blog de decoração - Arquitrecos: março 2012 .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 30 de março de 2012

Projetinho para o fim de semana - Luminária de papel

Este post do blog da Portobello eu recebi como uma dica de post e realmente achei que tem tudo a ver com uma sexta-feira, dia em que gostamos de programar o fim de semana, cuidar do visual da casa... Eu não conhecia este blog e gostei muito!! Eles têm várias dicas interessantes de Faça Você Mesmo. Recomendadíssimo!!! Vejam que luminária fácil de executar, com materiais baratos e muito linda!



O material utilizado: Um lustre de papel em forma de globo, filtros de papel sanfonados para café (ou forminhas de cupcakes), cola quente e pistola para aplicação.



A figura é autoexplicativa. Muito fácil de fazer!



Vejam como é linda acesa!!


Tenham todos um ótimo fim de semana!!!


quinta-feira, 29 de março de 2012

Quartos de Casal - Mesas laterais

Hoje resolvi falar de um assunto que há muito não menciono aqui: mesas laterais para quarto de casal. O assunto foi uma dica passada pela queria Maysa do blog Meu Doce Lar que está exatamente neste processo de escolha das mesas laterais de seu quarto. Este assunto rende, pois são muitas as opções!!! Vou falar aqui de algumas que se adaptam aos diversos orçamentos.

Para começar, claro, tinha que ter uma opção totalmente original, do jeito que eu gosto...rsss
De um lado uma penteadeira antiga, mais alta que a cama e do outro uma antiga escrivaninha.
Parede cheia de imagens, móveis que trazem lembranças, espelhos... Lindo demais!!!

Imagem: Casa e Jardim


Para quem tem problemas de espaço as melhores soluções são através de marcenaria sob medida.
Que tal esta que é ao mesmo tempo cabeceira e mesa lateral retrátil???
Uma boa notícia: Já vi algo similar na Etna!!

Imagem: Living Etc


Esta segunda alternativa é fixa na cabeceira também. Cabeceira vermelha é tudo de bom!!!
Um trabalho de marcenaria com um estilo rústico.

Imagem: Mil Idéias


E que tal uma solução bem baratinha para situações provisórias, porém cheias de charme?
Isso mesmo: Caixas!!!

Imagem: Decor 8


Cadeiras funcionando como mesas laterais já deixaram de ser solução provisória e ganharam o seu espaço na decoração de interiores. Alguém duvida?

 Imagem: Pareço Muderna


A última vale destacar: Uma cadeira com gaveta!!! Coisas da Ikea...
(muito fácil de copiar, vai...)

Imagem: Ikea


E uma alternativa fofa: Um porta livros inusitado!
Ok, não é exatamente uma mesa lateral, mas não resisti!!!



Algumas alternativas um pouco mais convencionais:

Uma mesa lateral em pelo menos um dos lados da cama deixa o conjunto mais leve que criados mudos com gavetas dos dois lados da cama.

Imagem: Global Bedroom


Uma mesinha lateral com um desenho romântico pode ficar no lado feminino da cama.
Nada impede que o criado do outro lado seja diferente, inclusive com outro acabamento.

Imagem: House do Home


Pode ser mini armário, cômoda com gavetas, banquinhos...

Imagem: Mel Morena Boutique

Imagem: Home Styling

 Maysa, eu espero que tenha ajudado!!!
Grande abraço a todos!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Espelhos Baratinhos, Grandes Efeitos!!

Sou alucinada por espelhos, isso vocês já sabem... acho espetacular o quanto um espelho bem posicionado faz uma grande diferença em um ambiente. E do jeito que a gente gosta: sem gastar muito!!! O segredo é o seguinte: Quando o espelho é a atração principal, em um lavabo maravilhoso ou ainda sobre um aparador, é importante que ele tenha uma moldura bonita, algo mais rebuscado se esta for a intenção. Mas quando agrupados ou em grandes dimensões não tem segredo, espelhos baratinhos fazem a diferença!!

