sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Problema resolvido no Arquitrecos - Nada de Malware!!!

Esta foi realmente uma semana complicada... muita correria no trabalho, algumas decepções e para completar aviso de malware no blog... Credo!!! Sai pra lá urucubaca!!! (acho que é inferno astral....rsss). Quanto ao malware, estava aparecendo uma mensagem de risco de vírus no blog quando acessado através do Google Chrome (vai saber por que). Vários blogs sofreram do mesmo problema e nenhum problema concreto encontrado. Entrei no site da Elaine Gaspareto que muito gentilmente fez um passo a passo sobre como resolver o problema e hoje finalmente consegui um tempinho para executar. Resultado: Nenhum risco no blog. Mandei verificar no webmasters e tudo ok. Ufa!!!

(Até coloquei uma foto para que não duvidem: ei, sou eu, estou aqui, está tudo bem!!! rsss)


A única parte ruim (e que me deixou chateada) foi que tive que remover (em uma das orientações para resolver o problema) a lista de blogs que sigo (pelo menos temporariamente...). Mas vou voltar todos para seus devidos lugares depois que passar esta maré de confusão no blogger, prometo!!! Afinal são os blogs que ainda consigo visitar na correria, dando somente um clique direto daqui, meus blogs queridos!!!
Meu próximo projetinho: este avental foooooofo!!!
Imagem: Saídos da Concha

Muito obrigada a Marianne do Atelier in Box, a Alcena e a Mayana do Baonilha que super gentilmente me avisaram sobre de malware por e-mail e pelo facebook. Obrigada meninas!!!
Uma imagem fantástica para terminar...
Imagem: Decor 8

 E a todos que estavam receosos de acessar o blog: Problema resolvido!!!
Tenham um fim de semana maravilhoso!!!
Por falar nisso a partir de segunda-feira tem novidades semanais sobre este assunto...
Imagens de fim de semana!!!

Projetinho FDS - Arrumar as estantes

Fim de semana chegando... ótima oportunidade para arrumar as estantes de uma forma mais charmosa e organizada. Não achem que é bobagem... faz muita diferença!!! Algumas imagens para inspirar e deixar a preguiça de lado:

Imagem: Amber Interior Design

Uma estante só de adornos e coleções

Imagem: Amber Interior Design

Imagem: Amber Interior Design

Imagem: 79 Ideas

Livros, revistas e toy arts em perfeita harmonia

Apartamento Isabella Capeto - Imagem: Design para Inspirar


Obrigada aos novos seguidores, tenho recebido e-mails super carinhosos, obrigada!!!
Tenham um ótimo fim de semana!!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Excentricidades!!!

Uma homenagem às diferenças!!!
O que seria do mundo se todo mundo pensasse igual, se vestisse igual, seguisse as mesmas tendências...

O que dizer sobre estas imagens?
Nem feio, nem bonito... eu definiria como: ousado!!!

Imagem: Sweet Home Style

Uma arandela que não passa despercebida...

Imagem: Belle Maison

Uma caixa recortada na alvenaria trazendo o ambiente externo para o escritório...
Hummmm, não sei...

Imagem: Sweet Home Style

Um cantinho cheio de estilo, especialmente através do contraste da parede marrom com a poltrona turquesa

Imagem: Sweet Home Style


Mistura de estilos: o novo e o antigo usados na medida...

Imagem: Somace

Quase posso dizer que cada objeto desta estante veio de uma viagem, de um amigo...
E as cadeiras??? Um luxo!!!

Imagem: Somace


Excentricidades na moda... ADORO!!!!


Imagem: Kara Ross

E para terminar um momento fofura que vi por aí...

Imagem: Sweet Home Style

E você, teria coragem de ter alguma destas soluções em sua casa???

Grande abraço a todos!!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Organizando bijuterias

Esta é uma questão que me persegue, afinal uso tantas que vivo às voltas com esta questão: como organizá-las?? Usava cabides, mas tenho preferido pratos, principalmente porque posso misturar as cores e formatos, usar pires, xícaras.... Tenho um prato quadrado que fica na minha sala e onde coloco todos os acessórios que tiro ao chegar em casa: colar, anéis, brincos, relógio, chaves... é um hábito que vira uma rotina de organização que ajuda muito principalmente quando estamos atrasados para sair.

Se houver espaço para organizar desta forma em um closet ou aparador, melhor ainda!!!

