Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Casa Brasileira GNT - Arquiteto e designer Carlos Motta

Ontem estava passeando pelos canais da TV às altas horas da noite quando dei uma paradinha em uma matéria super interessante que estava passando no GNT: O programa Casa Brasileira, uma série sobre arquitetura e o jeito brasileiro de morar na visão de importantes arquitetos do país como Sergio Rodrigues, Bernardes, Jacobsen, Carlos Motta, Isay Weinfeld e Fernando e Humberto Campana. A matéria do dia era a casa da atriz Marisa Orth. Fiquei super encantada com a clara demonstração de muito do que falamos aqui e em outros blogs amigos: o quanto a casa de alguém mostra demais sobre sua personalidade. A casa é linda, com muito verde, mas merece destaque os móveis de design brasileiro que ela tinha por lá. E foi assim que acabei descobrindo mais sobre o arquiteto Carlos Motta, cujas lindas cadeiras em madeira estavam representadas lindamente na casa e a quem uma parte do programa foi dedicado. A preocupação com a sustentabilidade e respeito à natureza eram presentes em seu trabalho muito tempo antes deste tipo de questão ter a visibilidade de hoje.

Acabei descobrindo inclusive, que um banco redondo maravilhoso que me deixou encantada em uma última visita à Pinacoteca de São Paulo é design deste arquiteto. Este e outros móveis de design tipicamente brasileiro, cuja amostra de meus preferidos mostro abaixo:

Eis o banco redondo, lindamente exposto ( e em uso!!) no hall da Pinacoteca de São Paulo:

Imagem: site Carlos Motta

Outro banco usado em um espaço institucional: Neste caso o SESC Itaquera

Imagem: site Carlos Motta

Cadeira Estrela. Esta vi na matéria da casa da atriz e tem um detalhe super interessante:
As ripas do encosto são flexíveis, se acomodam ao corpo ao sentar.

Imagem: site Carlos Motta

Cadeira Linha Sahy

Imagem: site Carlos Motta

Cadeira Linha Saquarema

Imagem: site Carlos Motta

Poltrona Saquarema

Imagem: site Carlos Motta

Chaise Parati

Imagem: site Carlos Motta

Minha peça preferida: Sofá Laranjeiras.
Um sonho!!!

Imagem: site Carlos Motta

Recomendo o programa Casa Brasileira onde poderão ver vídeos da casa mencionada acima bem como a de outras atrizes como Débora Bloch e Fernanda Torres bem como a visão de morar de outros importantes arquitetos brasileiros.

Um maravilhoso domingo a todos!!!

sábado, 30 de julho de 2011

Tijolinhos aparentes

Adoro parede com tijolinhos aparentes!! Prefiro quando utilizada em alguns detalhes, acrescenta aos ambientes, ou mesmo às fachadas um aspecto de delicada rusticidade. Certamente é necessário cuidado tanto na escolha do tijolo que deve ter uma boa queima, quanto na escolha do profissional para aplicá-lo. Uma nova forma é a utilização como revestimento, sobreposto à uma parede já existente. O efeito é lindo, pois é aplicado com "junta seca", sem que apareça o espaçamento com rejunte em cimento.

O contraste com as paredes brancas tem um efeito muito interessante, conferindo leveza a um material rústico. Composição perfeita com o piso em cimento queimado branco.

Imagem: Casa e Jardim

Um cantinho na varanda, servindo de fundo para uma linda coleção de grades...

Imagem: Casa e Jardim

Assentado com junta seca no quarto do casal

Imagem: Casa e Jardim

Imagem: Decor 8

Imagem: Decor 8

Mesmo pintada de branco a parede não perdeu seu charme

Imagem: Casa e Jardim

Uma idéia interessante para tirar a monotonia de fachadas é revestir em tijolinho algum volume da edificação ou marcar algum acesso. Fica ótimo!!! Mostro em outro post.

Grande abraço a todos!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Antes e Depois de uma lareira

Adorei este Antes e Depois e tinha que mostrar aqui!!! Vejam como o ladrilho hidráulico suavizou esta lareira anteriomente revestida em granito. Ficou como tem que ser: Facilmente integrada à decoração.

Imagem: Design Sponge

Imagem: Design Sponge

Lindo!!!


