blog de decoração - Arquitrecos: Junho 2011 .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Projeto - Colorindo um banheiro

Hoje vou mostrar um projetinho que é parte de um projeto maior que fiz há alguns anos. Na verdade estou trabalhando agora nos interiores desta casa, aos pouquinhos, de acordo com o ritmo dos proprietários. O pedido não foi exatamente de um projeto, mas para dar uma "colorida" no visual do banheiro que estava todo original, conforme foi projetado há uns 04 anos atrás. Ele me mandou a foto de uma parede branca do banheiro que estava realmente precisando de uma cor!!! E atualmente quando de fala em cor penso logo em papel de parede, não tem jeito. É uma alternativa que adoro, pois é algo que não é definitivo, podemos trocar a qualquer momento. E para completar, claro... espelhos!!! Sei que eles vão adorar começar a garimpar um espelho em cada viagem que fizerem pois eles curtem mesmo a casa.

Para começar uma foto da maquete do projeto original do banheiro


A foto do banheiro depois de executado com a parede branca pedindo para ser incrementada...rss


Uma maquete da proposta: Papel de parede em tons de azul e cinza e um arranjo de espelhos.
Para a composição ficar mais equilibrada o ideal será a instalação do papel nas duas paredes
(fundo e lateral esquerda até o espelho da bancada)


Algumas das opções propostas retiradas do site Hall Decor em azul

   
Imagens: Hall Decor -  Linha Art Works Home

      
Imagens: Hall Decor -  Linha Art Works Home

 
Imagens: Hall Decor -  Linha Art Works Home / Ezen

Caso prefiram em preto e branco indico duas alternativas:

 
Imagens: Hall Decor -  Linha Fantasy / Hall

E finalmente, para ajudar a visualizar o resultado final, algumas imagens de banheiros utilizando papel de parede, espelhos, enfim, cheios de estilo!!!

Imagem: Decor 8

Imagem: Brincando de Casinha

Imagem: Inspire e Decore

Imagem: Decorpad

Versões bem coloridas
(Esta imagem já é um clássico da blogosfera...rsss)

Imagem: Decorpad

Imagem: Retrorenovation

Algumas amostras de paredes com espelhos em banheiros, lindas demais!!!

Imagem: Coco + Kelley

Imagem: Emmas Design

Agora vamos ver se eles gostam!!
Grande abraço a todos!!!

Flechas (?!!!!) nas paredes

Uma passadinha rápida só pra mandar um oi para todo mundo e mostrar essas coisas lindas que vi hoje. Sabe aquelas flechas que às vezes encontramos em algumas feirinhas de produtos de artesanato indígena em alguns estados brasileiros? Veja que lindas expostas na parede!!! Definitivamente o povo lá de casa vai continuar achando que estou doida quando nas minhas viagens trago cada coisa do arco da velha... rsss. Esta semana ainda vi em um blog amigo (me desculpem, não me lembro qual) um remo antigo pendurado na parede. Lindo demais!!! Agora me imagine com um remo de dois metros todo embrulhadinho na bagagem do avião??? Não duvidem não viu??? Rssss

Simplesmente coladas à parede

Imagem: Poppytalk

Na segunda imagem as flechas foram dispostas em um suporte de madeira

Imagem: Poppytalk

Eu achei o máximo!!!

Um registro: Ontem consegui visitar pelo menos metade dos blogs que eu sigo. Fiquei super feliz!!! Tantas novidades!!! Peço desculpas por ficar ausente por muito tempo em vários, sem conseguir retribuir as visitas super carinhosas que fazem por aqui. Mas se vocês soubessem o quanto meu trabalho é corrido, ainda dividida à noite com meus projetos e tudo o mais... Faço os posts à noite, em qualquer espacinho de tempo que consigo. Faço com o maior carinho e não encaro como algo trabalhoso, mas um momento de relaxamento realmente. Hoje prometo visitar os demais!!!

Grande abraço a todos e obrigada pelo carinho!!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Por uma vida simples

Confirmando que é possível viver bem e também morar bem com simplicidade vou mostrar algumas idéias que demonstram claramente este estilo de vida. Na maioria das vezes a idéia é demonstrada nos ambientes através do reaproveitamento de móveis, objetos e embalagens e muita iluminação natural pontuadas por acessórios  ou luminárias interessantes, tecidos de estofamentos e roupas de cama ou revestimentos especiais que valorizem o ambiente. Algumas amostras:

Uma cozinha muito simples e cheia de estilo:
Patchwork de azulejos portugueses e mil vidrinhos para tempero reaproveitados.
A barra para tampas é maravilhosa, me lembra minha infância na casa do meu avô...

Imagem: The Style Files

Uma idéia semelhante e cheia de luz.

Imagem: The Style Files

Uma mesa com bancos cheia de charme e super simples de fazer.
Adoro os topos em madeira sem acabamento. A cor é um show a parte.