Imagem: Because it Sawesomeone

Imagem: Bijou and Boheme

Imagem: Martha Stewart

Um grande abraço a todos!!!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cortina de banheiro

Sabem aquelas coisas que fazemos em casa como uma solução provisória e acabam virando nosso objeto preferido?? Me sinto assim a respeito de cortinas de banheiro... eu sei que a maior parte das pessoas não gosta nem de pensar, mas eu acho um solução incrível porque é algo que podemos mudar de acordo com o nosso humor...rssss. Sei que não é muito prático, que com o tempo pode mofar... mas é só trocar!!! Tudo bem... eu sei que o box de vidro temperado é bem mais fácil de manter... mas fica a dica!!!

Ok... também não é qualqueeeeer cortina...rsss
Alguns detalhes fazem grande diferença... Que tal babados??
Imagem: Design Sponge

Faixas pretas na barra da cortina branca

Imagem: Flickr

Uma faixa de crochet fez toda a diferença junto à cortina transparente

Imagem: Decoeuração

Outra solução interessante: listras horizontais
Imagem: Cupcakes and Cashmere

E como alternativa para aqueles que gostam (muito) de ousar...

Imagem: Tumblr

Acho cortinas de plástico uma ótima alternativa quando não se pode fazer os boxes de imediato na casa nova, e o melhor: é uma alternativa cheia de charme!!!

Grande abraço a todos!!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Manifesto dos Arquitetos e Urbanistas de Brasília

Apesar de postar neste blog diariamente assuntos informativos e troca de idéias sobre arquitetura e decoração de interiores me sinto no dever de divulgar a todos que acompanham este blog um manifesto que nós, arquitetos e urbanistas de Brasília estamos repassando para que os cidadãos de Brasília, do Brasil e do mundo tenham conhecimento do movimento contra a ampliação do gabarito (altura de edificações de 9,50 para 65 metros) da Quadra 901 do Setor de Grandes Áreás Norte (SGAN) de Brasília.  O abaixo assinado anexo a este documento saiu do papel e em apenas uma semana recolheu mais de 130 assinaturas somente de profissionais de arquitetura e urbanismo, professores e entidades da área em Brasília. Foi um grande começo e está fazendo bastante barulho por aqui. O argumento usado pela Terracap (Companhia Imobiliária do Distrito Federal) é a ampliação do Setor Hoteleiro, enquanto sabemos que se trata de interesses diversos, entre eles o de angariar recursos para financiar as obras do superdimensionado Estádio Nacional Mané Garrincha para a Copa do Mundo de 2014. A todos que se identificam com nossa indignação peço que marquem o marcador do facebook na base deste post para compartilhar com seus amigos e ampliar o alcance deste manifesto. Muito obrigada a todos!!!

O objetivo ao repassar este documento, cuja versão compacta subscrevo na íntegra do post do blog do movimento (que podem acompanhar AQUI) é denúnciar a "iminente desfiguração e desvirtuamento do Plano Piloto de Brasília e solicitar seu empenho para, no âmbito de sua atuação, impedir a perpetração de mais um crime contra o Conjunto Urbanístico de Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade." (texto de encaminhamento do manifesto por e-mail)

(...) *Texto do Manifesto assinado por 134 Urbanistas de Brasília, a ser entregue por representantes do Movimento às Entidades representativas do Patrimônio, da Sociedade e do Governo. Este Manifesto se completa com o Documento Técnico postado do dia 13/09.

Os Arquitetos Urbanistas subscritos manifestam-se contra o parcelamento de solo proposto pela Terracap para a Quadra 901 do Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) de Brasília.

Trata-se da mais contundente agressão ao Plano Urbanístico do Plano Piloto de Brasília por meio da criação de lote com aproximadamente 85.000 m² a ser ocupado por edificações em altura destinadas a hotéis e outras atividades comerciais que por fim serão desvirtuadas para uso residencial como já ocorre no SHN, SCES e SHTN.


O projeto proposto promoverá a desfiguração da área central do Plano Piloto de Brasília ao quebrar a simetria entre os setores centrais sul e norte e ao extrapolar os limites geométricos do setor central norte por meio da ampliação do gabarito de 9,5 m para até 65 m e da alteração do uso de institucional para comercial de hospedagem na SGAN 901.


O perfil urbano homogêneo e de leitura clara é uma característica marcante da configuração do Plano Piloto, reflexo direto de sua natureza planejada. A implantação de edificações em altura na SGAN 901 rompe com as lógicas presentes no perfil longitudinal – constante no sentido norte / sul – e transversal – escalonado no sentido leste / oeste, mais alto no centro e gradativamente mais baixo nas bordas das Asas.

