blog de decoração - Arquitrecos: Patrimônios Culturais da Humanidade: Participem do Abaixo Assinado e nos ajudem a manter os nossos!!! .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Patrimônios Culturais da Humanidade: Participem do Abaixo Assinado e nos ajudem a manter os nossos!!!

Hoje queria falar sobre um assunto que já mencionei aqui no blog e principalmente contar com o apoio de todos que se identificam com a nossa preocupação sobre um assunto que está em fase de intensa turbulência aqui em Brasília: a ameaça ao título da Unesco de Patrimônio Cultural da Humanidade recebido pela cidade devido a intervenções urbanas, especialmente de aumento de gabarito (altura das edificações) e alterações de uso na área tombada, tendo como justificativa, ou melhor dizendo, como pretexto, a Copa do Mundo de 2014.

Como já é de conhecimento de todos que passam aqui pelo blog nós arquitetos e urbanistas de Brasília formamos um grupo de forma espontânea, através do facebook, o Urbanistas por Brasília, que agora conta com um site próprio para se comunicar de forma mais aberta com toda a população que queira se informar melhor sobre o assunto específico da quadra 901 Norte ou quaisquer outros assuntos que de alguma forma ameacem a qualidade de vida da população e principalmente o legado urbanístico de Brasília para as gerações futuras. O endereço do site é http://www.urbanistasporbrasilia.com.br/. e do blog: http://urbanistasporbrasilia.wordpress.com/. Eu defendo a minha cidade, lugar onde nasci e da qual me orgulho!!!

Um mapa da agressão. Saibam mais AQUI.


Com este objetivo foi dado início a um Abaixo Assinado on line, para que toda a população de Brasília, do Brasil e do Mundo possa se manifestar sobre o assunto e repudiar a expansão do Setor Hoteleiro Norte na SGAN 901. Conto com a colaboração de todos os que visitam o Arquitrecos todos os dias e se identificam com o assunto. Atualmente temos aqui mais de 1200 visitas diárias e estas assinaturas seriam muito significativas para que tenhamos a chance de mostrar aos governantes que novas decisões arbitrárias sobre nossas cidades não serão aceitas passivamente!!! Se quiserem mais informações antes de assinar entrem no site http://www.urbanistasporbrasilia.com.br/. Alguns seguidores do Arquitrecos já assinaram através do facebook. Obrigada a todos!!!
Brasília (Área adjacente ao Estádio) de acordo com o projeto original:
(A 901 norte está em roxo)


Brasília após a alteração proposta no Projeto da 901 norte. (Área em vermelho)
Importante: a capacidade hoteleira de Brasília já foi declarada suficiente por diversas entidades ligadas à Copa do Mundo.



Cenas desta semana na minha cidade. Vale tudo pela Copa (?) ...

Vou citar alguns textos para que fique mais claro o quanto significa para o Brasil e para o Mundo, desta e das próximas gerações, o título de Patrimônio cultural da Humanidade. Muito já foi dito, então me sinto a vontade para aqui reunir as definições mais objetivas sobre o assunto:
(Fonte: wikipédia)
Patrimônio ou patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo. O patrimônio é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje, e que passamos às gerações vindouras. O título de Patrimônio cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO).


Do patrimônio cultural fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, CONJUNTOS URBANOS, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato. O órgão nacional encarregado de promover a proteção patrimonial é o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, criado em 1937.
Imagem: Casa Abril

O Brasil conta atualmente com os seguintes lugares declarados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO:
  • A cidade histórica de Ouro Preto (1980)
  • O centro histórico de Olinda (1982)
  • As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões (1983)
  • O centro histórico de Salvador (1985)
  • O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (1985)
  • Brasília (Plano Piloto) (1987)
  • O Parque Nacional da Serra da Capivara (1991)
  • O centro histórico de São Luís (1997)
  • O centro histórico de Diamantina (1999)
  • O centro histórico da Cidade de Goiás (2001)