Um exemplo perfeito do que estou dizendo são estes espelhos alinhados sobre um aparador. Encontrei esta imagem no Achados de Decoração da Carmem e fiquei deslumbrada. Isso mesmo, são aqueles espelhos baratinhos que a gente encontra até nos grandes supermercados. Não ficou um luxo?? (Dimensões aproximadas de cada espelho: 100 x 40cm).



Vejam o que um grande espelho redondo, simplesmente cortado, polido e colado sobre a parede fez por este espaço. E claro, a prateleira superior arrematou a composição e é perfeita para acomodar objetos de decoração e coleções. Uso muito este tipo de prateleira em meus projetos. (Diâmetro: 130cm)

Imagem: Minha Casa


Outro espelho com moldura simples fazendo as vezes de cabeceira de cama.
Lindo, moderno e muito, muito simples. (Dimensões aproximadas: 140 x 50cm)



Olha o espelho redondo de novo arrasando no banheiro!
(Dimensões aproximadas: Diâmetro 120cm)

Imagem: Cultura Mix

E aí, animados para sair e comprar o de vocês?
Grande abraço a todos!!!

terça-feira, 27 de março de 2012

Cozinha vermelha - fórmica brilhante

Eu sempre guardei esta primeira imagem desta cozinha feita em fórmica vermelho brilhante porque acho simplesmente um luxo! Ontem encontrei em outro blog a segunda foto e corri para mostrar a vocês. Como podem observar o ambiente é bastante simples, porém a fórmica confere ao espaço uma certa nobreza e muito charme. A fórmica brilhante sumiu do cenário das cozinhas planejadas por bastante tempo, mas eu sempre gostei de misturar a fórmica brilhante com a fórmica acetinada para evitar aquele clima de ambiente de show room...rsss. Esta sim é uma cozinha cheia de cor e personalidade!!


Mais alguns detalhes cheios de efeito que eu adoro: piso com paginação em xadrez, aberturas em círculos na porta, luminária pendente sobre uma pequena mesa para refeições rápidas, a bancada branca para contrastar com a fórmica, o painel preto na janela...


É ou não é um show de cozinha???
Eu fiz o projeto de uma mesa de cozinha para um cliente com esta fórmica: vermelho
 ferrari para quebrar um pouco a falta de coro do ambiente. qualquer dia mostro aqui se ele deixar... rsss

Grande abraço a todos e não esqueçam de participar do sorteio!!!

Em 31/03... Participem!!




Gostou? Vota na gente!!!



Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


Muito obrigada a todos!!!



segunda-feira, 26 de março de 2012

Fica a Dica: Dividindo espaços com cortinas!!!

Para quem achava que este tipo de solução somente poderia resultar em um ambiente com jeito de improviso fica a dica!! Perfeito para lofts cheios de charme...

Muito importante que, assim como neste caso, a cortina seja feita com tecidos nobres (aqui foi usada gaze de linho) e tenha um ótimo caimento. Deixar SEMPRE a cortina encostar no chão mesmo que um pouco, uns 02 centímetros, deixa o espaço mais elegante ainda que em uma solução simples como esta.

Imagem: Casa Cláudia


Comparem o caimento da cortina neste caso. Tudo bem, também ficou bonito o efeito geral, mas o fato da cortina não ir até o chão deixou o conjunto com um aspecto mais rústico.

Imagem: Design Sponge

Grande abraço a todos!!!

Bar em Casa - Arquitrecos no Jornal - A Tarde

Vocês lembram do post: Bar em casa, muito anos 80? É até hoje um dos posts mais vistos do blog. E através dele a jornalista Cláudia Lessa do Jornal A Tarde de Salvador me mandou um e-mail muito gentil me convidando para participar de uma matéria sobre o assunto que ela faria no Caderno Imobiliário de 24 de março. Achei muito legal, afinal é o jornal mais lido em Salvador, sei disso porque coincidentemente morei em Salvador durante quatro anos. Obrigada Cláudia!!