A ampliação do gabarito e a alteração de usos na SGAN 901 também trará sérios impactos ambientais causados pelo intenso adensamento da área, tais como saturação do sistema viário, aumento expressivo das demandas por energia elétrica e abastecimento de água, aumento da produção de efluentes e resíduos sólidos, aumento da impermeabilização do solo, entre outros.


A principal justificativa apresentada pelo GDF em defesa do projeto aqui questionado é um déficit de 10 mil leitos de hospedagem em Brasília para a Copa do Mundo de 2014. Contudo, são dados defendidos exclusivamente pela Secretaria de Turismo, sem comprovação por meio de estudos fundamentados. Esse déficit é veementemente contestado pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no DF (ABIH/DF), o Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e similares de Brasília (SINDHOBAR) e o Brasília e Região Conventions & Visitors Bureau, os quais afirmam, entre outros, que a cidade possui leitos de hospedagem suficientes em razão das características de ocupação dos hotéis da cidade, subutilizados na época da realização do evento (férias de julho).

A importância e os valores universais de Brasília, por simbolizar a capacidade de realização coletiva do povo brasileiro, por seu urbanismo inovador e pela qualidade de sua arquitetura, foram reconhecidos quando recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela UNESCO. Esse importante status confere a Brasília especial proteção legal e exige que a conveniência de eventuais interferências seja estudada de forma criteriosa pelos órgãos com atribuições específicas de planejamento urbano e proteção do patrimônio cultural, de maneira a respeitar o espírito do projeto original.

Entretanto não é isso acontece nesse projeto proposto pela Terracap com o objetivo principal de angariar recursos para financiar as obras do superdimensionado Estádio Nacional Mané Garrincha. (...)

Muito obrigada a todos que se identificarem com esta causa contra mais um dano às nossas cidades causado pela especulação imobiliária e principalmente pela manutenção para nossas gerações futuras de mais um Patrimônio Cultural da Humanidade ameaçado.

Um grande abraço a todos e obrigada!!!

Bazar Brechó de 24/09 - Já temos datas para os próximos!!!

Sábado tivemos Bazar Arquitrecos e Bazar da Mi. Foi um sucesso!!! Foi super simples, no improviso mesmo porque nós duas estávamos em dias de total "agito"no trabalho, então não houve tempo apra divulgar melhor, mas ainda assim valeu muito a pena, especialmente porque revi amigas!!! Tudo indica que teremos outro Bazar somente de artesanato Arquitrecos no dia 05 de novembro (com artesanato voltado para o natal e crochê) e um segundo Bazar/Brechó dia 10 de dezembro. Prometo mostrar muitos itens de cada Bazar antes das datas aqui no blog para dar água na boca!!! Obrigada a todos que compareceram!! E obrigada Mirelle!! (e claro, um obrigada especial a minha mãe que ficou com a gente o dia interinho...).

Eu na porta do Bazar (nosso sábado começou cedo...rsss)


A bagunça toda pronta para começar...
(o improviso das mesinhas está uma graça...kkkk)


Os colares de crochet em um cantinho especial...
No Bazar de 05/11 terão um espaço de maior destaque ainda, pois são minha paixão!!!
A Mavi, que faz os colares para mim fez uma visita  ao Bazar(e comprinhas claro...)


O que posso dizer é que realmente foi um Bazar cheio de achados!!!. E como não podia deixar de ser eu também não resisti a umas comprinhas... Então hoje saí para visitar uma cliente com visual 50% " trabalhado" no brechó...rsssss. E o melhor: comprei a precinhos ótimos!!!

Itens do brechó: Blusa Colcci (R$ 10,00) e Bolsa Ávida (R$ 20,00)

Foi ou não foi baratinho?? Quem estiver em Brasília não pode perder o de 10/12!!!
Muito obrigada a todos que compareceram, foi muito divertido!!!

Tenham uma maravilhosa semana!!!


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Antes e Depois - Escritório em casa

Em uma coisa concordamos (e acho que é quase unanimidade): Adoramos antes e depois!!! Acho que por este motivo gosto (ainda) mais de fazer projetos de reformas que projetos que nascem do zero acreditam? Muita gente estranha este meu gosto...rs. É que acho que toda a edificação tem o seu potencial. Às vezes basta derrubar umas paredes, substituir alguns revestimentos, abrir novas portas e janelas e tudo se transforma!! Adoro quando o dono da casa olha a maquete eletrônica do projeto (ou a obra pronta) e diz: não acredito que este espaço todo estava aí!!! Adoro!!!

E para inspirar nossa sexta-feira um antes e depois de impacto em um espaço de trabalho:
Um espaço escuro e desorganizado (isso sem deixar de mencionar o carpete... afe!!)

