Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Projeto de Arquitetura sustentável

Este fim de semana vi este projeto no mural do facebook de um amigo e tinha que mostrar aqui. Achei uma aula de arquitetura sustentável, isso sem deixar de mencionar a estética da edificação e a beleza do entorno. A casa está localizada na Península de Osa na Costa Rica e foi denominada Casa Iseami. O arquiteto Juan Robles do Escritório Robles Arq teve como objetivo principal uma construção 100% auto-suficiente, de baixíssima manutenção e grande potencial de reciclagem ao final do ciclo de vida do imóvel.

O resultado da primeira fase do que será o Instituto de Sustentabilidade, Ecologia, Arte, Mente e Investigação engloba dois quartos, "lounge", cozinha, escritório e uma grande área externa com piscina e deck. Os espaços são multidisciplinares e abrigarão atividades de investigação científica, yoga e meditação, treinamento e a residência do dono da propriedade. Tudo com uma fabulosa vista ao Oceano Pacífico em uma das áreas mais inóspitas do país.

Imagem: UOL Estilo

 Localizada no meio de uma montanha e a 30 km da cidade mais próxima, a casa conta com sistemas de água e de energia 100% autosuficientes. A construção se destaca na paisagem e ao mesmo tempo aproveita a vista do oceano Pacifico costarriquenho.

Imagem: UOL Estilo

O filtro à base de sal elimina o uso de cloro químico na piscina. O deck de plástico reciclado diminui a necessidade de manutenção e mantém a cor ainda que exposto ao clima. Idéias totalmente aplicáveis ao clima brasileiro.

Imagem: UOL Estilo

O desenho arquitetônico da casa proporciona ventilação cruzada e renovação constante de ar

Imagem: UOL Estilo

O arquiteto Juan Robles abriu mão de usar materiais plásticos nas áreas internas da casa. Apesar de recicláveis, foram evitados para afastar as possibilidades de intoxicação por seus componentes químicos.

Imagem: UOL Estilo

A vista é um privilégio extra...

Imagem: UOL Estilo

O arquiteto optou pela cor branca para facilitar a visualização de sinais de mofo, além de maximizar a obtenção de luz natural e reflexão do sol. A casa é envolvida por um envelope de brises que forma uma cortina com a função de filtrar a luz solar e a proteger da chuva. Além disso a instalação de telhas de policarbonato em grandes claraboias resultou em controle da exposição solar, evitando que os raios UV danifiquem os móveis ou prejudiquem a qualidade de vida dos moradores.
 
Imagem: UOL Estilo
 

Imagem: UOL Estilo

Planta Baixa Térreo: nesse pavimento ficam um salão multiuso coberto pelo piso superior, o deck e a piscina. Tudo servido por um banheiro e despensa dispostos nos fundos

Imagem: UOL Estilo

 Planta Baixa Pav. Superior: nesse pavimento fica quase a totalidade dos ambientes que compõem o programa da casa, com duas suítes e um living aberto com cozinha e balcão para refeições. Há ainda uma varanda que cria uma zona de transição para sombrear a refrescar os ambientes internos.



Gostei muito do projeto!!! Alternativas assim demonstram que a sustentabilidade pode ser adotada na arquitetura sem que isso seja uma barreira ao desenvolvimento de um projeto de boa qualidade e esteticamente bem resolvido. As iniciativas adotadas aqui são totalmente aplicáveis ao clima do Brasil.

Tenham todos uma ótima semana!!!

5 comentários:

  1. É só curtir,se possível se inspirar nas excelentes ideias e parabenizar o projeto do arquiteto Juan Robles.
    Que bom que há pessoas preocupadas com nosso meio ambiente!
    Linda semana!
    Beijos.
    Claudia.

    ResponderExcluir
  2. A casa é linda e a vista de tirar o fôlego. Eu passaria o dia na janela, literalmente.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22/3/12

    O projeto de fato é maravilhoso, mas ficaria mais sustentável se na Costa Rica tivesse o Ecoblock - Madeira Biossintética (Ecomadeira)

    Ficaram curiosos? Confiram no site www.ecoblock.com.br

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Ola parabens pelo artigo! informaçoes sobre gramas estamos a disposição www.portaldasgramas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola parabens pelo artigo
    trabalhamos com gramas e gramados qualquer duvida estamos a disposição pelo www.portaldasgramas.com.br
    abraços

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!