E lógico, saí correndo no sábado para comprar o meu exemplar aqui em Brasília. como é uma matéria grande ela usou alguns trechos do texto que enviei mas como eu não tinha fotos de projetos meus executados mandei apenas fotos de maquetes que não foram publicadas. Vou mostrar então a matéria publicada (com o trecho em destaque) e depois mostro na íntegra o material que enviei, pois acho o assunto interessante para a maior parte das pessoas.

Imagem: Jornal a Tarde - 24/03/2012

Abaixo o texto na íntegra:
As fotos das maquetes são adaptações de projetos meus que já foram executados.
Espero que meus clientes não fiquem bravos por eu ter mostrado aqui...

Foi-se o tempo em que bar em casa era sinônimo de móveis pesados e dificilmente integrados ao ambiente, típicos dos anos 80. Nos últimos anos uma nova rotina foi incorporada ao nosso dia a dia, resultando em novas características nos espaços de nossas casas. A antiga sala de estar, intocável, feita unicamente para receber as visitas não se adequa mais a nossos apartamentos a cada dia menores. Todo o espaço disponível tem que ser feito para ser usado! Essa nova mentalidade aliada aos nossos tempos de lei seca trouxeram o lazer para dentro de casa. Um exemplo disso são as varandas gourmet, que se transformaram de artigo de luxo para uma real necessidade e o retorno triunfal do bar, por tanto tempo excluído dos projetos de arquitetura de interiores por serem considerados kitsch.

São diversas as formas de manter um pequeno bar em casa para receber os amigos ou simplesmente relaxar nos momentos a dois. Tudo bem distante dos antigos modelos de bar em mogno que ainda marcam as nossas lembranças. Tanto pode ser uma bancada em um dos cantos da sala onde se possa acomodar pelo menos dois bancos ou simplesmente um aparador com espaço reservado para uma bandeja com garrafas e belas taças. Uma coisa é importante ressaltar: em residências com crianças é recomendável que seja possível guardar as bebidas em espaços com portas para evitar acidentes e deixar apenas as taças ou objetos decorativos à mostra.

Figura 01 - A sala de estar de um apartamento de casal. A idéia foi aproveitar uma das laterais da janela com uma cristaleira embutida (para garantir o máximo aproveitamento de espaço) para guardar garrafas e taças. A estante com bancada retrátil funciona como um pequeno escritório. Uma sala com diversas funções: estar/ home theater/jantar/escritório. O móvel garante neste pequeno espaço a função de bar.

Figura 01 - Arquitrecos


 Figura 02 - A estante da figura tem duas prateleiras centrais com porta retrátil onde ficam expostas as bebidas e taças além de uma pequena adega para vinhos (a porta quando aberta fica embutida no móvel). A instalação de uma porta se adequa principalmente para casais com crianças em casa. Importante nestes casos que a porta tenha a possibilidade de ser trancada.

Figura 02 - Arquitrecos


 FIGURA 03 - As varandas gourmet viraram uma mania nacional e são muito utilizadas nos novos apartamentos . Neste caso foi instalada uma estante/cristaleira e uma bancada em madeira de demolição com um pequeno frigobar (ou adega) instalado sob a bancada, escondido por duas portas retráteis. Da mesma forma que no exemplo anterior a preocupação foi a segurança no acesso às bebidas. Quando o espaço permitir é interessante dispor de um aparador com rodízios que nos dias de festa funcionam como uma bancada com bancos para apoiar petiscos e no dia a dia não ocupa espaço, funcionando como um aparador encostado a uma das paredes. Em varandas menores basta instalar a adega sob a bancada, colocar uma pequena mesa com pelo menos dois lugares e pronto: seu próprio bar em casa!!