Imagem: Design Sponge

Depois: Um banho de luz e cor!!! Adoro as estantes brancas com fundo em papel de parede!!!
E as cadeiras então... (Louis Ghost - designer Philippe Starck)

Imagem: Design Sponge


Ok, vocês vão dizer: o espaço era terrível, então o impacto do trabalho fica ainda maior... mas convenhamos: é ou não é pura mágica???

Tenham todos uma sexta-feira tranquila e um fim de semana maravilhoso!!!
Amanhã é dia de Bazar, vou começar o fim de semana cedo!!! Rssss
Beijos!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Novas aquisições: Mais um espelho!!!

Alguns meses atrás eu mencionei aqui no blog sobre mais um espelho que eu estava adquirindo... na verdade já tinha comprado mas não estava decidida sobre o local onde colocá-lo. Desisti de colocar na sala porque acho que todos se lembram que já tenho uma coleção de 15 só no meu espaço de estar (isso, aumentei dois desde aquele post...rssss).

Então decidi fazer um pequeno cantinho no meu quarto, pois estava matutando há um tempão sobre uma penteadeira para fazer maquiagem, usar o secador e eventualmente usar o notebook. Não tinha mostrado ainda por dois motivos: 01 - queria pintar o espelho de azul turquesa mas ainda não tive coragem...rsss (acho que vou deixá-lo na madeira natural por um tempo) e 02 - porque o móvel que estou usando como penteadeira é na verdade uma mesa de estudos que meu filhote não gostou e vou adaptar fazendo uma gaveta no local da bandeja de teclados. Mas vou mostrar como está agora e quando estiver tudo pronto mostro o resultado final.

Não reparem... ainda é um cantinho em "transformação"...rssss
Mas o espelho... amo!!!


Uma outra aquisição que fiz na minha viagem:
Um artesanato mexicano super colorido em cerâmica pintada a mão:


Agora cadê tempo para terminar o trabalho???
Mas podem deixar que quando estiver tudo pronto serão os primeiros a saber!!! Rsss
Tenham um bom dia!!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Entrevista Arquitrecos no Atelier In Box!!!!

Gente, olha que coisa legal: Fui convidada para dar um entrevista no blog Atelier in Box da arquiteta Marianne Junqueira!!! Não é legal ser reconhecida por uma colega da mesma área??? Fiquei super feliz, afinal acompanho o blog da Marianne, gosto muito do trabalho que ela faz como arquiteta (dêem um olhada no antes e depois que ela fez na casa de um cliente, é super legal!!!) e principalmente me identifico muito com o conteúdo de seus posts, sempre cheio de imagens inspiradoras e idéias interessantes. Ela disponibiliza serviços super interessantes no blog como Organização e Decoração de Eventos e Consultoria em Decoração, tudo no Rio de Janeiro. Vejam mais detalhes AQUI .

Muito obrigada Marianne, adorei o post!!!


Imagem do post. Para visitar clique no Atelier in Box 

Estas são algumas das fotos do post de antes e depois que a Marianne fez:

Imagem: Atelier In Box

Imagem: Atelier In Box

Muito obrigada Marianne!!!Fiquei super feliz, pois estou em uma semana super complicada, sob diversos aspectos... Ainda bem que tudo passa e principalmente fico feliz que existam pessoas positivas como a Marianne para fazer o trabalho da gente valer a pena!!!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Casacor Brasília - Novas impressões

Ontem recebi uma matéria com fotos de um dos ambientes da Casacor Brasília que chamou muito a minha atenção, então vou compartilhar com vocês mais um espaço da Mostra antes de fazer a minha visita pessoalmente e trazer fotos de todos os detalhes interessantes que eu encontrar por lá. Vejam que espaço interessante: os movimentos dos visitantes comandam a projeção da parede!!!

Trechos da matéria encaminhada pela Agência Fato:

LOUNGE E VARANDA CASA COR 2011
Tecnologia e inovação. Esse é o conceito que a arquiteta e design de interiores Tânia Franco aplicou no seu ambiente, o Lounge e Varanda Casa Cor. O espaço de 130 m², foi dividido em 90 m² para o Lounge e 40 m² para a Varanda. A concepção do ambiente veio do amadurecimento da ideia em trazer algo inédito, rico em conceito, surpreendente. O destaque vai para a projeção interativa.  (...)

