blog de decoração - Arquitrecos: Decorando o corredor .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Decorando o corredor

Esta semana estive visitando uma cliente e surgiu a questão sobre o que fazer no corredor estreito (muito comum dos projetos de apartamentos em Brasília) para integrá-lo aos demais ambientes que estão sendo decorados. Na maior parte das vezes não há muito mais a fazer em corredores de 80cm além de dispor quadros nas paredes e investir nos revestimentos como espelhos, papel de parede, uma cor, lambris... (depois de enumerar todas estas opções não parece que são poucas alternativas não é? Rsss). Quando o corredor é mais largo (algo em torno de 1,20m) podemos introduzir ainda canaletas ou prateleiras para dispor alguns livros. Para pés direitos mais altos existe ainda a opção de colocar um (ou mais) belo lustre, o que valoriza bastante o ambiente.

Logo pensei em pintar um dos lados do corredor em azul marinho + molduras em mdf somente para fazer um desenho com volume e a partir daí distribuir molduras com fotos ou obras de arte (que eles já possuem inclusive). Então comecei a pesquisar fotos de situações semelhantes para ajudar o cliente a visualizar a proposta.  Escolhi algumas imagens que vão ajudar a entender sobre estas alternativas.

Duas lindas opções usando o papel de parede como revestimento:
O primeiro com estampa toile de jouy...
Imagem: Arquitetando na Net

A segunda alternativa modernizando o estilo inglês com bom humor através do patchwork de papel de parede em diversas estampas + piso amarelo + cabeças de alce. Um show de corredor!!!

Imagem: Arquitetando na Net

Este corredor teve tratamento especial: papel de parede no forro + pintura em duas cores nas paredes + pintura especial + faixa de madeira + tapete!!!

Imagem: Cozinha Design

Uma alternativa simples e de grande efeito:
 Lustres + galeria de fotos em molduras de formato padronizado

Imagem: Decoracaos

Aproveitar o corredor como uma galeria, especialmente de fotos de família, é uma alternativa comum e muito interessante principalmente porque permite que fiquem expostas com um pouco mais de privacidade, evitando mostrá-las na área social da casa. Destaque para a pintura tipo caiação grafite contrastando com as portas / rodapés em vermelho.

Imagem: Decorar e Baum

Imagem: Womanly Page

Uma galeria de efeito "dramático" com parede de fundo pintada na cor vinho e molduras coloridas.

Imagem: Revista dCasa

Lambris na base da parede valorizam o espaço e deixam o corredor mais curto, especialmente onde o pé direito é alto. Além de formar uma base perfeita para uma galeria.

Imagem: Luxury Idea

Quando a largura do corredor permite o espaço pode ser aproveitado com prateleiras ou pequenos móveis utilitários de pequena profundidade.

Imagem: Arquitetando na Net

Imagem: Mania de Ksa

E quando nada disso for possível, ou for necessário uma solução temporária (para apês alugados por exemplo), um tapete super colorido acaba com qualquer monotonia deste tipo de espaço. O importante é que tenha o mesmo comprimento do corredor para evitar acidentes.

Imagem: Design Concept Ideas

Agora uma questão que me ocorreu:
Alguém sabe onde posso encontrar um tapete lindo como este????!!! Rsss
Tenham uma ótima quinta-feira!!!

11 comentários:

  1. Oi Carla,
    Um arraso esses corredores, é dificil escolher o mais bonito, mas acho que as fotos vão muito bem aqui em casa é assim...Beijos Schandra

    ResponderExcluir
  2. oi Carla, bom dia! mesmo na correria, eu tiiiinha que passar para falar c/ vc. Ah, querida, que delícia!!!! sabe, eu já tô numa fase que me é impossível visitar todo mundo. Por umlado, ótimo, muita gente, mas por outro, as pessoas ficam chateadas comigo, mas olha só: tenho minhas clientes de consultoria, estou montando a loja, busco posts para o blog de moda e decoração (para isso, visito uns 2000 blogs por dia - estrangeiros) e ainda tem casa, marido aaaaai...se eu for responder e visitar todo mundo teria que ter umas 4,5 horas a mais no meu dia - buáaaa não tenho! rsrsrs mas ADORO recber sua visita, sério mesmo, pq sinto seu carinho por mim e ele é recíproco, viu? um beijo enorme, agora...vou para um fornecedor (ah a Boutique vai ser inaugurada dia 31/out) bjs

    ResponderExcluir
  3. Passando para uma visitinha! Amei o dos retratos na parede! e o tapete colorido! bj da familia.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/10/11

    Os porta retratos sempre são uma boa pedida para esses lugares!!!!beijus

    ResponderExcluir
  5. Vendo essas fotos, me lembrei do corredor da casa dos meus pais, eles fizeram uma retrospectiva dos filhos com fotos na parede nele!
    Eu adoro!

    ResponderExcluir
  6. Otimo post, Carla. Corredor é sempre um problema... Ou acabamos deixando ele como um ambiente de passagem, sem graça, ou ele acaba virando um deposito e galeria de fotos. Encontrar um equilibrio entre as 2 coisas é bem dificil. Mas gostei da sua sugestão do azul marinho. Adoro essa cor... capricha na iluminação!! Beijo!!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tudo mto lindo.
    Adorei!

    Estou entrando agora no Blogueiras Unidas. E ja estou aqui fazendo fazendo parte do seu cantinho te espero la no meu, você será sempre bem vinda, vou adorar sua visita.
    Tudo de bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Algumas imagens achei muito carregadas de infs, prefiro algo mais clean. bjuss

    ResponderExcluir
  9. ai Carla, que legal!
    ontem fiquei chateada porque levei uma "bronca" de uma pessoa, depois fui ver, a mocinha tem blog só para ter o link, sabe, mas nunca postou nada, daí me pergunto..."Ela sabe o que é blogar de verdade, na "raça", fazer post diferente tooooodos os dias e ainda ter conteúdo legal, sabe?" rsrsrs enfim, de vez em qdo me chateio com comentários grosseiros, mas vc é uma FLOR! bjs
    Carmen ...xo correr porque meu dia - dia não, noite de trabalho, ainda vai loooooooooonge bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  10. Gata, adorei todas as alternativas, inclusive a segunda com os chifres de veados(..rsrs...) servem como cabideiros..rsrs...boa função! bjks: Carol Carneiro

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Adorei o de papel toile de juoy e está na moda de novo!! São cada vez mais as pessoas que nos procuram a pedir este papel.

    bjs

    http://podecarmim.pt/

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!