Falando de Brasília...

mapa
Imagem: Secretaria de Cultura do DF

(Fonte: Secretaria de Cultura do DF)
 Brasília foi inscrita na lista de bens do Patrimônio Mundial pela UNESCO por ser um marco da arquitetura e urbanismo modernos. Diferente das cidades tradicionais, suas ruas, prédios, praças, jardins e comércio foram planejados antes de sua construção. As atividades encontram-se divididas em setores: hospitalar, hoteleiro, bancário, de diversões, habitacional e outros.
O arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lucio Costa, que pensaram Brasília, participaram do movimento modernista e, dentro dessa proposta, nasceu Brasília, cidade com características peculiares e excepcionais.
Figurando na lista do Patrimônio Mundial como único bem contemporâneo a merecer tal distinção, ao lado de outras cidades centenárias do Brasil e do mundo, Brasília é um invento singular, original e único, um desafio ao gênio humano na preservação de uma nova proposta de viver e, também, na preservação de seu passado recente, que vive em sua paisagem natural, nos objetos do cotidiano, nos acampamentos pioneiros e na memória dos candangos. Cidade rodoviária, cidade jardim, cidade monumento, símbolo de uma nação são algumas das denominações que reportamos à Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Uma aula de urbanismo:



(Fonte: Braziltour)
 Inaugurada em 1960, Brasília é uma verdadeira obra de arte modernista a céu aberto. A cidade, especificamente o Plano Piloto, é um exemplo da aplicação do urbanismo moderno. O traçado original e a organização em quatro escalas - monumental, residencial, gregária e bucólica -, por si só, fazem de Brasília uma cidade única, conferindo-lhe relevância na milenar história do urbanismo. Somam-se a isso as obras de artistas como Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão e Burle Marx, entre outros, que igualmente contribuíram para a beleza da capital.

Congresso Nacional

Catedral de Brasília


(Fonte: Guia de Brasília)
 A deterioração e as ameaças que pesam no desenvolvimento de Brasília estimularam Aloìsio Magalhães para que se criasse, em 1981, em grupo de trabalho para a preservação do patrimônio histórico e cultural de Brasília. Esse grupo reuniu uma documentação importante e após uma reflexão prospectiva profunda definiu tres zonas de proteção propostas para inscrever Brasília na lista do Patrimonio Mundial.
    • uma zona de proteção absoluta cobrindo o Plano Piloto de Lúcio Costa;
    • uma zona tampão onde a predominância dos espaços verdes estaria garantida;
    • uma zona periférica, incluindo o lago artificial e sua margens, quase que inteiramente construídas com conjuntos residenciais. Não poderia a proteção ser mais flexível.
Relação de matérias sobre o assunto da 901 Norte:

      Participem do abaixo assinado!! É só acessar o link em vermelho.
      Conto com seu apoio!!! Obrigada!!!

6 comentários:

  1. Sabe Carla, eu nem estava sabendo disso! Vi pela tv implodirem os prédios mas não sabia do resto q vc conta aqui! Belo post!

    Bjs e ótimo fim de semana!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/11/11

    Um verdadeiro absurdo! Interesses políticos... querem acabar com a nossa história!! Já assinei!
    bjos
    Lyd

    ResponderExcluir
  3. Carla, confesso que estava meio por fora de toda essa confusão. Que absurdo! Crime!!! O Rio hoje é um verdadeiro canteiro de obras. Medo das coisas que estão surgindo por lá... Vc não faz idéia!!

    Venha preparada... Hoje de manhã: apenas 2 graus! Beijo!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pode contar comigo, com prazer assinarei esse abaixo assinado.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post Carla. Não poderia ter sido mais bem explicado. Super didático. Como participante do mesmo movimento "Urbanistas por Brasilia" vou também indicar este post para esclarecimento no meu blog. E vamos à luta. Beijos.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!