Figura 03 - Arquitrecos

Grande abraço a todos. Tenham uma ótima semana!!!


sexta-feira, 23 de março de 2012

Móvel perfeito para o hall!!

Gente, este é daqueles móveis que não adianta resistir nem tentar inventar a roda... é olhar e copiar meeesmo!!!!! O mais interessante no móvel é que ele É o próprio hall!!! Lembra quando eu disse em posts anteriores que é interessante o hall em frente à porta, quando possível, para que quem chegue não tenha uma visão geral da casa? Então nos casos em que isso não é possível este móvel resolve o problema pois ele já é a barreira visual necessária (e que barreira linda hein? rsss)!!! Simplesmente Genial!!!

Barreira visual + ganchos p/ casacos ou guarda chuvas + assento para tirar o sapato
+ baú para guardar os queridos chinelos... alguém quer mais????

Imagem: the 36 Avenue

Podem ir preparando o Ctrl C + Ctrl V e levem mesmo porque esta merece...rsss

Imagem: the 36 Avenue

Tenham todos uma fantástica sexta-feira!!!!


quinta-feira, 22 de março de 2012

Banheiros Espetaculares (E um closet de sonho...)

Para começar o dia enchendo os olhos de lindas imagens...
Espaços dignos de rainha!!! (E o poder de um espelho maravilhoso!)

Imagem: La Dolce Vita


Imagem: Centsacional Girl / New Ravenna

E para completar o momento rainha...
Um closet fantástico!!!

Imagem: Design Darling

Gente, este closet é capaz de amolecer o coração até da mais incrédula das mulheres... rssss
Dá ou não dá vontade de ter um momento totalmente mulher? Cabelo, maquiagem... kkk

Tenham um ótimo dia!!!!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Composição versátil: Madeira + branco

Não é de hoje que esta é uma de minhas composições preferidas!!! Eu sempre gostei de misturar estilos, móveis novos com antigos, tons diferentes de madeira... Um ambiente com predominância de um mesmo acabamento deixam o espaço impessoal e copm jeitinho de show room, vocês não acham?? Não é à toa que desde pequena ficava de olho na penteadeira e em uma cristaleira que minha avó tinha... já estava no sangue..rsss.

Uma das composições de que mais gosto é a mistura de madeira com branco. E pode ser madeira de demolição, laminado de madeira, móveis rústicos... o branco entra na jogada para equilibrar e tirar o peso visual que um conjunto de elementos em madeira pode causar. A melhor parte nisso tudo é que mesmo sendo dois acabamentos diferentes a base da decoração fica neutra, perfeita para introduzir cores, papéis de parede, novas texturas, estampas... o céu é o limite!!! Por isso prefiro projetos com este ponto de partida para ter liberdade de introduzir o que vier: cadeiras vermelhas ou um poltrona mega estampada ou ainda coleções, livros, o que for necessário para que o projeto funcione e reflita a personalidade do dono da casa. E isso vale para qualquer ambiente da casa, querem ver?

No hall de entrada:
Aparador em madeira e parede + boiserie (esta moldura aplicada sobre a parede) brancos

Imagem: Prenons le Temps


Na sala de estar:
Sofá + tapete + paredes brancas dando destaque às cadeiras e mesas laterais em madeira.

Imagem: Casa e Jardim

Na sala de Jantar:
Mesa em madeira ebanizada de linhas pesadas pefeitamente equilibradas pelas
modernas cadeiras brancas de estrutura leve.

Imagem: Design Sponge

Uma versão com base neutra (inclusive no papel de parede) e muita cor nos tecidos:

Imagem: Baonilha


Cozinha Americana:
O segredo aqui é que o tampo foi executado em material lavável (silestone branco) e a madeira fez o fechamento frontal do balcão, parte que geralmente fica com marcas de pé. Para equilibrar a parede tem predominânica de branco e a madeira reveste as prateleiras e gavetas, de volume menor.

Imagem: Chic Decó


Minha combinação preferida... Na cozinha!!

