blog de decoração - Arquitrecos: Antes e Depois de uma Reforma .post img { max-width: 500px; height: auto;

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Antes e Depois de uma Reforma

Finalmente consegui sossegar um pouco e sentar para falar deste projeto que eu gosto demais. É um projeto super simples, mas o casal de donos da casa... uns fofos!!! Imagina um casal mineiro, boa gente demais, com uma filha adolescente adorável, adoram receber em casa, fazer uma galinha caipira, um bolinho de milho, jogar conversa fora ouvindo moda de viola... tudo de bom!!! E parece que pessoas assim atraem só coisas boas não é verdade? A dona da casa foi quem acompanhou a obra a maior parte do tempo, estava sempre informada sobre acabamentos interessantes, cuidava da obra e até pintou parede!!

Eu adoro a arquitetura porque nos dá possibilidades de trabalhar nas mais diversas áreas. Eu nos meus 16 anos de formada (credo, tempo demais!!!) já trabalhei com quase tudo que é possível em arquitetura. Tudo que tive vontade. Aos poucos vou contando minha história... Mas o que eu mais amo fazer, o que mais me estimula é fazer uma REFORMA. Achar naquela edificação aparentemente mal resolvida um potencial para se adaptar aos sonhos do novo dono, encaixar aquele lugar àquela nova história. Acho quase poético!!! E neste caso não foi diferente. Eles queriam fazer uma reforma na cozinha apenas, colocando novos armários e trocando alguns revestimentos. Mas quando eu vi que, derrubando pouquíssimas paredes poderíamos fazer um quarto maior para a filha, integrar a cozinha com uma área de lazer linda que eles têm no quintal (projeto de um outro arquiteto amigo do casal) e aumentar a área social da casa, que está sempre às voltas com as conversas regadas a uma cervejinha enquanto se frita umas "pelotas" (uma iguaria mineira tudo de bom!!!), não resisti e fui conversando devagar, bem no jeito mineiro de ser do casal até que encararam a empreitada. Vejam o resultado:

A planta da situação anterior com a cozinha integrada à sala, vista logo da porta de entrada e um pequeno quarto separando a cozinha da área de quintal onde um terceiro ambiente, anteriormente usado como área de serviço, estava desativado desde que esta função foi transferida para a nova área de lazer externa.

Na nova planta a cozinha fica integrada à sala de jantar garantindo alguma privacidade às pessoas que estão no estar. A área social ficou distribuída na ala direita da casa e a filha ganhou um quarto bem maior onde anteriomente estava a sala de estar. Conseguimos ainda fazer um pequeno hall de entrada, que considero importante sempre que possível para preservar um pouco a visão interna de toda a sala ao receber à porta. Como podem ver só retiramos o quartinho e acrescentamos uma parede para fechar o quarto da frente. A seta indica um pilar intruso...rss falamos dele depois.
Abaixo algumas imagens da maquete eletrônica para ajudar o cliente a compreender o projeto. Considero uma ferramenta essencial. Nem todo mundo tem facilidade na leitura em planta baixa, o que é natural.

Na primeira imagem uma visão geral da área onde ocorreu a interferência:
(cliquem nas imagens para ampliar)


Vista de um outro ângulo:


A sala de jantar em detalhe:


E agora a melhor parte: A obra executada!!! Eles mesmos me mandaram as fotos:

Lembram desta parede? Já falei deste revestimento em um de meus primeiros posts, vejam AQUI. A dona da casa é que escolheu a cor, mandou buscar o revestimento que indiquei em SP e botou a mão na massa!!

A vista do hall para a sala:

A sala de jantar:

O balcão da cozinha:


E na cozinha uma surpresa que apareceu no meio do caminho. Um pilar que não ficava no canto da parede do quartinho acreditam? Mas sem problema, nos apropriamos do danado na marcenaria e revestimos em preto no mesmo acabamento da parede que esconde a geladeira.


Alguns armários da cozinha:


Esta semana fiquei sabendo que o casal está em uma nova empreitada e a casa está a venda... mas sei também que eles curtiram bastante o tempo em que estiveram ali e que a reforma foi bastante importante na valorização do imóvel. Estou torcendo por eles que estão começando uma nova etapa da vida. Um grande beijo a eles, que tenham muita sorte pois merecem demais!!!

Tenham uma quinta-feira maravilhosa!!


Gostou? Vota na gente!!!



Logo ali no topo da página ou direto neste link:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=311382


Muito obrigada a todos!!!

6 comentários:

  1. A casa ficou espetacular, não ter feito arquitetura foi a minha grande frustração, acabei optando pelas artes plásticas que é o meu grande amor, achei que teria mais talento nesta área e vem dando certo...
    A casa está muito linda, parabéns pelo projeto!!!

    Um grande beijo

    www.emporiocasadachiquinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou acompanhando seu blog quase diariamente, pois gosto muito de decoração. E o seu trabalha é de muito bom gosto...
    learte-learte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22/5/12

    Ola, adorei o seu trabalho na proxima vez, tenta por uma prateleira com recorte para a coifa, fica otimo rsrs. até logo
    ( acompanho sempre o seu blog )

    Felipe Ribeiro
    18 Anos , Projetista
    Salvador - BA

    ResponderExcluir
  4. Anônimo28/7/12

    Olá Carla, amei o seu blog. Já estou há horas lendo os seus post`s. rs... Amei a reforma desta casa. Até consegui demonstrar para o meu marido qual a importância do arquiteto em um projeto de reforma. Bj

    ResponderExcluir
  5. Oii, gostaria de saber qual prograda vc usa para criar seus projetos tão lindos por sinal, obrigado.

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!