blog de decoração - Arquitrecos: Rústicas delicadezas .post img { max-width: 500px; height: auto;

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Rústicas delicadezas

Comecinho de feriado, todo mundo curtindo uma preguicinha gostosa (eu pelo menos...rsss) e deixando para amanhã mesmo as coisinhas de casa para terminar. Estou morrendo de vontade de mostrar as caixas Arquitrecos para o Bazar. Prometo que vou tirar as fotos e postar amanhã. Isso sem falar dos quadrinhos... mas nda de suspense, são coisas simples na verdade.

E falando nisso vou mostrar um detalhe de decoração que acho muito interessante e que considero essencial para proporcionar aconchego e personalidade à casa: móveis rústicos. E como sempre procuro salientar, o interessante neste tipo de móvel é sair da idéia de padronização, de móveis todos na mesma cor, mesmo material... a diversidade de acabamentos na decoração é muito importante para fugirmos daquela cara de "show room" de loja na nossa casa. Mas claro, toda mistura precisa de bom senso para não ficar excessiva. O móvel rústico por exemplo deve ser único no ambiente, ou seja, se for a mesa as cadeiras devem ter outro acabamento (branca, em metal, etc) ou pode ser um aparador, uma cristaleira, um móvel especial. O meu foi um presente de uma amiga de Salvador (tia Lea), agora está na cozinha e me acompanha há anos!! Já pintei de branco, já deixei ao natural, já ficou na sala... meu velhinho está sempre comigo!

 Fica bem na entrada da cozinha, visto da sala (a galinha ganhei do Renato, uma fofa!!):


Um detalhe dos meus passarinhos e porcelanas de Monte Sião que eu adoro


Agora algumas outras idéias sobre o que eu disse, sobre ser um móvel único, etc.:

O que acham de uma porta transformada em mesa de centro?? Eu adoro esta idéia, iniciativa totalmente sustentável nesses tempos de necessária consciência ambiental.


Outra mesa de centro feitas com tábuas largas de madeira.
(Vejam que em todos os casos nada de verniz ou pintura).

Imagem: Style files


Um simples aparador, quase um cavalete:

Imagem: Style files

 As mesas de jantar são um show a parte, considero uma das melhores alternativas para móveis rústicos:

Vejam como neste caso a leveza das cadeiras, o tapete de tear e a transparência dos lustres equilibrou a composição a ponto de permitir a presença de um segundo móvel rústico (uma cômoda linda).
Imagem: Chic Deco

A mistura de poltronas tipo bergère com as cadeiras pretas valorizou a mesa extremamente rústica. Uma mistura ousada!!

Imagem: O dia de decorar

A próxima mesa tem um desenho que já vi ser usado inclusive em canteiros de obra, feitas com tábuas de construção,  para dar apoio a abertura de pranchas. Pode ser mais simples e charmosa?? E as cadeiras diferentes umas das outras???

Imagem: Things I like, things I love

Imagem: coco + kelley

As duas últimas não podemos chamar de rústicas, mas certamente são mesas vintage, com um desenho mais rebuscado, utilizadas da mesma forma, mesclada com mobiliário moderno, fazendo uma bela composição.
Imagem: Casa de Valentina

Imagem: coco + kelley

Esta última merece porque não resisti ao peso visual (e físico...rsss) da cômoda equilibrado pela leveza da cadeira. Um show!!!

E aí? Gostaram? Depois me contem!!! Um ótimo feriado!!

2 comentários:

  1. Oiiiiiiii!! Amei o seu blog! Tem otimas dicas de decoração!!

    Se tiver um tempinho dá uma olhadinha no meu!!

    adoravelnecessaire.blogspot.com


    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Minina, amei seu blog! Aqui eu posso viajar o dia inteiro, todos os dias! Parabéns, super beijo!

    ResponderExcluir

Agora me contem o que acharam do post!!