Imagem: Baonilha

Uma área externa em dia de festa: Somente uma manta e almofadas no chão...

Imagem: The Style Files

Uma cama sem cabeceira. A estrela aqui é a roupa de cama.
E, claro... a luz natural.

Imagem: Stadshem

 Imagens assim me animam demais a cuidar com carinho de minha casa.
Espero que inspire a todos, todo dia um pouquinho...rsss
Grande abraço!!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Separe o lixo e acerte na lata

"Separe o lixo e acerte na lata"; Este é o título da campanha lançada em 20 de maio pelo MMA – Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para ajudar a esclarecer as dúvidas na hora de fazer a separação do lixo úmido e seco em nossas casas. Ontem assisti a um dos vídeos da campanha e fiquei encantada com a simplicidade da linguagem e a clareza das informações. Pesquisando sobre o assunto encontrei uma matéria sobre o lançamento da campanha feita pela jornalista Débora Spitzcovsky no site Planeta Sustentável. Abaixo alguns trechos da matéria que você podem ler na íntegra no link do site e um dos três vídeos lançados para a campanha (o que eu assisti ontem).

(...) A ideia é mostrar, a partir de uma linguagem simples e didática, como deve ser feita a separação do lixo nas residências e, ainda, revelar os benefícios da coleta seletiva – e, consequentemente, do reaproveitamento dos materiais descartados – para o planeta, a fim de convencer cada vez mais pessoas a aderir à prática.
Para isso, a campanha conta com três filmes de 30 segundos para TV, além de anúncios para revistas, spot para rádio e banners de internet, que em sua primeira fase focam em quatro resíduos muito comuns nas lixeiras de todos os brasileiros: cascas de banana, embalagens longa vida, garrafas PET e latinhas de alumínio.
Você sabia, por exemplo que, depois de recicladas, as PETs podem ser usadas na confecção de tecidos, vassouras, madeira sintética e até casco de barco? Já a embalagem longa vida pode ser útil na fabricação de telhas e papel. No entanto, as peças publicitárias mostram que a reciclagem desses materiais se torna muito mais fácil se eles já são separados e limpos nas próprias residências. O que custa ajudar? 

O vídeo que eu assisti e gostei muito, principalmente devido à objetividade das informações em linguagem muito clara. É apenas um dos três vídeos lançados.


Fiquei então pensando o quanto é fácil adotar esta iniciativa. O simples fato de separar o lixo orgânico do lixo seco, ainda que em nossa cidade não aconteça a coleta seletiva em caminhões especiais, facilita o trabalho dos catadores, responsáveis por grande parcela do reaproveitamento do lixo cujo material seja reciclável. Uma dica que já adoto, independente da questão da reciclagem: Nunca deixar vidro (inteiro ou quebrado) misturado ao lixo comum em sacos plásticos. São frequentes as ocorrências de acidentes tanto com os garis quanto com os catadores, decorrentes da falta de cuidado com os vidros descartados. Sempre deixo para jogar fora os vidros que não consigo reaproveitar dentro de alguma caixa de papelão, devidamente lacrada. Acho que é o mínimo que podemos fazer, respeitando o profissional que trabalha com o lixo.

Aproveitando a oportunidade resolvi pesquisar algumas alternativas para fazer esta separação de forma que não cause tanto impacto em nossa cozinha ou área de serviço e encontrei muitas alternativas charmosas!!!

Imagem: Alibaba

Assim como no post sobre garagens aqui foi usado o painel microperfurado para pendurar as lixeiras.
Adorei as idéias das caixas para acondicionar jornais e revistas velhos de forma oganizada.

Imagem: Ohdeedoh

As alternativas abaixo são super charmosas e perfeitas para garrafas em geral (plásticas ou vidro).

Imagem: Charleston Mag

Imagens: Homes ninemsn

Cheias de estilo, infelizmente acredito que os armários em metal ainda não chegaram ao Brasil

Imagens: All Things Green / Cidades Delgadas

Achei o máximo esta opção em que podemos reaproveitar as sacolas de mercado
(ainda que o ideal seja abolir o uso deste tipo de sacola):

Imagem: This Next

As demais alternativas são adaptáveis aos armários, podendo ficar embutidas.

Imagem: Am kitchens ltd

 Imagem: Hafele 

Imagem: Ornare / The Bin Company

E por fim a boa, velha e igualmente eficiente lixeira comum com separação do lixo seco / orgânico:
Imagem: JD Organizer

Vamos nos animar e adotar a idéia??!!
Vou providenciar a minha lixeira urgente!!!

Grande abraço a todos!!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Presentinhos chegando!!!

Hoje cheguei em casa naquele cansaço depois de enfrentar um supermercado pós trabalho e eis que vejo um embrulhinho na minha porta... Que delícia, chegaram meus presentes!!! Lembram? Os presentes do sorteio que ganhei do blog Doce Lar, Doce Vida da Jiciane. Adorei!! Além de lindos deixaram minha casa cheirosíssima!! Acho que vou deixar por uns dias aqui na sala mesmo, pertinho do computador para ficar apreciando o aroma... Adoro presentes!!!