(...) A projeção capta a presença do visitante, possibilitando interação com as imagens, todas remetem ao ambiente e mobiliário. Enfatizando ainda mais a realidade tecnológica, a arquiteta, em parceria com a GR Cine Áudio, disponibilizou soluções de automação no controle de toda a iluminação, áudio, vídeo e condicionamento de ar via iPad. Na parede oposta ao projetor, uma obra de arte do artista plástico Pitágoras complementa o ambiente.

O ambiente tem tons claros, com enriquecimento em turquesa, desde almofadas e adornos ao rack de madeira, assinado pela própria Tânia. Para o piso, a arquiteta fez questão de manter a granitina existente, evitando o desperdício de material. O mobiliário do espaço é todo assinado por diversos designers, com destaque para o centro do ambiente, onde um brechó de mesas de estilos distintos e diferente cores dá um toque inusitado.

Para a Varanda, o atributo sustentabilidade, sempre presente nos projetos da arquiteta, tem destaque para o piso de madeira ecológica. Composto de resíduos de plástico e madeira, o piso não racha e não empena, dispensando manutenção. Quanto ao mobiliário, a ideia era criar um ambiente clean e agradável, com poltronas e sofá de madeira, adornados com almofadas na cor turquesa e também almofadas com imagens em preto e branco de Brasília, além de um balanço branco com heras nas laterais. (...)

O painel interativo ocupa integralmente uma das paredes do espaço

Imagem: Clausem Bonifácio

Destaque para a obra do artista plástico Pitágoras

Imagem: Clausem Bonifácio

 Esta edição da Casacor está realmente promissora, tenho que visitar o quanto antes!!!
Um ótimo dia a todos!!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Aniversário Especial!!!

Oi gente!!! Esta semana estou super feliz porque almocei com minha amiga Scylla este fim de semana e vi suas duas princesas lindas!!! Bom demais quando a gente consegue driblar a correria e dar atenção ao que realmente importa como os amigos. Principalmente amigos de longa data, que passaram por tanta coisa junto com a gente... Ganhei o dia!!!

Por falar nisso acabei de chegar da rua, estava comemorando o aniversário de um amigão (e colaborador sumido do blog) o Renato!!! Sabe estes amigos que não estão satisfeitos enquanto a gente não está bem?? Se ele está feliz, faz de tudo para que a gente fique feliz também, não sossega!! Um grande amigo que fiz nos últimos anos. Já viram que tenho sorte com amigos, não posso reclamar!!! Como sei que ele não gosta de se expor (apesar de fazer qualquer um falar tudo sobre si é super discreto sobre ele mesmo o danado) vou mostrar um pouquinho sobre este amigo também arquiteto e  que merece toda a minha admiração e lealdade, o mínimo que tenho a dedicar a meus amigos de verdade!! Parabéns Renato!!! 

Como não tenho o dom da Fernanda definir em palavras o valor desta amizade como ela já fez e eu mostrei no segundo pst deste blog, vou mostrar uma das fotos que tiramos hoje (na esperança que ele não me mande tirar pela manhã quando entrar no blog) e tentar resumir em algumas imagens algumas coisas de que ele mais gosta (na minha visão)...

Viajar (esta é fácil...)



Praga..


New York...


O bom design...

Cadeira Red Blue - Rietveld

Música de qualidade!!!



Parabéns meu amigo!!!
(E vê se não me manda apagar a foto viu???)


Boa noite!!!!


Prateleiras na cozinha

Uma prática que tenho adotado em meus projetos, quando o espaço permite claro, é o de usar armários fechados sob as bancadas da cozinha e prateleiras nas áreas superiores. O principal benefício é a ampliação do espaço, principalmente em cozinhas estreitas, onde os armários superiores acabam agravando a sensação de confinamento e a perda de luminosidade. No que diz respeito à organização é necessário a mudança de alguns hábitos, pois há que se considerar que grande parte dos objetos antes guardados em compartimentos fechados terão que agora ficar a vista. Para isso nada melhor que potes para mantimentos em um padrão bonito (como vidro e aço inox), utensílios charmosos e claro, uma certa padronização nos formatos ou cores dos objetos. Alguns exemplos que mostram que a nova prática não é nada dramática..rsss:

Imagem: coco+kelley

Imagem: Decorology

Imagem: Poppytalk

Imagem: Decorology

Imagem: Design Sponge

Imagem: House to Home

Como vimos nas imagens acima alguns projetos optam por expor as louças, o que acho prático apenas para aquelas que usamos no dia a dia (e não dá tempo de empoeirar) e aquelas que têm efeito decorativo a maior parte do tempo. A melhor alternativa na minha opinião é para porta mantimentos em geral,  panelas e utensílios pendurados.

Grande abraço a todos!!!