Imagens do dia

Bom dia!!! Sexta-feira em ritmo acelerado!!! Uma passadinha só para mandar um grande abraço a todos e desejar um fim de semana cheio de festa e muita cor!!! Meu filhote chega hoje da viagem de férias que fez com a avó, estou roxa de saudades!!!!

Imagem: Karmuca y Cuquino

Imagem: Karmuca y Cuquino


Imagem: Karmuka y Cuquino

Uma sexta-feira maravilhosa a todos!!!
E para quem ainda não se inscreveu... Não esqueçam do sorteio!!!


O prêmio é este espelho 30 x 30cm da nossa lojinha.
Para participar clique AQUI.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Jardins Internos e Fontes

Jardins internos, também conhecidos como Jardins de Inverno, são uma opção muito mais que estética, servindo como uma eficiente fonte de luz e ventilação, contribuindo assim com a iniciativa sustentável de economia de energia elétrica tanto através do uso de iluminação natural durante o dia bem como evitando o uso constante de ar condicionado. Benefício extra é a renovação do ar interno de nossas casas, uma alternativa acima de tudo saudável. Se puder contar ainda com um barulhinho de água vinda de uma pequena fonte... relaxamento garantido!!!

Grades, grades... minha paixão!!! Este jardim é ideal para áreas em que  piso seja cimentado, pois o mesmo é encoberto pelos seixos e as espécies plantadas em vasos dispostos na parede e piso.

Imagem: Minha Casa, Minha Cara

Uma versão simplificada com parede em tijolos aparentes. E muita luz!!!

Imagem: Casa e Jardim

Pequeno jardim, suficiente para garantir bastante luz natural e até uma rede!!!
Adoro estas alternativas despojadas, feitas para usar de verdade!!!

Imagem: Casa e Jardim

Lindo paisagismo com espécies plantadas em tinas de madeira.
Nem o banheiro ficou de fora das opções de jardim.

Imagens: Casa e Jardim
 Estes tipos de fontes, com a água caindo em uma bola ou em um vaso são minhas preferidas porque o barulho de água é bem suave. Para estados onde o clima é seco como o daqui de Brasília a fonte é uma alternativa que faz toda a diferença na para a temperatura e umidade ambiente.

Imagem: Casa e Jardim / Blog da Reforma

Um detalhe de outras fontes com solução similar. Viável até para pequenas varandas.

Imagem: Casa e Jardim

Imagem: Um Pastel de Nata

Enfim: Muita luz para sua casa!!!

Mea Culpa...
Grande abraço a todos e me desculpem a demora em retribuir as visitas, estou às vesperas de minhas férias, então tenho que deixar tudo em ordem... Está tudo uma loucura!!! Mas prometo retribuir as visitas, visitar os novos seguidores... muito obrigada pelo carinho e prometo que a correria vai passar logo!!!
Obrigada sempre!!!

Parede de Papel Picado

Um revestimento inusitado: Retalhos de papel!!! Guardo esta imagem há muito tempo, pois adoro o efeito produzido pela composição de papel picado fixado grosseiramente à parede (vejam que as bordas ficam ressaltadas em alguns lugares. Para aqueles que gostam de mudar totalmente os ambientes de vez em quando, claro que provisoriamente, para uma festa uma pequena temporada, acho super original!!!

Acho que a maior ousadia aqui foi terem executado a parede na cozinha, um ambiente que em geral pede paredes lisas. Mas está valendo deixar de lado um pouquinho o lado prático... Um viva à originalidade!!!

Imagem: Apartment Therapy

Um detalhe da parede:

Imagem: Apartment Therapy

Achei lindo demais!!!
Grande abraço a todos!!!

Quem não participou ainda se inscreva no sorteio!!
Link no menu lateral.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Soluções para espaços pequenos

Conheci a empresa americana Resource Furniture através de alguns vídeos que já ficaram famosos no You Tube onde é demonstrado o funcionamento de vários móveis que têm como principal objetivo soluções para pequenos espaços. Pequenos espaços meeesmo...rsss. O legal é que na maioria dos exemplos para a desmontagem do espaço como bancada por exemplo não é necessário retirar tudo que está sobre o móvel para que ele se transforme em uma cama. Acho muito interessante também para lofts onde na maioria das vezes o espaço do quarto é compartilhado com o estar e este tipo de mobiliário permite ocultar a cama quando necessário.