Olha eles aí, com embalagens super fofas.
(Ali atrás um pedacinho do sofá..rss. Comprei duas almofadas amarelas, mas mandei fazer mais duas por enquanto. As pretas são provisórias... quando estiver tudo pronto mostro aqui.)


Não são lindos???


Obrigada Jiciane. Adorei os presentes!!!
Grande abraço a todos!

Imagem do dia

Uma imagem que encontrei, achei irresistível e tinha que mostrar aqui. este ambiente é de um resort em West Virginia e achei as cores incríveis. O sofá chesterfield vermelho com a parede de fundo azul, a super tela com formato inusitado, o tapete com folhas super verdes dando um colorido tropical ousado e tudo amenizado pela simetria das mesinhas. Isoladamente poderíamos considerar over, mas o conjunto me agradou. E vocês, o que acharam?

Imagem: Design Tripper

Tenham um ótimo restinho de segunda-feira!!!

domingo, 26 de junho de 2011

Quarto de casal - Cama na janela?

Tenho visto já há algum tempo como tem sido usado a cama de casal com cabeceira na janela. Para dizer a verdade comecei a observar a predominância desta disposição especialmente nos quartos de novela (vício de arquiteto observar essas coisas...rss). A verdade é que a princípio tinha um pouco de preconceito com a cama disposta neste lugar, mas já usei em alguns projetos principalmente quando o layout fica muito limitado ou para possibilitar a instalação de maior quantidade de armários no quarto por exemplo.

Para este tipo de uso acho essencial cumprir pelo menos dois requisitos: 01- Instalar um painel de madeira pelo menos até a altura do peitoril da janela com espaço para embutir a cortina e reduzir a luminosidade e 02 - Permitir o acesso à janela para sua livre abertura. Para visualizar melhor o quanto esta alternativa, apesar de pouco comum, pode ter um resultado interessante vejamos algumas imagens:

Na alternativa abaixo foi usado um biombo para reduzir a luz natural

Imagem: Amber Interior Design

No teto inclinado deve ser lindo ver as estrelas à noite, mas durante o dia é necessário blackout

Imagem: Casa Diez

Adorei as cortinas e os tons neutros dos quartos abaixo

Imagem: House to Home

Imagem: Poppytalk

A cabeceira alta ameniza o fato da cama ocupar uma parte da janela.
(Gostei muito da cama pois permite a troca dos tecidos das capas da cabeceira)

Imagem: Poppytalk

Um quarto cheio de luz ( o lustre é um luxo!!!)

Imagem: Flickr

E vocês, colocariam a sua cama na janela???
Tenham uma semana maravilhosa!!!!


Gostou? Vota na gente!!!



Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


Muito obrigada a todos!!!

Aniversário junino!!!

Oi gente, que correria hoje!!! Tive uma semana cheia e ainda por cima neste sábado, dia 25 foi o aniversário da minha irmã Iara do blog Negra Criativa. Como ela estava viajando e com chegada prevista para este domingo eu e meu irmão resolvemos fazer um "almoço junino de última hora" para comemorar. Resultado: Noite de sábado na cozinha...rsss. Estou fazendo alguns ítens gostosos de festa junina, espero que dê tudo certo... Acabei de sair da cozinha (e são quase duas da manhã...).

Alguns itens que vou levar: Cachorro quente (minha especialidade...), por causa principalmente das crianças que adoram, caldinho de feijão e uma espécie de vaca atolada light pois a original leva mandioca e costela e na minha usei músculo (carne mais magra) e mandioquinha (batata baroa). Para completar cuscuz de tapioca, uma sobremesa que eu adoro!!!

Estava pensando em alguns enfeites de última hora, diferentes das manjadas bandeirinhas de papel de seda e eis que encontro estas imagens que adorei!!! E aqui em casa (assim como na da minha irmã que também trabalha com artesanato) o que não falta são retalhos!!!! Adorei a idéia. Mais simples impossível!

Somente retalhos e prendedores de roupa.
Imagem: Casa e Jardim

A mesa completa ficou muito interessante:

Imagem: Casa e Jardim

E para dar água na boca com o cardápio...
Caldinho de feijão;

Imagem: Casa e Jardim

Hummm.. milho cozido...
Imagem: Casa e Jardim

E para finalizar o melhor da festa... Cuscuz de tapioca!!! Delícia!

Imagem: M de Mulher

Se eu tiver coragem tiro uma foto das minhas próprias comidinhas depois de prontas tá? Talvez porque sou tímida com minhas comidas... rsss
E depois disso tudo? Duas horas de academia na segunda-feira... Rssss
Feliz Aniversário neguinha!!!!!!
Tenham todos um ótimo domingo.