blog de decoração - Arquitrecos: Cozinhas com ilha de preparo .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cozinhas com ilha de preparo

Um sonho de consumo para 10 entre 10 pessoas que amam cozinhar: Uma cozinha com ilha!!! Antigamente, quando eu ainda era do time das que apenas passeiam pela cozinha, este era um desejo mais estético do que prático, mas hoje, quando cozinhar se tornou um prazer para mim (claro que desde que não seja todos os dias não é? Rsss) vejo o quanto uma ilha central na cozinha é algo prático e que ao mesmo tempo torna o momento de cozinhar algo mais prazeroso, por oferecer espaço para que outras pessoas fiquem por ali, ajudando ou jogando conversa fora.

Geralmente, quando as dimensões da cozinha permitem, acho mais prático instalar na área central o fogão, pois assim todo o processo de preparo fica concentrado nesta área central, quando possível com uma pequena pia, essencial para que seja possível fazer a lavagem dos alimentos em uma cuba diferente das que acomodam os utensílios para lavagem. Mas se a cozinha já está pronta, uma mesa funcionando como balcão central é suficiente para facilitar o processo de cozinhar.

Na primeira imagem uma pequena pia foi adaptada ao móvel de madeira

Imagem: Decorology


Neste exemplo apenas um balcão para servir de apoio ao preparo e para acomodar duas pessoas.

Imagem: House to Home


Uma cozinha cheia de cor e a mesa em madeira fazem um belo contraste.

Imagem: Delight by Design


Uma super ilha com tampo em corian e espaço para acomodar 04 pessoas.
Para cozinhas privilegiadas com muito espaço.

Imagem: Adore Home


Uma de minhas preferidas: Um balcão estreito e muito versátil.
Adorei o nicho para guardar os livros de receitas!

Imagem: Achados de Decoração

Se a sua cozinha tem um bom espaço não são necessárias reformas para que você tenha a sua ilha de preparo. Um aparador largo ou mesmo uma mesa com altura de 85 a 90cm funcionam muito bem e deixam a cozinha muito charmosa e funcional.

Tenham uma maravilhosa sexta-feira!!!

24 comentários:

  1. Oi Carlinha, excelente esse post, tocou no meu ponto fraco, quero tanto uma ilha na minha cozinha, e você explicou bem por quê, também adoro cozinhar mas não todos os dias, amei os exemplos que vc escolheu, lindos, destaco o design dos móveis da penúltima e a praticidade e beleza da última, bem adaptável sem grandes transtornos na cozinha que temos, apesar que na minha falta espaço, hehe, bjinhos, um lindo findi prá ti.

    ResponderExcluir
  2. É um sonho de consumo, pena que meu apê é tão pequeno que não cabe!

    Tenha um ótimo final de semana!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Carla, adorei estas cozinhas, todas caberiam dentro do seu post "Jetinho de casa de mãe", porque passam aconchego, bom gosto e quase dá prá sentir aquele cheirinho de bolo sendo assado. Tá sentindo? Eu estou, de maçã com canela.
    A última imagem é a minha favorita, aquela ilha ficou fantástica, bem dentro do layout americano para cozinhas, que gosto tanto.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlinha,
    Eu gostei mais da azul...ebaaa...adoraria sem medo de ser feliz.
    Bjus querida

    Paula Kasas
    Acabamentos e Complementos

    ResponderExcluir
  5. Eu me mudei para uma casa há pouco tempo e no projeto eu poderia optar por uma cozinha com ilha, pensei, pensei e decidi por uma :-). É tão prática e o melhor é que você não fica isolada (a minha cozinha é aberta para a sala) enquanto cozinha.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo24/2/12

    Realmente, sonho de consumo... mas minha cozinha não comporta...peninha. Lindas imagens.
    Belo final de semana, beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei super feliz com sua visita ao meu cantinho!

    Volte sempre!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Minha cozinha tem uma ilha - não tão super como estas, mas proporciona exatamente o que comentas - a companhia dos outros durante a cozinhação...! adoro! Ah, e como tu, tb gosto, mas não todo dia - definitivamente não tenho nem criatividade, nem tempo para todo dia! Abs.