Veja um exemplo para quartos de crianças, uma bancada que oculta uma cama:

Neste primeiro exemplo é necessário desmontar a bancada:

Imagem: Resource Furniture

Imagem: Resource Furniture

Imagem: Resource Furniture

No modelo Cabrio In a bancada é somente movida para o alto, sem retirar nada que esteja sobre o tampo.

Imagem: Resource Furniture

Imagem: Resource Furniture

Um vídeo bem rapidinho, demonstrativo do mecanismo:


Visitem o site Resource Furniture, pois as soluções são surpreendentes e para diversos espaços, como quarto de casal, mesas, escritórios... Ainda não conheço no Brasil empresa que trabalhe com mecanismo similar para mobiliário. Acho que seria um sucesso!!!

Grande abraço a todos!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Copa Íntima - Mais que luxo, uma necessidade

Um ambiente que tem sido indispensável, principalmente em casas com 02 pavimentos é uma copa íntima. Independente do tamanho, se vai estar disfarçada em um móvel, ou se conta com o privilégio de ter um ambiente próprio, o fato é que esta área é uma verdadeira "mão na roda" quando sentimos aquela sede no meio da noite, uma vontade de comer uma pipoca enquanto assite a um filme na sala íntima da família ou ainda para as mães de plantão, para aquecer aquela mamadeira da madrugada.

O essencial é que o ambiente conte com uma pequena pia, um microondas e um pequeno frigobar. Caso exista a possibilidade de instalar um pequeno cooktop, melhor ainda. Acreditem: faz toda a diferença não ter que descer para a cozinha depois de pronta para dormir. algumas copas íntimas cheias de charme:

Imagem: Poppytalk

Alguns banquinhos permitem até uma conversinha enquanto sai o café...

Imagem: Flickr

Imagem: Achados de Decoração

Imagem: Flickr

Aqui a bancada com rodízios permite uma rápida refeição...

Imagem: Coluna Digital

Esta copa fica concentrada em um armário apenas.
Pode ocupar um espaço na sala íntima.

Imagem: Flickr

Uma versão mais sofisticada com direito até a uma mesinha.

Imagem: Daros e Cabral

Tenham uma ótima semana!!!
Quem não se inscreveu ainda, não esqueçam do Sorteio!!!

sábado, 23 de julho de 2011

Crochet não é coisa do passado (E tem SORTEIO!!!)

Já falei em posts anteriores (vejam AQUI) como o crochet passou um tempo meio esquecido, mas voltou para ficar, definitivamente. São diversos os exemplos de aplicação na moda, no artesanato e mais recentemente veio para ficar na Decoração. É o toque de aconchego e de originalidade que dá identidade à nossa casa. Vou mostrar abaixo algumas aplicações na decoração:

Uma simples manta jogada sobre um banco de madeira dá o toque de requinte:

Imagem: Casa e Jardim

Os quadrinhos em crochet valorizam qualquer cantinho.
Versões com crochet branco sobre fundos neutros.

Imagem: Balaio de Gato

Imagem: Achados de Decoração

E versões cheias de cor:


Simples squares fixados à parede junto a quadrinhos bordados.
Composição super original

Imagem: Copy & Paste

E por falar em cores...
As cores vibrantes do crochet enriquecem este espaço através das almofadas combinado cores e texturas.

Imagem: Cultura e Consumo

O crochet chegou às mãos dos designers, que se apropriaram da técnica com resultados inusitados!!!

Quando usado como um revestimento:

Imagem: Atelier da Grazi

Ou usando integralmente a técnica, estruturando a cadeira com a própria trama: Pura delicadeza!
Designer: Lilli Piovesa

Para ir incorporando devagar a idéia podemos começar com pequenos detalhes de grande efeito:

Em capas de banquinhos ou roupas de cama...

Imagem: Balaio de Gato

Pufes ou abajoures...

Imagem: Loja Contemporânea / Sala da Lá

 E para terminar mostro a felicidade da artesã e o lindo trabalho em um cantinho aconchegante de sua casa. Não é crochet, mas o efeito é similar... rsss

Imagem: Atelier da Grazi

Pura satisfação!! Adorei o tamanho das agulhas de tricot!!! E o novelo?? Rsss

 Imagem: Atelier da Grazi

Visitem a lojinha ARQUITRECOS!!! 
Quadrinhos e bijuterias em crochet com FRETE GRÁTIS para todo o Brasil