blog de decoração - Arquitrecos: Frank Lloyd Wright - 145 anos .post img { max-width: 500px; height: auto;

domingo, 10 de junho de 2012

Frank Lloyd Wright - 145 anos

No último dia 08 completaria 145 anos um grande arquiteto americano: Frank Lloyd Wright. Desde a época da faculdade de arquitetura admiro o trabalho deste grande arquiteto, considerado o primeiro arquiteto moderno americano. Uma de suas obras mais conhecidas é o Museu Guggenheim de Nova York e a sua casa mais espetacular eu considero a casa da cascata, uma verdadeira escultura erguida sem represar uma cachoeira existente no terreno e sim integrando-a à arquitetura. Vejam algumas de suas obras:

Tinha que começar pela Casa da Cascata (Fallingwater house - Pensylvania EUA) que foi construída em 1936 e doada em 1936 ao Western Pennsylvania Conservancy. A partir de 1964, o edifício foi aberto ao público como museu e, desde então, mais de seis milhões de pessoas já visitaram a casa. Atualmente, recebe mais de cento e vinte mil visitantes por ano (fonte). É considerada até hoje uma das casas mais famosas do mundo.


Não é simplesmente maravilhosa uma casa envolvida em toda esta natureza????



A primeira obra de arquitetura que analisei ainda na disciplina Introdução a Arquitetura foi a sua Casa Robbie projetada e construída entre 1908 e 1909 pelo arquiteto e reconhecida como o melhor exemplo se suas obras do período da Prairie School, o primeiro estilo arquitetônico genuinamente americano (texto wikipédia).




Uma de suas obras mais conhecidas: O Museu Guggenheim de Nova Iorque. Sua contrução se iniciou em 1956, sendo concluído três anos mais tarde. As especificações impostas por Solomon Robert Guggenheim a Lloyd Wright foram bastante difíceis de transpor em termos arquitetônicos. Ele não poderia ser de forma alguma comparado com qualquer outro museu já existente. E a solução encontrada por Frank foi única e que remete as idéias arquitetônicas visionarias do inicio do século XX, correspondendo a uma linguagem abstrata dos quadros de alberga. O Museu Guggenheim só foi inaugurado em 21 de outubro de 1959, após a morte de Wright, que morreu seis meses antes da obra estar concluída. (fonte)


Vista de seu interior: As coleções são dispostas nas paredes e a visitação se dá através de rampas que envolvem toda a edificação.


As obras do arquiteto viraram quebra-cabeças nos Estados Unidos.
Museu Guggenheim e a Casa da Cascata.


Para terminar uma célebre frase do arquiteto:

Tenham um ótimo restinho de domingo!!!
Ontem foi a corrida, foi o máximo!! Amanhã conto tudo!



9 comentários:

  1. Realmente Maravilhosa Obra essa primeira casa. Apesar de não ser perita no assunto sei apreciar...
    beijão
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Também admiro muito o trabalho de Frank Lloyd Wright!!
    Um grande arquiteto, com certeza!!!

    Boa semana!
    Paty
    www.choses-de-fille.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. OI Carlinha,
    Eu sempre aprendo com voce, e nisso tu atinge o objetivo principal de um blog, que é ensinar...acrescentar alguma coisa nas pessoas que passam por aqui.
    Bjus querida,...parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!!! Tem gente muito talentosa neste mundo não?

    bjs
    Cimara

    ResponderExcluir
  5. Taís Santos11/6/12

    Carlinha, adoro arquitetura, até pensei em fazer a faculdade mas como sou péssima em cálculos acabei desistindo, rs
    Adorei esse post e espero que poste outros falando de arquitetos importantes.
    Boa Semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por esta casa, tenho um livro que fala somente sobre ela.
    Mais que linda, é impressionante a visão deste arquiteto fantástico, afinal ele a projetou em 1934 e a mesma ficou pronta em 1936. Não seria o máximo da contemporaneidade se ela tivesse sido projetada hoje?
    Belíssimo post, Carla.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  7. Carla, eu adoro a Casa da Cascata,e já postei sobre ela no blog e sua influência na minha carreira e tem até com um vídeo.
    Queria esse Lego,ah queria...

    ResponderExcluir
  8. Que bárbara a Casa da Cascata! Babei!

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!