blog de decoração - Arquitrecos: Bar em Casa - Arquitrecos no Jornal - A Tarde .post img { max-width: 500px; height: auto;

segunda-feira, 26 de março de 2012

Bar em Casa - Arquitrecos no Jornal - A Tarde

Vocês lembram do post: Bar em casa, muito anos 80? É até hoje um dos posts mais vistos do blog. E através dele a jornalista Cláudia Lessa do Jornal A Tarde de Salvador me mandou um e-mail muito gentil me convidando para participar de uma matéria sobre o assunto que ela faria no Caderno Imobiliário de 24 de março. Achei muito legal, afinal é o jornal mais lido em Salvador, sei disso porque coincidentemente morei em Salvador durante quatro anos. Obrigada Cláudia!!

E lógico, saí correndo no sábado para comprar o meu exemplar aqui em Brasília. como é uma matéria grande ela usou alguns trechos do texto que enviei mas como eu não tinha fotos de projetos meus executados mandei apenas fotos de maquetes que não foram publicadas. Vou mostrar então a matéria publicada (com o trecho em destaque) e depois mostro na íntegra o material que enviei, pois acho o assunto interessante para a maior parte das pessoas.

Imagem: Jornal a Tarde - 24/03/2012

Abaixo o texto na íntegra:
As fotos das maquetes são adaptações de projetos meus que já foram executados.
Espero que meus clientes não fiquem bravos por eu ter mostrado aqui...

Foi-se o tempo em que bar em casa era sinônimo de móveis pesados e dificilmente integrados ao ambiente, típicos dos anos 80. Nos últimos anos uma nova rotina foi incorporada ao nosso dia a dia, resultando em novas características nos espaços de nossas casas. A antiga sala de estar, intocável, feita unicamente para receber as visitas não se adequa mais a nossos apartamentos a cada dia menores. Todo o espaço disponível tem que ser feito para ser usado! Essa nova mentalidade aliada aos nossos tempos de lei seca trouxeram o lazer para dentro de casa. Um exemplo disso são as varandas gourmet, que se transformaram de artigo de luxo para uma real necessidade e o retorno triunfal do bar, por tanto tempo excluído dos projetos de arquitetura de interiores por serem considerados kitsch.

São diversas as formas de manter um pequeno bar em casa para receber os amigos ou simplesmente relaxar nos momentos a dois. Tudo bem distante dos antigos modelos de bar em mogno que ainda marcam as nossas lembranças. Tanto pode ser uma bancada em um dos cantos da sala onde se possa acomodar pelo menos dois bancos ou simplesmente um aparador com espaço reservado para uma bandeja com garrafas e belas taças. Uma coisa é importante ressaltar: em residências com crianças é recomendável que seja possível guardar as bebidas em espaços com portas para evitar acidentes e deixar apenas as taças ou objetos decorativos à mostra.

Figura 01 - A sala de estar de um apartamento de casal. A idéia foi aproveitar uma das laterais da janela com uma cristaleira embutida (para garantir o máximo aproveitamento de espaço) para guardar garrafas e taças. A estante com bancada retrátil funciona como um pequeno escritório. Uma sala com diversas funções: estar/ home theater/jantar/escritório. O móvel garante neste pequeno espaço a função de bar.

Figura 01 - Arquitrecos


 Figura 02 - A estante da figura tem duas prateleiras centrais com porta retrátil onde ficam expostas as bebidas e taças além de uma pequena adega para vinhos (a porta quando aberta fica embutida no móvel). A instalação de uma porta se adequa principalmente para casais com crianças em casa. Importante nestes casos que a porta tenha a possibilidade de ser trancada.

Figura 02 - Arquitrecos


 FIGURA 03 - As varandas gourmet viraram uma mania nacional e são muito utilizadas nos novos apartamentos . Neste caso foi instalada uma estante/cristaleira e uma bancada em madeira de demolição com um pequeno frigobar (ou adega) instalado sob a bancada, escondido por duas portas retráteis. Da mesma forma que no exemplo anterior a preocupação foi a segurança no acesso às bebidas. Quando o espaço permitir é interessante dispor de um aparador com rodízios que nos dias de festa funcionam como uma bancada com bancos para apoiar petiscos e no dia a dia não ocupa espaço, funcionando como um aparador encostado a uma das paredes. Em varandas menores basta instalar a adega sob a bancada, colocar uma pequena mesa com pelo menos dois lugares e pronto: seu próprio bar em casa!!

Figura 03 - Arquitrecos

Grande abraço a todos. Tenham uma ótima semana!!!


10 comentários:

  1. Parabéns!!! Parabéns!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! É muito bom ter um trabalho reconhecido, que esta traga muitos outros!
    Beijoca...

    ResponderExcluir
  3. Eita!!! olha o arquitrecos/ Carla fazendo sucesso ai!!!!!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla!
    Te acompanho sempre! adoro o seu blog! parabens!
    queria saber se vc faria um projeto para a minha sala e escritorio para minha casa. Quanto vc cobra? Sou de São Paulo.
    um abraço

    Andrea
    andrea.viana@mandic.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela publicação, Carla!
    Isto é maravilhoso. Nada melhor e mais gratificante quando nosso trabalho é valorizado. E isto é só o começo, muitos outros virão.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Carla, querida, muito obrigada por se emocionar comigo no meu último post! Estive percorrendo suas últimas postagens... divisória com cortinas, espelhos baratinhos e cozinha vermnelha... mas parei aqui para comentar para poder lher dar os parabéns pela matéria no jornal! Que chique, menina! Adorei! Isso é fruto da paixão com que se entrega ao seu trabalho e da dedicação nele colocada. Sucesso - sempre! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Carla, pela consideração e respeito!

    Abraços, Claudia Lessa.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Carla, pela consideração e respeito!

    Abraços, Claudia Lessa.

    ResponderExcluir
  9. Carla, obrigada pela consideração e respeito!

    Abs, Claudia Lessa

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Carla, pela consideração e respeito!

    Abraços, Claudia Lessa.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!