Acho este projeto um show porque inclui diversas particularidades super interessantes. Primeiro a bancada em madeira que é o máximo!!! Uma pena que aqui no Brasil eu ainda não conheça mão de obra especializada o suficiente para executar este serviço com perfeição... Então vejam os detalhes: Bancada em madeira em dois níveis apra acomodar pequenos objetos e temperos, armários brancos, exaustor embutido na prateleira, parede em tijolinhos aparentes e parede de fundo grafite!!! É ou não é um show de cozinha??? Isso sem falar dos objetos de decoração, utensílios, temperos... ai, ai...

Imagem: Chic Decó

No closet!!!
Vejam como este ambiente que geralmente é impessoal e padronizado ficou cheio de personalidade e muito mais " quente" com este gaveteiro revestido em laminado de madeira! A dica em pequenos espaços é concentrar a madeira, de maior peso visual na parte inferior do ambiente. E claro, o espelho contribui muito para ampliar o espaço. Em alguns (raros) casos como este a decoração é quase uma ciência exata... rsss.

Imagem: Atelier in Box


Quartos das crianças:
A alternativa é infalível por ser perfeita para se adaptar às cores dos brinquedos, adornos e roupas de cama. Destaque para o " cantinho do pensamento"... rsss. Fofo!!!

Imagem: Karmuka y Cuquino

Grande abraço a todos!!!
Estou organizando as informações para os posts sobre a Revestir 2012,
são muitas informações para organizar e o tempo está curto!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

Uma estante de caixotes cheia de bossa

Hoje vi esta imagem e não podia deixar de mostrá-la para vocês. Estantes feitas com caixotes de feira reaproveitados já não são novidade na blogosfera, mas esta organização é cheia de detalhes interessantes: os quadrinhos fixados no fundo do nicho e os demais quadros simplesmente apoiados dentro das caixas transformou a estante em um super elemento decorativo. Exclusivíssimo!!! Vale destacar também as prateleiras intermediárias inseridas para aproveitar melhor a altura dos vãos e acabar com a monotonia do conjunto.

Imagem: Design Sponge

Na mesma casa uma outra estante de material mais nobre mas com organização igualmente inspiradora.
Quem sempre tem dúvidas na hora de organizar as estantes levanta a mão \o/ !!!! Rsssss.


Imagem: Design Sponge

Grande abraço a todos!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

DIA DO ARTESÃO

Hoje é dia do artesão!!! Muitos dos blogs amigos que nos visitam e modestamente esta blogueira que vos fala adoram artesanato, seja em criações que acontecem de vez em quando (como é o meu caso) ou mesmo as que têm o artesanato como uma profissão. Valorizo muito esta forma de arte, pois é algo que demanda carinho, atenção e criatividade. E claro, um bom acabamento e atenção à qualidade do material faz toda a diferença. É este detalhe que diferencia um bom artesão daqueles que estão apenas se aventurando na área. Hoje o artesanato está muito voltado ao reaproveitamento de materiais e por este motivo tem voltado com força total tanto na indústria da moda quanto na decoração de interiores.

Vou deixando então algumas imagens de produtos Arquitrecos que mostrei por aqui no último ano. Continuo vendendo no Elo 7, mas confesso que os projetos de arquitetura não têm permitido que eu faça tanto artesanato quanto eu gostaria. Para começar: vocês lembram dos colares de crochet? Adoro e uso demais!!!

Um grande beijo a Mavi, crocheteira de mão cheia!!! Feliz dia do artesão!!



E os quadrinhos??? AMOOO!!!


Aqui outros artesanatos que estão na lojinha e que marcaram o início do Arquitrecos.
(quando a doida aqui achava que ia conseguir tempo para tanta coisa!!!!!)

Adoro fazer quadrinhos com a imagem do Divino.





Eu e meus botões...rssss


Um grande abraço a todos!!!
Feliz dia do Artesão!!