blog de decoração - Arquitrecos: Livros em todos os cantinhos .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Livros em todos os cantinhos

Dilema para os apaixonados por livros ou aqueles cujo trabalho demanda que se tenha muitos livros em casa: espaço para guardá-los!!! Na realidade não considero um dilema de verdade porque acho muito interessante estantes cheias de livros como parte da decoração. Nos anos 80 principalmente era comum existir nas casas um espaço de biblioteca especialmente para guardá-los, mas atualmente com as novas necessidades quanto à aproveitamento de espaço, os livros têm feito muito bonito como parte da decoração em salas, quartos, escritórios. É como as coisas funcionam hoje: a decoração vai refletir o estilo de vida do morador. Simples assim!!!

E como sempre mostro lindas estantes por aqui resolvi que hoje mostraria algumas formas de acomodar os livros não muito convencionais, aproveitando aqueles cantinhos inimagináveis para quando as estantes não estão mais sendo suficientes.

Que tal aproveitar um cantinho de varanda como um aconchegante espaço de leitura? Estantes instaladas nas paredes laterais e um banco-baú aproveitando o espaço abaixo da janela.Esta linda imagem encontrei no site da querida Cláudia do Perfeita Ordem e guardei na hora!!! 



E falando em espaço abaixo da janela... que tal fazer um banco, que colabora na quantidade de lugares para sentar e utilizar o espaço até o piso para guardar livros!!! Eu acrescentaria algumas almofadas do tipo futton para garantir o conforto e deixar o espaço ainda mais aconchegante. Isso sim é aproveitamento de espaço!



Veja esta imagem que genial: aproveitamento do espaço da escada!! Perfeito porque geralmente é um cantinho difícil de aproveitar, principalmente quando a escada é visível da área social o que deixaria o visual muito poluído. Mas esta certamente é uma escada de acesso à área íntima, então permite tranquilamente o uso desta alternativa. Esta imagem e a anterior guardei há um tempão do blog Copy e Paste da Susi Boot e achei incríveis!!



Uma parede disponível no corredor?



Alguém já tinha pensado em usar toda a área em torno das portas?



E então? Alguém ainda tem desculpas para não organizar seus livros?
Grande abraço a todos e uma ótima semana!!!


11 comentários:

  1. Fiquei me imaginando sentada naquele primeiro cômodo maravilhoso, lendo um belo livro e admirando uma bela paisagem...não tem coisa melhor, né??

    ResponderExcluir
  2. estou encantada com esses cantos!!
    bjs
    boa segunda

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros e acho o máximo qdo os vejo fazendo parte da decoração..perfeitos esses cantinho de leitura aproveitando a luminosidade natural das janelas..
    Uma linda semana!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Belas imagens amiga!
    Mas, essa primeira senti-me integrada nela,
    lendo um livro e vendo essa paisagem.
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as idéias! Lindo!

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/7/12

    Eu tenho uma humilde coleção de livros e adoro expor. Principalmente misturado com porta retratos e objetos de decoração. A primeira imagem é linda, me deu até vontade de deitar naquele sofazinho... e a imagem da escada sem comentarios, eu adoro tudo que aproveita os pequenos espaços...
    Bjux Carlinha
    Lyd

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlinha,
    A primeira imagem, eu achei muito linda, só falta um encosto para poder dormir ...porque eu DURMO quando leio mais que 10 páginas..rsrsrs
    Livro é dificil mesmo...acabam que ficando um pouco em cada lugar da casa.
    Boas idéias amiga.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Carla,
    Tudo o que se refere aos livros me encanta. A primeira imagem é verdadeiramente meu sonho de consumo, muito embora eu tenha uma biblioteca em casa, num terceiro andar (ou sótão) e não possa reclamar... mas ler um livro com todo aquele verde lá fora... é pedir para sonhar e ser atendida!
    Bjo&Carinho,
    Jussara

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA CARLA
    OS LIVROS PARA MIM SÃO IMPRESCINDÍVEL, E NÃO COMO PARTE DA DECOR,
    MAS COMO PARTE DA MINHA VIDA, LEIO MUITO,
    MAS TENHO POUCO ESPAçO, SOLUÇÃO ??
    QUASE NÃO COMPRO LIVROS, AQUI NA ITÁLIA TEMOS MUITAS BIBLIOTECAS PUBLICAS,COM LIVROS NO VOS APENAS LANçADOS NO MERCADO, ENTÃO POSSO LER TODOS OS LIVROS QUE QUERO, SEM COMPRAR LOS.

    BACIONE

    ResponderExcluir
  10. Carla,
    amo livros, tenho estantes repletas deles, é um enorme prazer poder sentar no meu cantinho favorito com um bom livro. Aquela daybed encostada na janela é o canto ideal, não acha? E ainda por cima, com estantes cheias de livros em ambos os lados, seria preciso um excelente motivo prá me tirar dali.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  11. Adoro ler e sempre tenho livros por perto. Guardo poucos.. a maioria passo adiante, para que possam ser lidos por outras pessoas! Adoro um cantinho fofo de leitura!

    Beijokinhas e excelente quinta pra vc!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!