blog de decoração - Arquitrecos: Bella Italia - Primeira parada: Roma!! .post img { max-width: 500px; height: auto;

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bella Italia - Primeira parada: Roma!!

Terceiro dia de viagem: hora de ir para Roma!!! Quanta ansiedade para conhecer a Cidade Eterna!!! Quanta história, quanta cultura, quantos monumentos que tanto admiramos e estudamos por toda a vida vistos ao vivo e a cores! Confesso que tenho o deslumbramento de uma criança, são tantos detalhes, tantas coisas para ver!!! Até os postes da rua me encantam acreditam? E a Fontana de Trevi, o Panteão... E o Vaticano? Não tinha conhecimento da quantidade de obras de arte desde o Egito antigo estão dentro daquelas muralhas. Isso sem deixar de mencionar um show a parte que é o teto da Capela Sistina de Michelangelo. Nem sei por onde começar!!!

Como chegamos a Roma no fim do dia decidimos começar pela maravilhosa Fontana di Trevi,  e o Panteão. As fotos estão em outra máquina então vou tentar adicionar ao post ainda hoje. Achei Roma meio caótica, diferente do que senti por Amsterdam, onde a tipologia da cidade sofre poucas variações o que faz com que a gente se sinta envolvida por aquele clima cheio de história. Em Roma os monumentos acontecem dentro da loucura da cidade, em locais específicos, perdendo um pouco aquele aspecto de continuidade. São na realidade grandes surpresas em meio ao caos. Visitar os monumentos a noite é ainda mais interessante que durante o dia, pelo menos a Fontana di Trevi a noite é fantástica!!!

Dia 29/11 foi meu aniversário e começamos o dia no Vaticano. Maravilhoso e muito, muito surpreendente. São mais de 10 museus entre arte egípcia, etrusca, pinacoteca, galeria de mapas, arte religiosa, obras de grandes artistas, esculturas (Michelangelo inclusive), enfim, deslumbrante!!!

Para mim um dos momentos mais emocionantes da viagem foi quando depois de nossa entrada avistamos a cúpula da Basílica de São Pedro. E pensar que não tínhamos visto nada ainda!!!


Uma visão geral da Praça de São Pedro, em frente à Basílica.


O teto da Capela Sistina de Michelangelo é maravilhoso e merece um bom tempo de apreciação, pois é incrível quantas obras de arte, quantas cenas estão retratadas ali. O trecho mais popular (e um dos mais deslumbrantes) é A Criação de Adão. E este é apenas um pequeno pedacinho do afresco (técnica de pintura sobre massa úmida) de toda a Capela.


Aqui uma visão geral para terem um idéia do tamanho desta cena em relação ao conjunto. A riqueza de detalhes é algo difícil de explicar. É impressionante. Estas fotos são da internet porque no local não é permitido fotografar.


No fim do dia seguimos para o Coliseu. Não conseguimos mais entrar porque encerra a visitação às 17 horas, mas aproveitamos para fazer fotos externas.


O Arco de Constantino (fica ao lado do Coliseu)


O Forum Romano


Monumento a Vittorio Emanuele. Uma grande obra em mármore branco. Não é muito querida pelos moradores de Roma que acham que ela destoa do restante dos monumentos da cidade.


No dia seguinte voltamos para conhecer o interior do Coliseu. É emocionante e surpreendente.




Não é tudo lindo demais???

10 comentários:

  1. Emocionante, Carlinha, fico tão feliz que vc compartilha,lindo demais,o que é o teto da capela sistina de Michelangelo é um espetáculo, adorei as fotos, super boas, dá prá sonhar que se está lá, bjinhos, bom dia, querida.

    ResponderExcluir
  2. Vixi, nem fale! É tão lindo que acho q faltam palavras p/ descrever, né? E este monumento de marcmore branco??! Achei maravilhoooso!!! Obrigadinha por dividir com a gente, assim temos oportunidade de conhecer tb! Tem uma anmiga minha q está em lua de mel por aí, ela disse q ta mt mt mt frio, hehe... mas acho q a beleza compensa tudo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14/12/11

    Oi Flor.

    Obrigada por seu carinho lá no meu blog viu. E se estiver participando dos sorteios, lhe desejo boa sorte amadinha! E também espero ver você mais vezes no meu cantinho viu, sorteios lá tem todo mês!

    Você só passeando, eh vidão!! rs

    Beijinhos e fique com Deus

    www.ohlouka.com

    ResponderExcluir
  4. Poe lindo nisso, menina!! Maravilhoso!! Interessante é conhecer construções antiquíssimas, mesmo que a história delas não seja das mais belas (caso do coliseu),as nem por isso menos importantes, né?

    Beijos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo14/12/11

    Uau!!!! São milhares de anos de história..... é muito bom estar em um lugar assim e sentir que vc pôde participar e ver aquilo, neah??? Já me disseram que o coliseu tem uma energia diferente , você sentiu isso???Morro de vontade de conhecer!!!
    Depois passa lá no meu blog que tem sorteio para atingir os 100 seguidores.... beijinhos!!
    Lyd

    ResponderExcluir
  6. oi carla
    querida a feira dell artigianato, acontece todo os anos nos dia do 5 a 11 de dezembro,na feira de milão.
    espero que um dia você venha ver,porque è muito bonita.
    eu fotografei só uma pequena parte...mas tinha muito mais para ver.
    amo a cidade eterna, já estive um mês em roma,e pendo de não ter visto tudo.
    bacione

    baci

    ResponderExcluir
  7. Carlinha..o mormal a gete adora mesmo...mas vc reparou na luminaria de rua do lado do Arco de Constantino???
    Vai la...
    Bjus
    Paula Kasas
    A Moda em Acabamentos e Complementos

    ResponderExcluir
  8. Meninas, é realmente lindo demais não? E Paula, vc descobriu o que me encantou..rss o poste de luz ao lado do arco é maravilhoso!!! foram tirar a foto e eu disse: " não esquece o poste!!!"...rssssss
    Beijos a todos e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Carla, que viagem dos sonhos!! Minha programação de viagem para 2012 inclui Itália, deve ser linda mesmo. Suas fotos estão show.
    :D

    ResponderExcluir
  10. Carla, me deliciei vendos suas fotos na Europa. Deve ter sido mesmo um otimo passeio.
    Nao conheco a Europa, mas talvez eu va no proximo ano, mas se for nao quero ir no frio nao :(

    Suas fotos estao maravilhosas, principalmente as 2 em frente a Torre de Pisa. Achei o maior barato.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!