blog de decoração - Arquitrecos: Florença, cidade que amei!! .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Florença, cidade que amei!!

Ah Florença... Sem dúvida a cidade que mais gostei na Itália. É lindíssima e encantadora e não é a toa... É a maior cidade da região da Toscana e considerada o berço do Renascimento italiano,além de uma das cidades mais belas do mundo. Chegamos à noite e foi irresistível perambular pela cidade, sentir suas luzes, seus cheiros... juro, eu adoro explorar todos os sentidos em cidades assim, cheias de história.

A vista da rua do nosso hotel junto ao Palazzo Pitti e bem ao lado da Ponte Vecchio. A cidade inteira estava iluminada para o natal. Um sonho...


Abaixo está o Palazzo Vechio (construído em 1314), localizado na Praça da Senhoria e atualmente sede do Município. Em sua porta temos desde 1910 uma cópia do David de Michelangelo. O original  marcou a entrada do palácio entre 1504 e 1873 quando foi deslocado para a Galeria da Academia.


 Agora uma das construções mais lindas que vi... A Ponte Vecchio é uma ponte em arco medieval sobre o Rio Arno. O mais interessante é que não é usada somente como passagem e sim como uma espécie de galeria de lojas onde se vendem as jóias mais lindas (e caras) que já vi. Ouro e pedras maravilhosas de todos os lados, uma tentação!!! Encontrei na wikipédia a história da Ponte e fiquei ainda mais apaixonada pela obra.


(texto da wikipédia) (...) Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projecto da autoria de Taddeo Gaddi. Durante a Segunda Guerra Mundial, a ponte não foi danificada pelos alemães. Acredita-se que tenha sido uma ordem direta de Hitler.


Agora a parte mais fofa da história:

Ao longo da ponte, há vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de Benvenuto Cellini. O fato é ligado à antiga ideia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornavam-se eternamente ligados. Graças a essa tradição e ao turismo desenfreado, milhares de cadeados tinham de ser removidos com frequência, estragando a estrutura da ponte. Devido a isso, o município estipulou uma multa de 50 euros para quem for apanhado, em flagrante, a colocar cadeados na ponte. (...) Não é romântico demais????


Passeando pela cidade... A Basílica di Santa Maria del Fiore é a catedral ou Duomo, de Florença. A cúpula é obra do arquiteto renascentista Brunelleschi e o campanário de Giotto ( uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana). De um bloco de mármore de carrara que restou desta catedral e que ficou exposto ao tempo por 25 anos é que foi esculpido o Davi de Michelangelo!!!


Por falar em Davi de Michelangelo... este foi um dos pontos altos da viagem. A estátua tem 5,17 metros de altura e fica em um ponto estratégico da Galleria dell'Accademia sob uma clarabóia de iluminação natural e logo após uma sequência de obras inacabadas de Michelangelo. Visualizar a obra é muito surpreendente tanto pelo seu tamanho quanto por sua perfeição. E o melhor é que podemos circular em volta da obra, apreciando todos os seus detalhes. Michelangelo levou três anos para concluir a escultura (começou em 1501 e concluiu-a em 1504).


Esta é uma das maravilhosas praças de Florença. Quase todas as cidades em que passei pela Itália têm um carrossel antigo em plena atividade. Combina demais com a atmosfera das cidades... Ao fundo a maravilhosa loja de que falei um dia destes e que vai render um post exclusivo para falar das suas vitrines de natal idealizadas por artistas plásticos. Linda!


Como falei antes a Itália tem lindos objetos de arte, jóias, bijuterias, artesanatos... para dar uma idéia das cerâmicas simplesmente maravilhosas que vimos por lá vou dar um exemplo: Este lindo vaso pintado a mão (o mais alto) custava 580 euros!! Bom, depois dessa... deixa para a próxima... Rssssssss


Para terminar lindas imagens panorâmicas da cidade tiradas do terraço do nosso hotel que a propósito recomendo: Hotel La Scaletta!!! Fica na rua Palazzo Pitti e foi um dos melhores hotéis em que nos hospedamos na viagem (claro que dentro do nosso orçamento...rss). Muito bem localizado e com atendimento especial. Ficamos muito satisfeitos!!!



Tinha como não estar feliz??!!! (Até porque foi um raro dia de sol, até tirei o casaco!! Rsss)


Amanhã vou fazer um post especial para mostrar a vitrine de natal da loja que mencionei, uma das mais criativas que já vi. Tenham uma sexta-feira maravilhosa!!!!

8 comentários:

  1. Oi Carlinha!!!!
    to aqui me deliciando com esse post!!! Florença é linda demais, magnifica...aqui q vontade que deu!!!!
    vou correr ver os outros posts, pq amo a Itália...
    bjkssss

    ResponderExcluir
  2. Ki maravilha heim Carla...Bela viagem voces fizeram. Um dia estarei la tb pra ver essas coisas pessoalmente. bjos

    ResponderExcluir
  3. As fotos são lindas... tão bom conhecer mais de história com as amigas.. hahaha! Agora, estar aí é fabuloso, fala sério??

    Beijos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Q lugar lindo tenho muita vontade de conhecer tb!

    bjus :)

    ResponderExcluir
  5. Carlinha,lindas imagens de Florença.Fiquei ainda mais empolgada prá conhecer,você tá uma super guia,tô acompanhando cada post...Aqui copiaram a história dos cadeados na capital que é Múrcia,mas também já colocaram multa..rsrs..Besitos

    ResponderExcluir
  6. Carla, realmente a cidade é linda. Como toda cidade italiana, tem sua identidade visual forte. Eu olho suas imagens e vejo Firenze. Não dá para confundir com outra... Tudo é muito particular. Sua felicidade está estampada nas fotos... que bom! Está muito legal esta série com os registros da tua viagem... Grande abraço!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Carla, realmente a cidade é linda. Como toda cidade italiana, tem sua identidade visual forte. Eu olho suas imagens e vejo Firenze. Não dá para confundir com outra... Tudo é muito particular. Sua felicidade está estampada nas fotos... que bom! Está muito legal esta série com os registros da tua viagem... Grande abraço!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ai Carlinha, só suspiros, adorei a história da ponte, que romântico e a basílica, que linda, achei vc linda na foto com sol e muito feliz, isso que importa, ah esses objetos são perfeitos o que é essa cerâmica, mas muito caros, né amiga, partimos para outra, eheh, viajei contigo, curti cada palavra e cada foto, obrigada, bjinho.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!