoto mas esquece dos eletrodutos de elétrica, que são ainda mais perigosos. Para mostrar o quanto é simples evitá-los fiz um croqui simples que indica os eixos onde na maior parte das vezes as instalações se concentram baseados na localização das tomadas e torneira neste caso. Claro que já encontrei instalações mal feitas por aí fora dos padrões para economia de material (na diagonal por exemplo...) mas não é comum.

Eixos de risco de ocorrência de tubulações

O próximo passo não tem segredo: Basta marcar as furações no local necessário, organizar o material e mãos à obra!! No caso que vou mostrar eu estava montando uma prateleira na cozinha para instalar meus fornos elétrico e microondas que andavam ocupando espaço na bancada.

Para começar o material que utilizei: Os parafusos usados foram S8 porque eu precisava que suportasse muito peso, mas poderiam ser usados parafusos S6. A necessidade do prego e  martelo daqui há pouco vocês vão entender. E temos a furadeira também, claro.


O componente essencial para o uso da furadeira é firmeza na mão no momento de furar. Não é necessária força. E este é o grande desafio da furação em azulejos, porque como a superfície é muito lisa a furadeira acaba escapando. Para evitar este problema o grande truque é fazer antes o furo com um prego para apoiar a ponta da broca no momento de furar.


Segunda dica: Furar primeiro com uma broca mais fina que a do parafuso para facilitar a furação.
Comecei então com a broca para parafuso S6.


Depois basta usar esta ferramentinha esdrúxula que vem com a furadeira para trocar a broca pela S8.


Como a furação já tinha sido feita previamente, ficou muito mais fácil fazer o furo com a broca mais grossa.
No momento de inserir a bucha fica mais fácil com o parafuso já encaixado para que se possa usar o martelo e a bucha não amasse no momento de encaixar.


Na segunda marcação repeti os mesmos passos.


Retirei os parafusos e fixei os dois suportes da prateleira.


Para finalizar instalei a prancha de mdf com parafusos específicos para madeira (com ponta) não sendo necessário o uso de furadeira. Prontinho!!!


Não vou mostrar o resultado depois de instalada porque decidi que me recuso a mostrar qualquer coisa nesta cozinha, pois detesto este revestimentoooooo!!!!! E depois que instalei a prateleira é que descobri que a fita de acabamento para as bordas não é autocolante!!!! Mas a prateleira ficou super firme e hoje coloco nesta área o microondas e o forno elétrico. É ou não é moleza???

Grande abraço a todos e vamos perder este medo de furadeira!!!!

13 comentários:

  1. Tô precisando fazer só um furinho aqui no meu lavabo, já vou aproveitar suas dicas!

    brigada Carlaaa

    um bjú!

    ResponderExcluir
  2. Apoiado,Carla.Eu estou seguindo o mm caminho.Precisava lixar um criado e me aventurei a adaptar a lixadeira na furadeira.Nunca tinha usado nem furadeira!!!E não é q deu certo?Obrigada pelas dicas,vou continuar minhas aventuras.Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo31/7/12

    oi Carla, ficou legal seu cabelo, tambem gosto de mudar, otimas dicas, eu não vivo sem prateleiras acho muito pratico, já aprendi a usar a furadeira, agora tenho que aprender a usar a serra de cortar madeira, depender dos outros as vezes é bem chato, ficar esperando etc... beijo amiga

    ResponderExcluir
  4. Carla querida!
    Preciso fazer como você e aprender
    usar a furadeira... É difícil ficar esperando
    pelos outros. Vou experimentar!
    Abraços e tudo de bom pra ti

    ResponderExcluir
  5. Parece moleza... mas eu tenho 2 mãos esquerdas pra usar furadeira! Pra isso, chamo marido... assim tenho quem xingar se der errado... rs!

    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aiii tenho pavor de furadeira..aqui qdo preciso é marido que faz,mas no tempo dele se é que me entende!! rsrsr..
    Minha mãe é igual a sua..é pau pra toda obra nunca vi igual..babo na minha véia..mas não puxei a ela sou medrosa demais.
    Mas suas dicas são ótimas, quem sabe um dia eu não perca esse medo.
    ..Abri a revista Minha Casa e me deparei com o seu bloguito na indicação do mês \0| \0|..tu merece isso e mais!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Jura Ellen?!!! Nem eu sabia!!!!! Vou correndo comprar uma revista, que notícia legal!!!! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. OLà CARLA
    OTIMAS DICAS, MAS SE MARIDO ME VER COM UMA FURADEIRA NA MÃO,
    ME ABATE NA HORA RSRS
    PORQUE SABE QUE VAI SAIR BESTEIRA

    BACI

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica! Parabéns pelo PAP!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/8/12

    adorei as dicas Carla... eu também resolvi, neste ano, perder o medo da danada... instalei duas prateleiras na sala. Faz muita falta a gente saber lidar com a furadeira, muita coisa simples se resolve...
    Beijinhos e lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  11. Carla, olhando parece fácil, mas na hora H, eu recorro ao marido mesmo, rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Valeu Carlinha,
    Meu marido não deixa eu nem chegar perto do martelo...fla que eu não levo jeito para essas coisas kkk.
    Beijokas

    Paula Kasas

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!