    ResponderExcluir
  9. Carla, eu babo em cozinhas com ilha. Ainda quero uma.
    bj

    ResponderExcluir
  10. Oi Carlinha...assim....o liso eu acho mais fácil de se contornar o encardido...acho lindo....se quiser eu entrego em Brasília...hehe
    Eu vou na Revestir dia 6, e vc?
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Acho lindo e muito prático essas "ilhas" na cozinha. Eu tenho aqui em casa Carla, não é grande e tão linda como essas que postou mas ajuda um bocado, principalmente quando tem reuniões aqui em casa e também para colocar meu laptop quando estou na cozinha :)

    ResponderExcluir
  12. nossa, adoreiii!!! sabe q qdo eu tiver minha casa, vou querer uma cozinha c/ ilha sim! acho lindo, e cm vc disse, facilita a vida, né?
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Era meu sonho de consumo também Carla e realizei quando costruímos a casa.
    Adoro e é mesmo muito útil!
    Alguns sonhos de consumo como lareiras e banheiras considero completamente dispensáveis, mas sem dúvida a ilha faz toda a diferença!
    Adorei a primeira e a última imagens!
    Beijo grande, abençoado final de semana!

    ResponderExcluir
  14. Carla na maioria dos filmes americanos a cozinha é com ilha. Vc já reparou nisso! Talvez pelo fato de nossos apartamentos serem apertamentos, nossa cultura/economia não nos permitem a esse luxo. Lindas imagens!! Excelente FDS! Bjaum!

    ResponderExcluir
  15. Carla, não sabia que essa área de preparo é chamada de "ilha". Adorei saber. Infelizmente minha cozinha é pequena e como não pretendo me mudar... =(. Ainda assim aproveitei demais o post, pois ando colecionando idéias para uma futura reforma.
    Amo coleção de panelas de cobre na cozinha, como na primeira imagem, mas as cozinhas branquinhas da segunda fotografia e da última ganham o meu coração.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. ahhhh, carla!
    q cozinha, amiga...
    olha, tem selinho pra vc lá no blog.
    passa lá: http://silvanapintando7.blogspot.com/p/selinhos.html
    bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, muito obrigada pelo selinho!!! Estou preparando o post de agradecimento em meio à correria do aniversário do meu filho, por isso ainda não mostrei tá? Grande abraço e obrigada!!!

      Excluir
  17. Oi Carla! Carnaval acabando por aqui, hora de cuidar do meu blog e visitar vocês! Saudades de passear pelos blogs amigos! Adoro ilhas nas cozinhas, mas hoje em dia é um 'luxo' que poucos podem ter se pensarmos que nossos espaços estão ficando cada vez menores. Adoraria ter uma (...em NY!!). Falando em NY chegou a minha hora de focar, insistir, fazer loucuras... Tenho certeza de que escreverei meu 'disegno' de lá! Vou passear pelo teu blog com calma para ver o que eu perdi! Grande beijo!!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Caral!
    Essas cozinhas são lindas, além de serem super funcionais. Quem tem espaço suficiente, vale a pena em investir em uma. Todas tem seu jeitinho especial de fazer uma mulher feliz da vida, mesmo cozinhando. rsr
    Beijos e uma ótima noite de domingo.

    ResponderExcluir
  19. Oi flor,

    Passando pra fazer uma visita e deixar um grande beijo.
    Passa lá no blog, tá atualizado!

    Beijos,
    Gabs Pires
    (gabspires.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  20. Ei flor
    Acabei de conhecer seu blog, sou recém-casada e amo coisas sobre apartamento (decoração, ideias...)
    Já estou te seguindo!

    beeijos
    Ani
    www.paposdaani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ai, eu amo... Esse é meu sonho, o dia que tiver uma cozinha com espaço, eu realizo.
    Bjos, boa semana!
    Mari.

    ResponderExcluir
  22. Amei esse post, Carla! Lugar pra uma ilha não tenho, mas idéias são sempre bem vindas, ainda mais quando são sensacionais!!...

    ResponderExcluir
  23. Oi Carla,
    Fica a dúvida: qual escolher.....
    Todas tem seu charme e sua beleza....
    amei o post.
    mema.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!